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Milesette

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  • C Offline
    C Offline
    Carbon
    escreveu em última edição por
    #30

    já vê 1.8l std com 49g girar 9 pau de 1 e 2 e isso não significa que ele é girador.

    se ele tem potência a 7000 rpm deve ser muito.

    durabilidade de um motor que desenvolva potencia máxima a mais de 10k rpm sugere que sejam trocadas as marchas numa facha de 11-12k rpm.

    o motor aguentar esse rojão o tempo todo.. complicado.

    mas é bom lembrar que potencia = torque x rotação. (comecei uma discurssão linda )

    então uma besteirinha de torque a 10k rpm gera uma cifra bem considerável em cavalos.

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    • G Offline
      G Offline
      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #31

      poder?amos abrir 1 tópico c gr?ficos de dino

      mostrando esses giradores a

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #32

        eu so acho (e vejo) que a rotacao esta somente ligado a capacidade do cabeçote… nao importa a cilindrada, vmp, r/l e o raio que o parta.. (importa... mais eh ele que barra kkk)

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
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          LeonardoZ
          escreveu em última edição por
          #33

          entao :teteto: é possivel fazer um motor entao, cuja vmp r/l cabeçote torque x potencia seja compativel com altos regimesó falo de um ap 1.6 1.7 girando 9500 a 10k … lubrifica?ao compativel claro ...

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #34

            01- tava pensando exatamente isto, mas os 1.9 e os 2.0 de rua não giram em torno de 9k e é uma merda da marcha lenta até 9k??? a ideia seria pra uso em pista mesmo…

            02- nesses 1.9, 2.0 que giram em torno de 9k tem que modificação no sistema de lubrificação pra não quebrarem desse jeito :teteto: ????

            03- ps: pq usou 01 e 02 em letras grandes no seu quote?? ironia??????

            [snapback]633874[/snapback]

            1- não entendá sua frase com afimação e interrogação juntas….. de qualquer forma, estamos falando de motor 1.6 que gire 12k rpm..... não 2.0 que gire 9k..... pq isso tem de monte.....

            02- sendo ap, só uma pressãozinha a mais de óleo já serve pra girar 9k rpm.....

            02- foi só pra melhor vizualização e entendimento das respostas..... estressa não..... ;)

            já vê 1.8l std com 49g girar 9 pau de 1 e 2 e isso não significa que ele é girador.

            01- se ele tem potência a 7000 rpm deve ser muito.

            durabilidade de um motor que desenvolva potencia máxima a mais de 10k rpm sugere que sejam trocadas as marchas numa facha de 11-12k rpm.

            o motor aguentar esse rojão o tempo todo.. complicado.

            mas é bom lembrar que potencia = torque x rotação.  (comecei uma discurssão linda )

            02 - então uma besteirinha de torque a 10k rpm gera uma cifra bem considerável em cavalos.

            [snapback]634005[/snapback]

            01- nessa configuração e com comando beeeemmm atrasado ainda é dificil a potencia vir a mais de 6.500 rpm…...então girar 9.000 pra quê, né ? ? pra escutar o motor esguelar .......ferro-com-ferro........ etc........ :ninja:

            02- dificil é fazer surgir essa besteirinha de torque num motor de baixa cilindrada, comando altão e cabeçote arrombado....ruim de fluxo em baixa e etc.... :ninja:

            eu so acho (e vejo) que a rotacao esta somente ligado a capacidade do cabeçote… nao importa a cilindrada, vmp, r/l e o raio que o parta.. (importa... mais eh ele que barra kkk)

            [snapback]634037[/snapback]

            a capacidade de girar rendendo é do cabeçote….....agora a capacidade de aguentar esses giros por looongos tempos é da parte de baixo sim

            aquela história: numa arrancada de 10 a 12s pode jogar vmp, r/l e o scambau no lixo...... mas olha um carro de endurance pra ver que o buraco é beeem mais embaixo.....

            entao :hauhau:  é possivel fazer um motor entao, cuja vmp r/l cabeçote torque x potencia seja compativel com altos regimesó falo de um ap 1.6 1.7 girando 9500 a 10k … lubrifica?ao compativel claro ...

            [snapback]634042[/snapback]

            ? so projetar velho….....vc tem a revista que saiu o golf carbono do gerdauzinho ???

            tem 80mm de curso e bloco/bielas longas no 16v ........... só de escutar o berro do menino vc já se emociona......... hehehee....... ;)

            abraços

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              DuKa
              escreveu em última edição por
              #35

              vmp para linha vw:

              considerando 9000rpm:

              vira

              77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

              86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

              92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

              (r/l considerando biela de 144mm)

              vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

              67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

              uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada, gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                Dinas
                escreveu em última edição por
                #36

                vai ser a velha pol?mica torquexpotência, mas eu prefiro vir torque cedo e crescente.

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                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #37

                  eu ( particularmente ) prefiro um motor que nao precise girar tanto e atinja a potencia almejada com mais boost.

                  uma vez vi uma materia que falava disso, 2 motores que geravam a mesma potencia, um turbo ou aspro, o turbo gerando a cavalaria no regime original de giro do mesmo o aspro a giros maiores ( lágico ), e no teste ( de durabilidade ) o turbo aguentou bem mais

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #38

                    vmp para linha vw:

                    considerando 9000rpm:

                    vira

                    77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

                    86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

                    92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

                    (r/l considerando biela de 144mm)

                    vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

                    67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

                    uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada,  gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

                    [snapback]634052[/snapback]

                    vou falar baseado no que vejo: 2.0, taxado ( aspro ), vc tem algumas dezenas de milhares kms de alegria, torque, mas não tarda muiiiito a rajar e quando raja pode arrumar logo. já os 1.6 / 1.8 aguentam muita lenha por mais de centenas de milhares de kms, giros altos e, mesmo depois de rajando dá pra acelerar bastante ainda até o negocio ficar feio mesmo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #39

                      vmp para linha vw:

                      considerando 9000rpm:

                      vira

                      77,4 = 23,22m/s r/l 0,268

                      86,4 = 25,92m/s r/l 0,300

                      92,8 = 27,84m/s r/l 0,322

                      (r/l considerando biela de 144mm)

                      vmp fiat sevel 1.6 as mesmas 9000rpms

                      67,4 = 20,22m/s r/l 0,2696

                      uma antiga teoria, diz que acima de 20m/s a coisa ja fica meio embassada,  gostaria que vc opinassem qual motor quebraria primeiro…. todos com a mesma preparação, balanceamento, etc... claro, pensando em um uso continuo nessas rota?oes... tipo, carro de circuito...

                      [snapback]634052[/snapback]

                      olhando somente os valores …......c certeza o fiat vai durar muito +

                      e o apzão 2.0 será o 1? a quebrar.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #40

                        aquela história: numa arrancada de 10 a 12s pode jogar vmp, r/l e o scambau no lixo…... mas olha um carro de endurance pra ver que o buraco é beeem mais embaixo.....

                        :teteto: ;) :hauhau: :ninja: :ninja: ;)

                        pouca gente percebe isso.

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          LeonardoZ
                          escreveu em última edição por
                          #41

                          eu sou do tipo de cara que curte carro girador… piro nos vtec virando 11k rpm ... ap no caso seria mais pra ego, tentaaaando aliar giro e um pouquinho de durabilidade... meu amigo ta sem pc, mostrei pra ele o debate, ele achou muito interessante, e quem tiver mais dicas ai podem ficar avontade ;) :teteto:

                          abra

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            DuKa
                            escreveu em última edição por
                            #42

                            acho que todo motor tem suas faixas de eficiencia.. se saiu da faixa de eficiencia ainda rendendo potencia, é porque ja esta forçando os componentes internos…

                            nunca vi uma curva de torque de dinamometro de ap 1.8+ que apos os 6000rpms+/- a queda do torque seja bem acentuada... ele da um pico de torque e ja vai diminuindo.. onde acredito ja ter acabado a eficiencia do motor....

                            um motor de curso curto, gera pouco torque, mas este se mantem constante ate altas rpms... nada de cair... so cai quando a eficiencia do motor cair..

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
                              D Offline
                              DuKa
                              escreveu em última edição por
                              #43

                              ah, mais uma coisa, nao deu tempo de editar…

                              realmente, o problema passa a ser o cabeçote, pois com a vmp muito alta, o pistao desce tao rapido, que nao da tempo de admitir a mistura... o que nao aconteceria de a vmp fosse menor

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #44

                                eu ( particularmente ) prefiro um motor que nao precise girar tanto e atinja a potencia almejada com mais boost.

                                uma vez vi uma materia que falava disso, 2 motores que geravam a mesma potencia, um turbo ou aspro, o turbo gerando a cavalaria no regime original de giro do mesmo o aspro a giros maiores ( lágico ), e no teste ( de durabilidade ) o turbo aguentou bem mais

                                [snapback]634093[/snapback]

                                não é bem assim

                                turbo em corrida de longa duração, a não ser que se gaste uma quantidade de dinheiro muito grande em cima (qdo eu digo muito grande, é ao ponto de precisar de apoio da fábrica, inclusive com capital), quebra é mais cedo do q o aspro…isso é um fato comprovado...tanto é que turbo nesse tipo de competição é muito raro

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
                                  D Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #45

                                  acho que o problema nem é o motor em sim para corrida, o problema é a turbina que vai pro espaço, a não ser que se gaste uma grana em turbina.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    quarteto
                                    escreveu em última edição por
                                    #46

                                    acho que o problema nem é o motor em sim para corrida, o problema é a turbina que vai pro espaço, a não ser que se gaste uma grana em turbina.

                                    [snapback]634136[/snapback]

                                    o turbo até que aguenta…o problema é o motor mesmo

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
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                                      LeonardoZ
                                      escreveu em última edição por
                                      #47

                                      engraçado, tb ouvi dizer o contrario quarteto… nao sei se na epoca dos f1 turbo, mas os endurance sobrealimentados eram mais duraveis...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
                                        Q Offline
                                        quarteto
                                        escreveu em última edição por
                                        #48

                                        engraçado, tb ouvi dizer o contrario quarteto… nao sei se na epoca dos f1 turbo, mas os endurance sobrealimentados eram mais duraveis...

                                        [snapback]634140[/snapback]

                                        dá pra fazer um carro de endurance turbo ser durável….o problema é que o dinheiro, tempo e necessidade de engenhenheiros pra fazer um motor assim é exponencialmente maior em relação a um aspro...

                                        fora que aguentar uma prova onde se roda mais de 1000 km só na corrida, e sem aliviar o po, o motor tem que ser muito bem projetado, mas muito mesmo nisso vai um caminhão de dinheiro (a? q entra o investimento das fábricas)

                                        vó aí as 24 horas de le mans...os caras ficam um dia inteiro correndo e uma boa parte da volta com o po no porão e o motor rendendo tudo que dá...qual vc acha que tem mais chances de quebrar primeiro? o que foi todo projetado e dimensionado pra aguentar altas rotações ou o que gira tanto quanto o original, mas que trabalha admitindo uma quantidade monstro de mistura, o que gera mais calor e pressão interna em cima de pistões, bielas, etc. na hora da combust?o?

                                        pode ver q em corrida de longa é muito raro um motor turbo...? só pesquisar um pouco...

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                                          #49

                                          a verdade é mais simples que isso…

                                          vamos apenas por partes... um motor 2.0 16v tipico tem uns 20nm de torque...se fizer ele virar potência máxima a uns altos 9.000rpm vai render algo perto dos 220cv...

                                          o que pode quebrar ?... bom partes de desgaste m?veis se resolve com lubrificação (carter seco, bomba de óleo, etc)... pistões forjados e bielas dão conta do stress mecânico...

                                          agora o mesmo motor 2.0 16v tipico que tem lá uns 140cv a 5.600rpm, pra render 220cv num se precisa de mais de uns 0,4bar no alcool pra tirar isso...

                                          eu garanto que ele aguenta até mais pau que o aspro... principalmente se for feito sem economia (leia sistema de injeção adequado, taxa adequada, intercooler eficiente, turbina escolhida a dedo)

                                          o problema é que nego quer correr com 300cv em vez dos 220cv ...a? num aguenta mesmo.

                                          a marea turbo da fiat corria direto em endurance competitivamente e olha que o bagulho pesa pacas (1.450kg original... ela depenada deve pesar uns 1.100kg ou mais) e com 260cv... detalhe no avgas... e num quebrava direto (no mesmo naipe de um aspro dessa potência)

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