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Ap, mais uma vez, esse motor velho…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    Mega
    escreveu em última edição por
    #1

    no dia 20 de outubro de 2007, o preparador alexandre silva, o xande, da espaço motor, levou o gol g4 galo preto , do piloto alagoano galba souza accioly filho, para o dinam?metro da dynojet. depois de alguns acertos, o gol turbo b quebrou o recorde de potência para motores 8v, com a marca de 642.1hp nas rodas aplicando-se a correção, chegamos numa potência no motor próxima a 770hp o motor equipado com cabeçote de 8 válvulas recebe o ar pressurizando por uma turbina roletada garret gt42r, que trabalha com 2.8kg de pressão máxima, controlada por um booster eletrúnico ams 1000. para resfriar o grande volume de ar enviado pela turbina de grandes dimensões, foi utilizado um water cooler da brasileira super cooler. o gol, que possui apenas 4 bicos injetores, como manda o regulamento da categoria turbo b, queima metanol e tem injeção de combustável e ignição comandados por uma fueltech racepro1fi. o gol conta ainda com telemetria innovate. agora, o carro ir? para macei?, onde receber? nova pintura, e dever? andar no festival força livre de arrancada, em dezembro.

    :d

    dinos miraculosos, mas…

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    • V Offline
      V Offline
      Violator
      escreveu em última edição por
      #2

      eu havia visto tb, e mais uma vez, esses numeros inescrupulosos de perda motor/roda.

      mas, mesmo assim, é um numero bastante expressivo pra um carro 4 bicos.

      outra duvida é saber se ele vai andar pra valer na pista, pois carro de dino e revista tem muitos, mas os que andam mesmo…

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #3

        show de bola….esse dino é show

        o problema é aumentar 20% a + só isso.

        acredito q desses 642 cvs nas rodas ......no motor será entre 670 a 680 cvs.

        4 bicos e metanol foi show.

        canh?o

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          RS2
          escreveu em última edição por
          #4

          gaucho a perda em um câmbio como esse por exemplo é da ordem de 18% então o resultado no motor (se veio isso mesmo na roda) está correto.

          abraços,

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fahrell
            escreveu em última edição por
            #5

            galba é figurinha carimbada aqui em recife… já o vê vêrias vezes... inclusive já andei em etapa com ele participando e sempre usa coisa top... mas sempre o vê na a vamos ver se dessa vez vai vir tempo na b ...

            agora c? pra nos... esse carro de b não tem nada... esse regulamento é florida... aparece cada aberração que eu vou te contar... imagina... um man? com um biquinho extra todo original, como eu, é obrigado a ir pra a enquanto um foguete desses corre com os 2e da vida...

            com certeza esse ano esse carro (e mais uns 2 ou 3 da espaco motor) vão correr aqui...

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Milho
              escreveu em última edição por
              #6

              dynojet na minha opiniao é omais confiavel do brasil

              quem aplicou essa correção com certeza não foi o proprio dino, como é o caso da nascar…

              pra mim oq interessa é potencia na roda e eu tiro o chapeu pra 642 em 4 bicos...

              agora... que eu saiba, na b tem que usar bobina original, no maximo de mi... to errado?

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fluff
                escreveu em última edição por
                #7

                bobina é qquer uma.

                o modulo de iginicao que tem q ser original.

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gaucho
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  gaucho a perda em um câmbio como esse por exemplo é da ordem de 18% então o resultado no motor (se veio isso mesmo na roda) está correto.

                  abraços,

                  [snapback]653280[/snapback]

                  rodolfo,

                  a perda do conjunto (peso q o sistema rouba do motor ….....embreagem, semi eixos, card?, cx marchas, diferencial etc) nunca pode ser percentual........vou te dar 1 exemplo :(

                  o último opala 6 cilindros 92 foi divulgado 121 cvs a gas e 135 cvs a álcool.

                  o opala biturbo do degreas cravou 930 cvs nas rodas (eu estava lá)

                  imagine 930 + 18% = 930 + 167,4 = 1097,4 cvs.

                  ou seja 167 cvs foi somente a perda.......c o motor de 121 cvs o conjunto q agora está incrivelmente pesado nem vai mexer o opalão :d

                  minha visão somente :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Feind
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    uns 670hp é uma estimativa boa para a potência na fonte, como foi dito.

                    1 Resposta Última resposta
                    • E Offline
                      E Offline
                      el.rafar
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      rodolfo,

                      a perda do conjunto (peso q o sistema rouba do motor ….....embreagem, semi eixos, card?, cx marchas, diferencial etc) nunca pode ser percentual........vou te dar 1 exemplo :(

                      o último opala 6 cilindros 92 foi divulgado 121 cvs a gas e 135 cvs a álcool.

                      o opala biturbo do degreas cravou 930 cvs nas rodas (eu estava lá)

                      imagine 930 + 18% = 930 + 167,4 = 1097,4 cvs.

                      ou seja 167 cvs foi somente a perda.......c o motor de 121 cvs o conjunto q agora está incrivelmente pesado nem vai mexer o opalão :d

                      minha visão somente :(

                      [snapback]653358[/snapback]

                      meu um centavo…

                      alem do que vc falou, que eu ja conversei com os professores na eng. mec é que a perda é pontual mais uma percentagem que varia de cambio pra cambio calculada acima da potencia que foi adicionada ao conjunto... coisa de um cambio x perde 10 cv com o motor original mais x cvs a cada y adicionado... mas nunca chega nem perto de uma perda de 20%... a nao ser em potencias grotescas e absurdas...

                      o veyron perde 30% da potencia em cambio... o motor idealmente, teoricamente, matematicamente gera 3000cv... mas chegam 1001cv na roda... dps de perdas com calor ( sao 10 radiadores) barulho... cambio 4x4 mega fodah que faz 0-100 em 2.5sec.. :d

                      se ele so perdesse 20% o motor teria 1200 cv... e tem muito motor monstro por ai com muito menos coisas e gerando isso...

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Anderson Torres
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        o negocio a 5000 rpm tem pouco menos de 300 cavalos, ai quando chega em 6 mil já tem mais de 500 haja ch?o

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          Schucht
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          o galo preto tá afiado.

                          o que interessa é que ele está com 640 cvs nas rodas com apenas 4 bicos :d

                          tá loco.

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            andersonbastos
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            excelente resultado, ainda mais com um cabeçote de fluxo unilateral.

                            agora, até onde um ap pode chegar?

                            quanto a perda declarada, acaba ficando perto destes 17% indicados na matéria.

                            e não é por chute não, mas diversos ensaios feitos em dinos de bancada, mostraram que o resultado no dino de rolo (nas rodas) fica mesmo 20% menor, em alguns casos, de carros com tração traseira, com o uso de cardá e diferencial mais robustos a perda fica perto de 25%.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              excelente resultado, ainda mais com um cabeçote de fluxo unilateral.

                              agora, até onde um ap pode chegar?

                              quanto a perda declarada, acaba ficando perto destes 17% indicados na matéria.

                              e não é por chute não, mas diversos ensaios feitos em dinos de bancada, mostraram que o resultado no dino de rolo (nas rodas) fica mesmo 20% menor, em alguns casos, de carros com tração traseira, com o uso de cardá e diferencial mais robustos a perda fica perto de 25%.

                              [snapback]653405[/snapback]

                              vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.

                              todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.

                              meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor

                              na última puxada 329 na roda e 359 no motor

                              passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.

                              c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor :d

                              logo a perda não é percentual.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                Pix
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                rodolfo,

                                a perda do conjunto (peso q o sistema rouba do motor ….....embreagem, semi eixos, card?, cx marchas, diferencial etc) nunca pode ser percentual........vou te dar 1 exemplo :(

                                o último opala 6 cilindros 92 foi divulgado 121 cvs a gas e 135 cvs a álcool.

                                o opala biturbo do degreas cravou 930 cvs nas rodas (eu estava lá)

                                imagine 930 + 18% = 930 + 167,4 = 1097,4 cvs.

                                ou seja 167 cvs foi somente a perda.......c o motor de 121 cvs o conjunto q agora está incrivelmente pesado nem vai mexer o opalão :d

                                minha visão somente :(

                                [snapback]653358[/snapback]

                                meu um centavo…

                                alem do que vc falou, que eu ja conversei com os professores na eng. mec é que a perda é pontual mais uma percentagem que varia de cambio pra cambio calculada acima da potencia que foi adicionada ao conjunto... coisa de um cambio x perde 10 cv com o motor original mais x cvs a cada y adicionado... mas nunca chega nem perto de uma perda de 20%... a nao ser em potencias grotescas e absurdas...

                                o veyron perde 30% da potencia em cambio... o motor idealmente, teoricamente, matematicamente gera 3000cv... mas chegam 1001cv na roda... dps de perdas com calor ( sao 10 radiadores) barulho... cambio 4x4 mega fodah que faz 0-100 em 2.5sec.. :d

                                se ele so perdesse 20% o motor teria 1200 cv... e tem muito motor monstro por ai com muito menos coisas e gerando isso...

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                                vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.

                                todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.

                                meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor

                                na última puxada 329 na roda e 359 no motor

                                passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.

                                c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor :(

                                logo a perda não é percentual.

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                                fecha a conta e passa a rágua.

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
                                  R Offline
                                  RodrigoLóke
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  a patada é forte…...deve ser duro tracionar uma patada dessas....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    andersonbastos
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.

                                    todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.

                                    meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor

                                    na última puxada 329 na roda e 359 no motor

                                    passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.

                                    c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor :d

                                    logo a perda não é percentual.

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                                    para considerar que a perda não é percentual, vc está deixando de levar em conta a inercia do conjunto de transmissão.

                                    quanto maior a força aplicada ao conjunto maior será sua resist?ncia, ou seja, a resist?ncia acaba sendo proporcional ao torque aplicado.

                                    outra coisa, a perda dos vts, ficou na casa dos 30 cv, pelo simples fato de que a velocidade do rolo ser bem próximas tanto do seu quanto dos originais, e a desaceleração proporcinada pelo conjunto ser a mesma (os conjuntos são iguais).

                                    ex: vc acelerou seu vts até 200km/h no rolo e tirou o po e o dino mediu a desaceleração do conjunto de transmissão e calculou a perda em em 30 cv. um vts original acelerando nos mesmos 200 km/h vai sofrer uma desaceleração igual a que o seu sofreu.

                                    mas no caso da aceleração, como o torque do seu motor e?bem maior que o dos vts originais, a resist?ncia da transmissão também foi bem maior, só que o dino não tem condição de aferir as perdas nesse momento, somente aferindo a desaceleração.

                                    vc citou o dino do dynosrace e lá no ultimo dinoday do cdr a média de perda entre carros tração dianteira motor longitudinal ficou entre 13 e 20% e até a m3 original que puxou teve uma perda de 15%.

                                    na verdade se quiser medir a potência no motor o único jeito é usar um dino de bancada, mas com é complicado usar um com o carro montado, o que vale realmente é a pot?cia nas rodas. mas neste caso, dá preferência aos dinos inerciais

                                    (que usam apenas um rolo bem pesado), pois como não dependem de freios para gerar a carga, não costumam descalibrar (a carga é decorrente do peso do rolo), porém apenas medem a potência nas rodas e não fazem simulações.

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                                    • L Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      insano …. alguem sabe onde eu consigo mais dados desse carro? e do gol do jamanta tb

                                      vlw

                                      abra

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • T Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        animalesco

                                        pensa num cabeçote 8v e 4 injetores só, 642cv nas rodas realmente eh incrivel

                                        esse eskema de cálculo de perda roda/motor dos dynos eh polemico mesmo.

                                        o meu carro foi medido nun dyno dastek, rendeu 598.5cv nas rodas e 85kgfm de torque, e na conversão ficou em 620.6cv no motor, ou seja, uma perda de 4%, baix?ssima, mas das 3 puxadas q eu dei todas deram sempre nesse padr?o.

                                        o bom mesmo quando medir eh divulgar a potencia na roda, como fizeram com esse gol, essa sim se sabe q eh real.

                                        [] s

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                                        • F Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          insano …. alguem sabe onde eu consigo mais dados desse carro? e do gol do jamanta tb

                                          vlw

                                          abraço

                                          [snapback]653654[/snapback]

                                          proxima etapa ele deve estar aqui em recife… vamos ver se dá pra ver algo mais...

                                          e se ele for pra o festival, entao já tem um parametro bom de 402m em pista boa...

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