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Grande/pequena x pequena/grande

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  • B Offline
    B Offline
    barata_cefet
    escreveu em última edição por
    #24

    ve que gosto muda muito, eu não consegui andar 2 semanas com .42f .36q no 1.6, achava uma m*rda rs

    abraço,

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    • F Offline
      F Offline
      Flavio Cruz
      escreveu em última edição por
      #25

      eu usava uma apl 240 .42f/.36q no 1.6 e era uma del?cia

      [snapback]634578[/snapback]

      u?, entao pq trocou?

      ps: .50/.58 a minha…

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #26

        gordinho, o q acaba acontecendo quando usa eixo menor q o rotor, eh q o rotor fica mt pesado pro eixo girar e acaba gerando lag…

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          O Esmerilhador
          escreveu em última edição por
          #27

          u?, entao pq trocou?

          ps: .50/.58 a minha…

          [snapback]634589[/snapback]

          eu ja tinha comprada ela usadona ai rodei rodei começou a vazar um pouco de oleo e surgiram folgas, ai comprei essa k-16 e essa apl 240 dei para um amigo meu rodar com 1 kilo em um passat com 12 de taxa, 1 bar, comand?o, valvulas 40, 1.8, o passat tinha aqueles cambio 4 marchas curto original ninguém pegava ele rsrsrrs o passat saia pulando e engolia o cambio kkkkkk fico canhão rodou até esses dias e tirou a turbina ta toda fudida rsrsrs é uma garrett aguentou muito a turbina

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            O Esmerilhador
            escreveu em última edição por
            #28

            e ai o mais bizarro é que na lenta parado se ele começasse a acelerar 2.500 3.000 rpm o manometro ja tava marcando 0,3 0,2 de rpessão kkkkkkkkkkk era foda

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #29

              minha antiga config tb fazia isso, c eu bombasse no acelerador parado, subia pressão tb…

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Milho
                escreveu em última edição por
                #30

                e por exemplo … ganhei uma garret grandona .. ela tava numa colheitadeira .. [snapback]633462[/snapback]

                engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl.... :hauhau:

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  Pearc3
                  escreveu em última edição por
                  #31

                  oque é melhor:

                  rotor e eixo grande ou tampas quente, fria maior?

                  pq tem turbina .50/.70 com rotor/eixo maior que uma 70/70

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #32

                    rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      danielparati
                      escreveu em última edição por
                      #33

                      rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

                      [snapback]634989[/snapback]

                      yyyyyyoooooooouuu mannnn

                      disse tudoooooooooo

                      nada a declarar hehehe tirou as palavras da minha boca agora hehehehehe

                      pode fechar o topico :olhos: :ppteam:

                      ja esta mais do que explicado :humpft: :humpft: :humpft:

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pearc3
                        escreveu em última edição por
                        #34

                        agora entendi vlw pela explica?ao mano

                        :olhos:

                        1 Resposta Última resposta
                        • V Offline
                          V Offline
                          Vences
                          escreveu em última edição por
                          #35

                          engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl....  :olhos:

                          [snapback]634800[/snapback]

                          já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                          isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                          bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                          []`s

                          1 Resposta Última resposta
                          • Q Offline
                            Q Offline
                            quarteto
                            escreveu em última edição por
                            #36

                            já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                            isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                            bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                            []`s

                            [snapback]635270[/snapback]

                            não entendi…

                            se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

                            e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

                            e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

                            outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Garcia
                              escreveu em última edição por
                              #37

                              já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                              isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                              bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                              []`s

                              [snapback]635270[/snapback]

                              realmente, as turbinas motores diesel não tem válvula de al?vio, prioridade…

                              como também não tem corpo de borboleta(s).

                              agora, cortar custosó huuuum...

                              motores diesel aspirados não tem tb porque não precisa. o que comanda a velocidade do motor é a bomba injetora de dáesel, e não uma válvula de filzo de ar.

                              nos diesel turbinados, existe um diafragma, parecido com um corpo de borboleta, que fica entre a turbina e o coletor. snme, funciona (mecanicamente) em conjunto com o acelerador...

                              acelerando o motor, o diafragma abre e deixa passar ar...

                              parando de acelerar, o diafragma fecha e diminui o fluxo de ar...

                              curiosidade: os motores diesel são os únicos que já vêm de fábrica batendo pino ... rs...

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
                                V Offline
                                Vences
                                escreveu em última edição por
                                #38

                                não entendi…

                                se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

                                e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

                                e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

                                outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

                                [snapback]635278[/snapback]

                                estava me referindo não só aos estacion?rios mas também nos de caminhões. mas como a resposta que dei foi de uma pergunta sobre estacio?rios, a culpa é minha nesse aspecto, rsrsrs

                                veja bem. vc produz um motor pra um caminhão e quer deix?-lo mais barato sem ferrar com sua durabilidade. o que dá pra fazer ?

                                elimine a válvula de al?vio.

                                mas como regular a pressão então é regule-a pelo tamanho do eixo e cacacol quente. isto ?, vc configura de tal modo que nunca aquela parte fria escolhida será capaz de gerar massa/volume suficientes para fazer o eixo girar mais rápido até a rotação limite que está regulada na bomba. se o eixo não gira mais ainda então a pressão na admissão não vai subir mais.

                                o que se tem é lag. poderia-se conseguir curvas de torque/potência bem maiores e manter-se a potência máxima desejada com uma válvula de al?vio e outra configuração quente. é esse sentido que quiz dizer com piorando o motor… piorando desempenho.

                                mas no entanto o motor agora tem maior durabilidade, assim como o turbocompressor. e ainda garante que o dono do caminhão não tente apertar o parafuso pra render mais... tenha certeza que eles sempre querem isso. pergunte a qualquer bombista quantos deles pedem para dar mais meia voltinha no parafuso do óleo e/ou do giro.

                                o cortar custos é claro que é uma consequência. o que se visa mesmo é durabilidade.

                                mas aí alguém fala: o que não faz a pressão subir mais ainda é a regulagem da bomba que l? a pressão de admissão e começa a diminuir o dábito de diesel para os injetores. a mistura empobrece e a potência deixa de subir (assim como a pressão). correto. é só alterar a bomba e o seu intuito de limitar a pressão pelo gigantismo da parte quente (e/ou nanismo da parte fria) vai pro espaço

                                em partes... consegue-se um pouco mais de desempenho sim... mas não muito. estaráamos basicamente mexendo no combustável. agora... mais ar... só mexendo no turbocompressor.

                                como válvula de al?vio é algo que trabalha na parte quente a durabilidade é pequena. vejam que me refiro é durabilidade relativa é esses motores grandalhões. engraçado que já vi/li vólvula de al?vio antes da entrada da parte fria . um sistema que restringe o di?metro da passagem de ar para o rotor. assim, o ar ali uma momento chega a ser supersúnico e assim a vazão não aumenta. se vazão não cresce... potência também não.


                                garcia,

                                não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                                quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                                []?s

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Garcia
                                  escreveu em última edição por
                                  #39

                                  –------

                                  garcia,

                                  não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                                  quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                                  []?s

                                  [snapback]635373[/snapback]

                                  basicamente sim.

                                  mas, quando vc pora de acelerar um motor, ele deixa de ser uma fonte produtora de energia e passa a ser uma fonte consumidora de energia.

                                  ps: eu sei que você não falou, apenas aproveitei a ocasião para citar isso… :ppteam:

                                  desculpe se me fiz interpretar mal...

                                  ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo...

                                  :olhos:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio Lima
                                    escreveu em última edição por
                                    #40

                                    caminhao nao é que tenha lag assim nao…

                                    no 112, pelo que me lembro, nao existe alivio, nem prioridade, nem borboleta, nada. o que tiver que encher enche, mas tb devemos considerar que esses motores nao tem uma faixa de uso tão grande quanto nos ciclos otto.

                                    a turbina enche a 1200 ~ 1500 rpm, em 2000~2500 o motor já entra em red-line.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Q Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #41

                                      vences…

                                      agora eu entendi a sua explicação...no outro post não tinha ficado claro

                                      mas os motores a diesel não tám tanto lag assim não, justamente pelo q o f?bio disse...a faixa de rpm útil de um motor desse é muito pequena e geralmente 2000 e poucos rpm já é estourar giro...e isso num motor diesel é muito danoso, já que geralmente esse tipo de motor tem curso longo

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #42

                                        ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo…

                                        :olhos:

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                                        já vê isso ao vivo

                                        bico extra p turbinar e vê tb bomba elétrica p instalação de nitro.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Fabio Lima
                                          escreveu em última edição por
                                          #43

                                          ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo…

                                          :olhos:

                                          [snapback]635375[/snapback]

                                          se vc pensar, desdeque nao tem borboleta, nao existe mistura pobre no ciclo diesel, pq os cilindros sempre estao enchendo 100% e quem comanda a producao de potencia é o tanto de diesel injetado. maaaasss mistura rica existe, quando o motor nao consegue queimar todo diesel injetado, ai o motor quebra.

                                          motor tem é que ter acerto e nao gambiarra.

                                          1 Resposta Última resposta

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