Ap, mais uma vez, esse motor velho…
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no dia 20 de outubro de 2007, o preparador alexandre silva, o xande, da espaço motor, levou o gol g4 galo preto , do piloto alagoano galba souza accioly filho, para o dinam?metro da dynojet. depois de alguns acertos, o gol turbo b quebrou o recorde de potência para motores 8v, com a marca de 642.1hp nas rodas aplicando-se a correção, chegamos numa potência no motor próxima a 770hp o motor equipado com cabeçote de 8 válvulas recebe o ar pressurizando por uma turbina roletada garret gt42r, que trabalha com 2.8kg de pressão máxima, controlada por um booster eletrúnico ams 1000. para resfriar o grande volume de ar enviado pela turbina de grandes dimensões, foi utilizado um water cooler da brasileira super cooler. o gol, que possui apenas 4 bicos injetores, como manda o regulamento da categoria turbo b, queima metanol e tem injeção de combustável e ignição comandados por uma fueltech racepro1fi. o gol conta ainda com telemetria innovate. agora, o carro ir? para macei?, onde receber? nova pintura, e dever? andar no festival força livre de arrancada, em dezembro.
dinos miraculosos, mas…
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eu havia visto tb, e mais uma vez, esses numeros inescrupulosos de perda motor/roda.
mas, mesmo assim, é um numero bastante expressivo pra um carro 4 bicos.
outra duvida é saber se ele vai andar pra valer na pista, pois carro de dino e revista tem muitos, mas os que andam mesmo…
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galba é figurinha carimbada aqui em recife… já o vê vêrias vezes... inclusive já andei em etapa com ele participando e sempre usa coisa top... mas sempre o vê na a vamos ver se dessa vez vai vir tempo na b ...
agora c? pra nos... esse carro de b não tem nada... esse regulamento é florida... aparece cada aberração que eu vou te contar... imagina... um man? com um biquinho extra todo original, como eu, é obrigado a ir pra a enquanto um foguete desses corre com os 2e da vida...
com certeza esse ano esse carro (e mais uns 2 ou 3 da espaco motor) vão correr aqui...
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dynojet na minha opiniao é omais confiavel do brasil
quem aplicou essa correção com certeza não foi o proprio dino, como é o caso da nascar…
pra mim oq interessa é potencia na roda e eu tiro o chapeu pra 642 em 4 bicos...
agora... que eu saiba, na b tem que usar bobina original, no maximo de mi... to errado?
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gaucho a perda em um câmbio como esse por exemplo é da ordem de 18% então o resultado no motor (se veio isso mesmo na roda) está correto.
abraços,
[snapback]653280[/snapback]
rodolfo,
a perda do conjunto (peso q o sistema rouba do motor ….....embreagem, semi eixos, card?, cx marchas, diferencial etc) nunca pode ser percentual........vou te dar 1 exemplo
o último opala 6 cilindros 92 foi divulgado 121 cvs a gas e 135 cvs a álcool.
o opala biturbo do degreas cravou 930 cvs nas rodas (eu estava lá)
imagine 930 + 18% = 930 + 167,4 = 1097,4 cvs.
ou seja 167 cvs foi somente a perda.......c o motor de 121 cvs o conjunto q agora está incrivelmente pesado nem vai mexer o opalão
minha visão somente
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rodolfo,
a perda do conjunto (peso q o sistema rouba do motor ….....embreagem, semi eixos, card?, cx marchas, diferencial etc) nunca pode ser percentual........vou te dar 1 exemplo
o último opala 6 cilindros 92 foi divulgado 121 cvs a gas e 135 cvs a álcool.
o opala biturbo do degreas cravou 930 cvs nas rodas (eu estava lá)
imagine 930 + 18% = 930 + 167,4 = 1097,4 cvs.
ou seja 167 cvs foi somente a perda.......c o motor de 121 cvs o conjunto q agora está incrivelmente pesado nem vai mexer o opalão
minha visão somente
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meu um centavo…
alem do que vc falou, que eu ja conversei com os professores na eng. mec é que a perda é pontual mais uma percentagem que varia de cambio pra cambio calculada acima da potencia que foi adicionada ao conjunto... coisa de um cambio x perde 10 cv com o motor original mais x cvs a cada y adicionado... mas nunca chega nem perto de uma perda de 20%... a nao ser em potencias grotescas e absurdas...
o veyron perde 30% da potencia em cambio... o motor idealmente, teoricamente, matematicamente gera 3000cv... mas chegam 1001cv na roda... dps de perdas com calor ( sao 10 radiadores) barulho... cambio 4x4 mega fodah que faz 0-100 em 2.5sec..
se ele so perdesse 20% o motor teria 1200 cv... e tem muito motor monstro por ai com muito menos coisas e gerando isso...
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o negocio a 5000 rpm tem pouco menos de 300 cavalos, ai quando chega em 6 mil já tem mais de 500 haja ch?o
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excelente resultado, ainda mais com um cabeçote de fluxo unilateral.
agora, até onde um ap pode chegar?
quanto a perda declarada, acaba ficando perto destes 17% indicados na matéria.
e não é por chute não, mas diversos ensaios feitos em dinos de bancada, mostraram que o resultado no dino de rolo (nas rodas) fica mesmo 20% menor, em alguns casos, de carros com tração traseira, com o uso de cardá e diferencial mais robustos a perda fica perto de 25%.
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excelente resultado, ainda mais com um cabeçote de fluxo unilateral.
agora, até onde um ap pode chegar?
quanto a perda declarada, acaba ficando perto destes 17% indicados na matéria.
e não é por chute não, mas diversos ensaios feitos em dinos de bancada, mostraram que o resultado no dino de rolo (nas rodas) fica mesmo 20% menor, em alguns casos, de carros com tração traseira, com o uso de cardá e diferencial mais robustos a perda fica perto de 25%.
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vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.
todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.
meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor
na última puxada 329 na roda e 359 no motor
passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.
c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor
logo a perda não é percentual.
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rodolfo,
a perda do conjunto (peso q o sistema rouba do motor ….....embreagem, semi eixos, card?, cx marchas, diferencial etc) nunca pode ser percentual........vou te dar 1 exemplo
o último opala 6 cilindros 92 foi divulgado 121 cvs a gas e 135 cvs a álcool.
o opala biturbo do degreas cravou 930 cvs nas rodas (eu estava lá)
imagine 930 + 18% = 930 + 167,4 = 1097,4 cvs.
ou seja 167 cvs foi somente a perda.......c o motor de 121 cvs o conjunto q agora está incrivelmente pesado nem vai mexer o opalão
minha visão somente
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meu um centavo…
alem do que vc falou, que eu ja conversei com os professores na eng. mec é que a perda é pontual mais uma percentagem que varia de cambio pra cambio calculada acima da potencia que foi adicionada ao conjunto... coisa de um cambio x perde 10 cv com o motor original mais x cvs a cada y adicionado... mas nunca chega nem perto de uma perda de 20%... a nao ser em potencias grotescas e absurdas...
o veyron perde 30% da potencia em cambio... o motor idealmente, teoricamente, matematicamente gera 3000cv... mas chegam 1001cv na roda... dps de perdas com calor ( sao 10 radiadores) barulho... cambio 4x4 mega fodah que faz 0-100 em 2.5sec..
se ele so perdesse 20% o motor teria 1200 cv... e tem muito motor monstro por ai com muito menos coisas e gerando isso...
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vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.
todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.
meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor
na última puxada 329 na roda e 359 no motor
passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.
c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor
logo a perda não é percentual.
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fecha a conta e passa a rágua.
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a patada é forte…...deve ser duro tracionar uma patada dessas....
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vou afirmar somente o q tenho certeza…....aqui no rio temos o dino dastek, depois q afere a potência na roda ele começa a freiar e c isso calcula o peso do conjunto q tá girando livre.
todos os vts originais q passaram aqui marcaram p volta de 140 nas rodas e 165 a 170 no motor.
meu carro cravou 352 na roda e 381 no motor
na última puxada 329 na roda e 359 no motor
passei no dino?s race aí de s bernardo e cravou 320 na roda e 349 no motor.
c isso afirmo q o conjunto do vts perde em torno de 30 cvs e não interessa a potência do motor
logo a perda não é percentual.
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para considerar que a perda não é percentual, vc está deixando de levar em conta a inercia do conjunto de transmissão.
quanto maior a força aplicada ao conjunto maior será sua resist?ncia, ou seja, a resist?ncia acaba sendo proporcional ao torque aplicado.
outra coisa, a perda dos vts, ficou na casa dos 30 cv, pelo simples fato de que a velocidade do rolo ser bem próximas tanto do seu quanto dos originais, e a desaceleração proporcinada pelo conjunto ser a mesma (os conjuntos são iguais).
ex: vc acelerou seu vts até 200km/h no rolo e tirou o po e o dino mediu a desaceleração do conjunto de transmissão e calculou a perda em em 30 cv. um vts original acelerando nos mesmos 200 km/h vai sofrer uma desaceleração igual a que o seu sofreu.
mas no caso da aceleração, como o torque do seu motor e?bem maior que o dos vts originais, a resist?ncia da transmissão também foi bem maior, só que o dino não tem condição de aferir as perdas nesse momento, somente aferindo a desaceleração.
vc citou o dino do dynosrace e lá no ultimo dinoday do cdr a média de perda entre carros tração dianteira motor longitudinal ficou entre 13 e 20% e até a m3 original que puxou teve uma perda de 15%.
na verdade se quiser medir a potência no motor o único jeito é usar um dino de bancada, mas com é complicado usar um com o carro montado, o que vale realmente é a pot?cia nas rodas. mas neste caso, dá preferência aos dinos inerciais
(que usam apenas um rolo bem pesado), pois como não dependem de freios para gerar a carga, não costumam descalibrar (a carga é decorrente do peso do rolo), porém apenas medem a potência nas rodas e não fazem simulações.
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animalesco
pensa num cabeçote 8v e 4 injetores só, 642cv nas rodas realmente eh incrivel
esse eskema de cálculo de perda roda/motor dos dynos eh polemico mesmo.
o meu carro foi medido nun dyno dastek, rendeu 598.5cv nas rodas e 85kgfm de torque, e na conversão ficou em 620.6cv no motor, ou seja, uma perda de 4%, baix?ssima, mas das 3 puxadas q eu dei todas deram sempre nesse padr?o.
o bom mesmo quando medir eh divulgar a potencia na roda, como fizeram com esse gol, essa sim se sabe q eh real.
[] s
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insano …. alguem sabe onde eu consigo mais dados desse carro? e do gol do jamanta tb
vlw
abraço
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proxima etapa ele deve estar aqui em recife… vamos ver se dá pra ver algo mais...
e se ele for pra o festival, entao já tem um parametro bom de 402m em pista boa...