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Milesette

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  • G Offline
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    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #31

    poder?amos abrir 1 tópico c gr?ficos de dino

    mostrando esses giradores a

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      F Offline
      Flavio Cruz
      escreveu em última edição por
      #32

      eu so acho (e vejo) que a rotacao esta somente ligado a capacidade do cabeçote… nao importa a cilindrada, vmp, r/l e o raio que o parta.. (importa... mais eh ele que barra kkk)

      1 Resposta Última resposta
      • L Offline
        L Offline
        LeonardoZ
        escreveu em última edição por
        #33

        entao :teteto: é possivel fazer um motor entao, cuja vmp r/l cabeçote torque x potencia seja compativel com altos regimesó falo de um ap 1.6 1.7 girando 9500 a 10k … lubrifica?ao compativel claro ...

        1 Resposta Última resposta
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          Visitante
          escreveu em última edição por
          #34

          01- tava pensando exatamente isto, mas os 1.9 e os 2.0 de rua não giram em torno de 9k e é uma merda da marcha lenta até 9k??? a ideia seria pra uso em pista mesmo…

          02- nesses 1.9, 2.0 que giram em torno de 9k tem que modificação no sistema de lubrificação pra não quebrarem desse jeito :teteto: ????

          03- ps: pq usou 01 e 02 em letras grandes no seu quote?? ironia??????

          [snapback]633874[/snapback]

          1- não entendá sua frase com afimação e interrogação juntas….. de qualquer forma, estamos falando de motor 1.6 que gire 12k rpm..... não 2.0 que gire 9k..... pq isso tem de monte.....

          02- sendo ap, só uma pressãozinha a mais de óleo já serve pra girar 9k rpm.....

          02- foi só pra melhor vizualização e entendimento das respostas..... estressa não..... ;)

          já vê 1.8l std com 49g girar 9 pau de 1 e 2 e isso não significa que ele é girador.

          01- se ele tem potência a 7000 rpm deve ser muito.

          durabilidade de um motor que desenvolva potencia máxima a mais de 10k rpm sugere que sejam trocadas as marchas numa facha de 11-12k rpm.

          o motor aguentar esse rojão o tempo todo.. complicado.

          mas é bom lembrar que potencia = torque x rotação.  (comecei uma discurssão linda )

          02 - então uma besteirinha de torque a 10k rpm gera uma cifra bem considerável em cavalos.

          [snapback]634005[/snapback]

          01- nessa configuração e com comando beeeemmm atrasado ainda é dificil a potencia vir a mais de 6.500 rpm…...então girar 9.000 pra quê, né ? ? pra escutar o motor esguelar .......ferro-com-ferro........ etc........ :ninja:

          02- dificil é fazer surgir essa besteirinha de torque num motor de baixa cilindrada, comando altão e cabeçote arrombado....ruim de fluxo em baixa e etc.... :ninja:

          eu so acho (e vejo) que a rotacao esta somente ligado a capacidade do cabeçote… nao importa a cilindrada, vmp, r/l e o raio que o parta.. (importa... mais eh ele que barra kkk)

          [snapback]634037[/snapback]

          a capacidade de girar rendendo é do cabeçote….....agora a capacidade de aguentar esses giros por looongos tempos é da parte de baixo sim

          aquela história: numa arrancada de 10 a 12s pode jogar vmp, r/l e o scambau no lixo...... mas olha um carro de endurance pra ver que o buraco é beeem mais embaixo.....

          entao :hauhau:  é possivel fazer um motor entao, cuja vmp r/l cabeçote torque x potencia seja compativel com altos regimesó falo de um ap 1.6 1.7 girando 9500 a 10k … lubrifica?ao compativel claro ...

          [snapback]634042[/snapback]

          ? so projetar velho….....vc tem a revista que saiu o golf carbono do gerdauzinho ???

          tem 80mm de curso e bloco/bielas longas no 16v ........... só de escutar o berro do menino vc já se emociona......... hehehee....... ;)

          abraços

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            DuKa
            escreveu em última edição por
            #35

            vmp para linha vw:

            considerando 9000rpm:

            vira

            77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

            86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

            92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

            (r/l considerando biela de 144mm)

            vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

            67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

            uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada, gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              Dinas
              escreveu em última edição por
              #36

              vai ser a velha pol?mica torquexpotência, mas eu prefiro vir torque cedo e crescente.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #37

                eu ( particularmente ) prefiro um motor que nao precise girar tanto e atinja a potencia almejada com mais boost.

                uma vez vi uma materia que falava disso, 2 motores que geravam a mesma potencia, um turbo ou aspro, o turbo gerando a cavalaria no regime original de giro do mesmo o aspro a giros maiores ( lágico ), e no teste ( de durabilidade ) o turbo aguentou bem mais

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #38

                  vmp para linha vw:

                  considerando 9000rpm:

                  vira

                  77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

                  86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

                  92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

                  (r/l considerando biela de 144mm)

                  vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

                  67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

                  uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada,  gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

                  [snapback]634052[/snapback]

                  vou falar baseado no que vejo: 2.0, taxado ( aspro ), vc tem algumas dezenas de milhares kms de alegria, torque, mas não tarda muiiiito a rajar e quando raja pode arrumar logo. já os 1.6 / 1.8 aguentam muita lenha por mais de centenas de milhares de kms, giros altos e, mesmo depois de rajando dá pra acelerar bastante ainda até o negocio ficar feio mesmo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    Gaucho
                    escreveu em última edição por
                    #39

                    vmp para linha vw:

                    considerando 9000rpm:

                    vira

                    77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

                    86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

                    92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

                    (r/l considerando biela de 144mm)

                    vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

                    67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

                    uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada,  gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

                    [snapback]634052[/snapback]

                    olhando somente os valores …......c certeza o fiat vai durar muito +

                    e o apzão 2.0 será o 1? a quebrar.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #40

                      aquela história: numa arrancada de 10 a 12s pode jogar vmp, r/l e o scambau no lixo…... mas olha um carro de endurance pra ver que o buraco é beeem mais embaixo.....

                      :teteto: ;) :hauhau: :ninja: :ninja: ;)

                      pouca gente percebe isso.

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        LeonardoZ
                        escreveu em última edição por
                        #41

                        eu sou do tipo de cara que curte carro girador… piro nos vtec virando 11k rpm ... ap no caso seria mais pra ego, tentaaaando aliar giro e um pouquinho de durabilidade... meu amigo ta sem pc, mostrei pra ele o debate, ele achou muito interessante, e quem tiver mais dicas ai podem ficar avontade ;) :teteto:

                        abra

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          DuKa
                          escreveu em última edição por
                          #42

                          acho que todo motor tem suas faixas de eficiencia.. se saiu da faixa de eficiencia ainda rendendo potencia, é porque ja esta forçando os componentes internos…

                          nunca vi uma curva de torque de dinamometro de ap 1.8+ que apos os 6000rpms+/- a queda do torque seja bem acentuada... ele da um pico de torque e ja vai diminuindo.. onde acredito ja ter acabado a eficiencia do motor....

                          um motor de curso curto, gera pouco torque, mas este se mantem constante ate altas rpms... nada de cair... so cai quando a eficiencia do motor cair..

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            DuKa
                            escreveu em última edição por
                            #43

                            ah, mais uma coisa, nao deu tempo de editar…

                            realmente, o problema passa a ser o cabeçote, pois com a vmp muito alta, o pistao desce tao rapido, que nao da tempo de admitir a mistura... o que nao aconteceria de a vmp fosse menor

                            1 Resposta Última resposta
                            • Q Offline
                              Q Offline
                              quarteto
                              escreveu em última edição por
                              #44

                              eu ( particularmente ) prefiro um motor que nao precise girar tanto e atinja a potencia almejada com mais boost.

                              uma vez vi uma materia que falava disso, 2 motores que geravam a mesma potencia, um turbo ou aspro, o turbo gerando a cavalaria no regime original de giro do mesmo o aspro a giros maiores ( lágico ), e no teste ( de durabilidade ) o turbo aguentou bem mais

                              [snapback]634093[/snapback]

                              não é bem assim

                              turbo em corrida de longa duração, a não ser que se gaste uma quantidade de dinheiro muito grande em cima (qdo eu digo muito grande, é ao ponto de precisar de apoio da fábrica, inclusive com capital), quebra é mais cedo do q o aspro…isso é um fato comprovado...tanto é que turbo nesse tipo de competição é muito raro

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                Dinas
                                escreveu em última edição por
                                #45

                                acho que o problema nem é o motor em sim para corrida, o problema é a turbina que vai pro espaço, a não ser que se gaste uma grana em turbina.

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
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                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #46

                                  acho que o problema nem é o motor em sim para corrida, o problema é a turbina que vai pro espaço, a não ser que se gaste uma grana em turbina.

                                  [snapback]634136[/snapback]

                                  o turbo até que aguenta…o problema é o motor mesmo

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #47

                                    engraçado, tb ouvi dizer o contrario quarteto… nao sei se na epoca dos f1 turbo, mas os endurance sobrealimentados eram mais duraveis...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Q Offline
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                                      #48

                                      engraçado, tb ouvi dizer o contrario quarteto… nao sei se na epoca dos f1 turbo, mas os endurance sobrealimentados eram mais duraveis...

                                      [snapback]634140[/snapback]

                                      dá pra fazer um carro de endurance turbo ser durável….o problema é que o dinheiro, tempo e necessidade de engenhenheiros pra fazer um motor assim é exponencialmente maior em relação a um aspro...

                                      fora que aguentar uma prova onde se roda mais de 1000 km só na corrida, e sem aliviar o po, o motor tem que ser muito bem projetado, mas muito mesmo nisso vai um caminhão de dinheiro (a? q entra o investimento das fábricas)

                                      vó aí as 24 horas de le mans...os caras ficam um dia inteiro correndo e uma boa parte da volta com o po no porão e o motor rendendo tudo que dá...qual vc acha que tem mais chances de quebrar primeiro? o que foi todo projetado e dimensionado pra aguentar altas rotações ou o que gira tanto quanto o original, mas que trabalha admitindo uma quantidade monstro de mistura, o que gera mais calor e pressão interna em cima de pistões, bielas, etc. na hora da combust?o?

                                      pode ver q em corrida de longa é muito raro um motor turbo...? só pesquisar um pouco...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        #49

                                        a verdade é mais simples que isso…

                                        vamos apenas por partes... um motor 2.0 16v tipico tem uns 20nm de torque...se fizer ele virar potência máxima a uns altos 9.000rpm vai render algo perto dos 220cv...

                                        o que pode quebrar ?... bom partes de desgaste m?veis se resolve com lubrificação (carter seco, bomba de óleo, etc)... pistões forjados e bielas dão conta do stress mecânico...

                                        agora o mesmo motor 2.0 16v tipico que tem lá uns 140cv a 5.600rpm, pra render 220cv num se precisa de mais de uns 0,4bar no alcool pra tirar isso...

                                        eu garanto que ele aguenta até mais pau que o aspro... principalmente se for feito sem economia (leia sistema de injeção adequado, taxa adequada, intercooler eficiente, turbina escolhida a dedo)

                                        o problema é que nego quer correr com 300cv em vez dos 220cv ...a? num aguenta mesmo.

                                        a marea turbo da fiat corria direto em endurance competitivamente e olha que o bagulho pesa pacas (1.450kg original... ela depenada deve pesar uns 1.100kg ou mais) e com 260cv... detalhe no avgas... e num quebrava direto (no mesmo naipe de um aspro dessa potência)

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