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Milesette

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    Flavio Cruz
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    #32

    eu so acho (e vejo) que a rotacao esta somente ligado a capacidade do cabeçote… nao importa a cilindrada, vmp, r/l e o raio que o parta.. (importa... mais eh ele que barra kkk)

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      LeonardoZ
      escreveu em última edição por
      #33

      entao :teteto: é possivel fazer um motor entao, cuja vmp r/l cabeçote torque x potencia seja compativel com altos regimesó falo de um ap 1.6 1.7 girando 9500 a 10k … lubrifica?ao compativel claro ...

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        Visitante
        escreveu em última edição por
        #34

        01- tava pensando exatamente isto, mas os 1.9 e os 2.0 de rua não giram em torno de 9k e é uma merda da marcha lenta até 9k??? a ideia seria pra uso em pista mesmo…

        02- nesses 1.9, 2.0 que giram em torno de 9k tem que modificação no sistema de lubrificação pra não quebrarem desse jeito :teteto: ????

        03- ps: pq usou 01 e 02 em letras grandes no seu quote?? ironia??????

        [snapback]633874[/snapback]

        1- não entendá sua frase com afimação e interrogação juntas….. de qualquer forma, estamos falando de motor 1.6 que gire 12k rpm..... não 2.0 que gire 9k..... pq isso tem de monte.....

        02- sendo ap, só uma pressãozinha a mais de óleo já serve pra girar 9k rpm.....

        02- foi só pra melhor vizualização e entendimento das respostas..... estressa não..... ;)

        já vê 1.8l std com 49g girar 9 pau de 1 e 2 e isso não significa que ele é girador.

        01- se ele tem potência a 7000 rpm deve ser muito.

        durabilidade de um motor que desenvolva potencia máxima a mais de 10k rpm sugere que sejam trocadas as marchas numa facha de 11-12k rpm.

        o motor aguentar esse rojão o tempo todo.. complicado.

        mas é bom lembrar que potencia = torque x rotação.  (comecei uma discurssão linda )

        02 - então uma besteirinha de torque a 10k rpm gera uma cifra bem considerável em cavalos.

        [snapback]634005[/snapback]

        01- nessa configuração e com comando beeeemmm atrasado ainda é dificil a potencia vir a mais de 6.500 rpm…...então girar 9.000 pra quê, né ? ? pra escutar o motor esguelar .......ferro-com-ferro........ etc........ :ninja:

        02- dificil é fazer surgir essa besteirinha de torque num motor de baixa cilindrada, comando altão e cabeçote arrombado....ruim de fluxo em baixa e etc.... :ninja:

        eu so acho (e vejo) que a rotacao esta somente ligado a capacidade do cabeçote… nao importa a cilindrada, vmp, r/l e o raio que o parta.. (importa... mais eh ele que barra kkk)

        [snapback]634037[/snapback]

        a capacidade de girar rendendo é do cabeçote….....agora a capacidade de aguentar esses giros por looongos tempos é da parte de baixo sim

        aquela história: numa arrancada de 10 a 12s pode jogar vmp, r/l e o scambau no lixo...... mas olha um carro de endurance pra ver que o buraco é beeem mais embaixo.....

        entao :hauhau:  é possivel fazer um motor entao, cuja vmp r/l cabeçote torque x potencia seja compativel com altos regimesó falo de um ap 1.6 1.7 girando 9500 a 10k … lubrifica?ao compativel claro ...

        [snapback]634042[/snapback]

        ? so projetar velho….....vc tem a revista que saiu o golf carbono do gerdauzinho ???

        tem 80mm de curso e bloco/bielas longas no 16v ........... só de escutar o berro do menino vc já se emociona......... hehehee....... ;)

        abraços

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          DuKa
          escreveu em última edição por
          #35

          vmp para linha vw:

          considerando 9000rpm:

          vira

          77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

          86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

          92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

          (r/l considerando biela de 144mm)

          vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

          67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

          uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada, gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
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            Dinas
            escreveu em última edição por
            #36

            vai ser a velha pol?mica torquexpotência, mas eu prefiro vir torque cedo e crescente.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #37

              eu ( particularmente ) prefiro um motor que nao precise girar tanto e atinja a potencia almejada com mais boost.

              uma vez vi uma materia que falava disso, 2 motores que geravam a mesma potencia, um turbo ou aspro, o turbo gerando a cavalaria no regime original de giro do mesmo o aspro a giros maiores ( lágico ), e no teste ( de durabilidade ) o turbo aguentou bem mais

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #38

                vmp para linha vw:

                considerando 9000rpm:

                vira

                77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

                86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

                92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

                (r/l considerando biela de 144mm)

                vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

                67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

                uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada,  gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

                [snapback]634052[/snapback]

                vou falar baseado no que vejo: 2.0, taxado ( aspro ), vc tem algumas dezenas de milhares kms de alegria, torque, mas não tarda muiiiito a rajar e quando raja pode arrumar logo. já os 1.6 / 1.8 aguentam muita lenha por mais de centenas de milhares de kms, giros altos e, mesmo depois de rajando dá pra acelerar bastante ainda até o negocio ficar feio mesmo.

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                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #39

                  vmp para linha vw:

                  considerando 9000rpm:

                  vira

                  77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

                  86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

                  92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

                  (r/l considerando biela de 144mm)

                  vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

                  67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

                  uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada,  gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

                  [snapback]634052[/snapback]

                  olhando somente os valores …......c certeza o fiat vai durar muito +

                  e o apzão 2.0 será o 1? a quebrar.

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #40

                    aquela história: numa arrancada de 10 a 12s pode jogar vmp, r/l e o scambau no lixo…... mas olha um carro de endurance pra ver que o buraco é beeem mais embaixo.....

                    :teteto: ;) :hauhau: :ninja: :ninja: ;)

                    pouca gente percebe isso.

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      LeonardoZ
                      escreveu em última edição por
                      #41

                      eu sou do tipo de cara que curte carro girador… piro nos vtec virando 11k rpm ... ap no caso seria mais pra ego, tentaaaando aliar giro e um pouquinho de durabilidade... meu amigo ta sem pc, mostrei pra ele o debate, ele achou muito interessante, e quem tiver mais dicas ai podem ficar avontade ;) :teteto:

                      abra

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        DuKa
                        escreveu em última edição por
                        #42

                        acho que todo motor tem suas faixas de eficiencia.. se saiu da faixa de eficiencia ainda rendendo potencia, é porque ja esta forçando os componentes internos…

                        nunca vi uma curva de torque de dinamometro de ap 1.8+ que apos os 6000rpms+/- a queda do torque seja bem acentuada... ele da um pico de torque e ja vai diminuindo.. onde acredito ja ter acabado a eficiencia do motor....

                        um motor de curso curto, gera pouco torque, mas este se mantem constante ate altas rpms... nada de cair... so cai quando a eficiencia do motor cair..

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          DuKa
                          escreveu em última edição por
                          #43

                          ah, mais uma coisa, nao deu tempo de editar…

                          realmente, o problema passa a ser o cabeçote, pois com a vmp muito alta, o pistao desce tao rapido, que nao da tempo de admitir a mistura... o que nao aconteceria de a vmp fosse menor

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #44

                            eu ( particularmente ) prefiro um motor que nao precise girar tanto e atinja a potencia almejada com mais boost.

                            uma vez vi uma materia que falava disso, 2 motores que geravam a mesma potencia, um turbo ou aspro, o turbo gerando a cavalaria no regime original de giro do mesmo o aspro a giros maiores ( lágico ), e no teste ( de durabilidade ) o turbo aguentou bem mais

                            [snapback]634093[/snapback]

                            não é bem assim

                            turbo em corrida de longa duração, a não ser que se gaste uma quantidade de dinheiro muito grande em cima (qdo eu digo muito grande, é ao ponto de precisar de apoio da fábrica, inclusive com capital), quebra é mais cedo do q o aspro…isso é um fato comprovado...tanto é que turbo nesse tipo de competição é muito raro

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              Dinas
                              escreveu em última edição por
                              #45

                              acho que o problema nem é o motor em sim para corrida, o problema é a turbina que vai pro espaço, a não ser que se gaste uma grana em turbina.

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
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                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #46

                                acho que o problema nem é o motor em sim para corrida, o problema é a turbina que vai pro espaço, a não ser que se gaste uma grana em turbina.

                                [snapback]634136[/snapback]

                                o turbo até que aguenta…o problema é o motor mesmo

                                1 Resposta Última resposta
                                • L Offline
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                                  LeonardoZ
                                  escreveu em última edição por
                                  #47

                                  engraçado, tb ouvi dizer o contrario quarteto… nao sei se na epoca dos f1 turbo, mas os endurance sobrealimentados eram mais duraveis...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    quarteto
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                                    #48

                                    engraçado, tb ouvi dizer o contrario quarteto… nao sei se na epoca dos f1 turbo, mas os endurance sobrealimentados eram mais duraveis...

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                                    dá pra fazer um carro de endurance turbo ser durável….o problema é que o dinheiro, tempo e necessidade de engenhenheiros pra fazer um motor assim é exponencialmente maior em relação a um aspro...

                                    fora que aguentar uma prova onde se roda mais de 1000 km só na corrida, e sem aliviar o po, o motor tem que ser muito bem projetado, mas muito mesmo nisso vai um caminhão de dinheiro (a? q entra o investimento das fábricas)

                                    vó aí as 24 horas de le mans...os caras ficam um dia inteiro correndo e uma boa parte da volta com o po no porão e o motor rendendo tudo que dá...qual vc acha que tem mais chances de quebrar primeiro? o que foi todo projetado e dimensionado pra aguentar altas rotações ou o que gira tanto quanto o original, mas que trabalha admitindo uma quantidade monstro de mistura, o que gera mais calor e pressão interna em cima de pistões, bielas, etc. na hora da combust?o?

                                    pode ver q em corrida de longa é muito raro um motor turbo...? só pesquisar um pouco...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #49

                                      a verdade é mais simples que isso…

                                      vamos apenas por partes... um motor 2.0 16v tipico tem uns 20nm de torque...se fizer ele virar potência máxima a uns altos 9.000rpm vai render algo perto dos 220cv...

                                      o que pode quebrar ?... bom partes de desgaste m?veis se resolve com lubrificação (carter seco, bomba de óleo, etc)... pistões forjados e bielas dão conta do stress mecânico...

                                      agora o mesmo motor 2.0 16v tipico que tem lá uns 140cv a 5.600rpm, pra render 220cv num se precisa de mais de uns 0,4bar no alcool pra tirar isso...

                                      eu garanto que ele aguenta até mais pau que o aspro... principalmente se for feito sem economia (leia sistema de injeção adequado, taxa adequada, intercooler eficiente, turbina escolhida a dedo)

                                      o problema é que nego quer correr com 300cv em vez dos 220cv ...a? num aguenta mesmo.

                                      a marea turbo da fiat corria direto em endurance competitivamente e olha que o bagulho pesa pacas (1.450kg original... ela depenada deve pesar uns 1.100kg ou mais) e com 260cv... detalhe no avgas... e num quebrava direto (no mesmo naipe de um aspro dessa potência)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
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                                        #50

                                        exato

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          #51

                                          ? mto dificil tirar potencia de aspirado sem fazer ele girar.

                                          no turbo da.

                                          e quarteto, nao precisa absurdo de dinheiro.

                                          faz um motor com taxa bem baixa q ele nem precisa ser forjado. vide motor da sav da carol…

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