Suspensão para circuito
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ae blza?
? o seguinte, logo em breve o carro estara com nova mecânica 2.0 forjada com turbina hx35 eixo 58 rotor 56 .70.58 ou kkk27 eixo 58 rotor 52 .70.58, 3e de opala + i.c. (a grana pra injetar vai ficar mais pra frente).
e como eu uso o carro para viajar e pego bastante curva, e vou começar a participar de track days, e queria saber o que fazer para deixar o carro com um comportamente arisco e na mão em curvas, alem de estar com as barras anti-torção inferior e superior, o carro está com buchas de pu no agregado e bandejas, assim como no suporte do motor(coxins) e o coxim frontal.
estarei encomendando tbm pneus slick pirreli pzero para correr especialmente nos track days.
os freios estou verificando a adaptação de discos de golf gti turbo de 284mm ou os powerbrakes, ou algo relativo.
agora na parte de suspensão, o carro anda com suspensão fixa, e eu estava andando com os amortecedores da noop car com 40%+ carga e pressão, porém só está é a modificação, atualmente estou pensando em mandar fazer os amortecedores na impacto especiais com corpo e haste com -3cm além de uma regulagem mais rígida, e partir para molas especias pq as originais ja não serão mais seguras para a atual mecânica.
gostaria de saber da galera entendida aqui do fórum para me dar uma luz, pq não queria fazer feio nos td s
obrigado.
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você está no caminho certo, mas vou salientar algumas coisas q me chamaram a atenção, junto com algumas dicas:
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vc vai usar o carro em pista, na rua e em estrada, o que já vai tornar impossível achar a configuração ideal pras 3…o que vc vai ter q fazer é pensar bem como vc quer priorizar o comportamento em cada situação, já q se vc priorizar demais a pista, o carro vai ficar extremamente desconfortável, os pneus comerão mto rápido e irregularmente na rua; e se priorizar demais a rua o carro ficará aquém do que realmente poderia fazer na pista; na estrada, carro muito arisco é risco maior de perda de controle e acidente...
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arisco e na mão não são comportamentos complementares, pelo contrário, são excludentes....carro arisco vai te dar um trabalhão danado pra segurar na pista, e a probabilidade de rodar vai ser bem alta...carro não mão vai ser muito mais tranquilo de segurar...imagina um carro arisco em uma estrada cheia de curvas e chovendo? pois é....não deve ser nada legal, né?
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eu não sei qual a medida das suas rodas, mas freio em pista é mais fundamental do q motor....portanto, se suas rodas comportarem freios ainda maiores do q esses q vc planeja, vale a pena pegar....disco nas 4 tb ajudam, já q em pista os freios são muito exigidos e dissipar calor rápido é altamente desejável...pense tb em fluido de freio de carro de corrida...o pessoal se prende muito é norma dot, mas as ferraris q andam na gt3 aqui usam fluido de freio dot 4 que tám temperatura de desnaturação/fervura muito mais alta que qualquer fluido de carro de rua dot 5 ou 5.1 (pense em 150+ graus a mais do q o melhor fluido de rua q vc encontrar) ...esse fluido tb é usado nos sistemas hidr?ulicos do carro pra troca de marchas...fora isso, vale a pena trocar todo o mangueiramento que seja de borracha por aeroquip...freio borrachudo sux total
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pelo q vc escreveu, os amortecedores atuais estão com boa carga...antes de pensar em troc?-los, pq vc não experimenta eles em pista e, se não gostar, parte pra troca? pq se vc gostar, é coisa a menos pra vc mexer....por falar nisso, demorou pra trocar as molas vc vai ver como o carro vai mudar de comportamento com molas preparadas troque as molas do carro e teste, depois, se achar q os amortecedores estão com pouca carga pras molas novas (acho pouco provóvel), vc parte pra troca.
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na suspensão, além do q vc já fez, cairia bem uma barra estabilizadora traseira...? uma sugestáo, apesar da dificuldade de achar um eixo traseiro de gol/parati gti 16v (q eu acho q foi o único vw dessa linha q saiu com esse equipamento), ou tentar adaptar/fabricar uma barra no eixo original...também vale aumentar um pouco a rigidez da barra dianteira tb, trocando por outra (tem uma s10, acho q é a 4 cilindros a gasolina, que a barra dá sem maiores dificuldades no gol e é um pouco mais grossa q a original)...fora, isso, capriche no alinhamento....se puder fazer algo mais agressivo pra andar na pista (principalmente cambagem) e depois reverter pra andar na rua, melhor ainda...
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vc tá vendendo um turbo igual o q vc pretende usar? não entendi isso
foi mal pelo post gigante, mas acho q com essas dicas fica mais fácil de achar um caminho
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o set up de pista realmente deixa o carro mais arrisco e mais na mão ao mesmo tempo rs
carro pra pista, falando de gol, se deixa a traseira bem solta, para melhorar a saida de curva e para ajudar o piloto a apontar o carro na entrada de curva, o carro fica ?timo para virar tempo mas perigoso para andar na rua.
set up de pista não é utilizavel na rua para você ter uma idéia das modificações de suspenção vai só as medidas de alinhamento:
cambagem dianteira: de +3,75? a +6? -> para chegar nisso é preciso entortar as torres e te garanto que teus pneus vão comer muito rápido
cambagem traseira: de -1? a +0,5? -> para vc ter idéia de como atraseira fica solta
alinhamento diant.: +0 a +2? divergente -> e dalhe pneu
alinhamento traseiro: -0? a +2? divertente -> olha a traseira apontando na freada rs
etc…
para se chegar a altura de regulagem é preciso cortar os bra?os de direção e soldar mais baixos.
molas de formula ajudam infinitamente, alem de muitos cal?os.
como vc pode ver é 8 ou 80 o que se usa na pista não é utilizavel na rua.
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opa, aí sim.
obrigado pelas respostas, me ajudaram muito.
1?) onde conseguir as molas?
2?) ando com rodas 15 , é possível colocar discos maiores que 284mm com essas rodas?
3?) quando for andar na pista, vou andar com um jogo de pneus slick, e estarei fazendo um trabalho de cambagem e alinhamento antes de andar, e quando for andar na rua faão um set up mais manso para não destruir meus pneus de rua.
4?) teteto estarei sim, modificando todas as mangueiras dos freios por aeroquip .
estarei procurando sim essa barra estabilizadora da s10, e a barra trazeira que você quarteto comentou é aquela que a imohr vende? que prende nas torres trazeiras?
vou procurar um eixo de gol glx/gti para adaptar os freios a disco na trazeira.
realmente é bem 8 ou 80 mas como track day não rola sempre aqui em sp, será um coisa que não farei sempre, o custo para tal brincadeira espor?dica não será muit baixo, mas vai valer cada centavo…
sobre o turbo, estarei andando com uma holset hx35 .70 .82bi eixo 58mm e rotor 56mm
agradeão muito a opnião de vocês amigos
abrazzz
continuem dando suas opniões.
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eu falei barra estabilizadora traseira, e não barra de amarração…uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa
essa barra de amarração traseira também é útil pra evitar torsão de chassis, e vale a pena ter....mas dá pra usar ela mantendo o step na posição original?
a barra estabilizadora traseira ajuda a conseguir esse efeito de soltar a traseira q o barata cefet comentou, além de evitar q a carroceria se incline demais nas curvas...
e qto aos freios: essa medida q vc vai usar é bem perto do limite...vc não usa orbital, n
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eu falei barra estabilizadora traseira, e não barra de amarração…uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa
essa barra de amarração traseira também é útil pra evitar torsão de chassis, e vale a pena ter....mas dá pra usar ela mantendo o step na posição original?
a barra estabilizadora traseira ajuda a conseguir esse efeito de soltar a traseira q o barata cefet comentou, além de evitar q a carroceria se incline demais nas curvas...
e qto aos freios: essa medida q vc vai usar é bem perto do limite...vc não usa orbital, né?
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só pra deixar frisado odeio orbital
ando com as rodas do passat vr6 15 4 furos, bem provavel de comprar um jogo das 15 da parati turbo 2003 (aquela de 6 palitos) pra andar na pista com os slicks
stepo?? pra que stepo?? hauhauhauhauahuahuh deixa atrás do banco
entendi, e como faria essa barra hein? tem alguma idéia?
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mas e aí galera, onde comprar molas especiais?
fico com o po atrás de comprar de qualquer empresa, pq muitos simplesmente pintam as molas originais e vendem como especiais …
e aí, alguma luz?
abrazzz
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o set up de pista realmente deixa o carro mais arrisco e mais na mão ao mesmo tempo rs
carro pra pista, falando de gol, se deixa a traseira bem solta, para melhorar a saida de curva e para ajudar o piloto a apontar o carro na entrada de curva, o carro fica ?timo para virar tempo mas perigoso para andar na rua.
set up de pista não é utilizavel na rua para você ter uma idéia das modificações de suspenção vai só as medidas de alinhamento:
cambagem dianteira: de +3,75? a +6? -> para chegar nisso é preciso entortar as torres e te garanto que teus pneus vão comer muito rápido
cambagem traseira: de -1? a +0,5? -> para vc ter idéia de como atraseira fica solta
alinhamento diant.: +0 a +2? divergente -> e dalhe pneu
alinhamento traseiro: -0? a +2? divertente -> olha a traseira apontando na freada rs
etc…
para se chegar a altura de regulagem é preciso cortar os bra?os de direção e soldar mais baixos.
molas de formula ajudam infinitamente, alem de muitos cal?os.
como vc pode ver é 8 ou 80 o que se usa na pista não é utilizavel na rua.
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com esse setup o carro fica melhor de curva, mas na mão não fica mesmo…fica nervoso pra caraio pra segurar ele na pista....se o cara não tiver a manha roda na reta, freando pra entrar na curva...
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procure uma marca dessas de molas esportivas tipo agkit …elas funcionam mto bem pro q vc quer e não tem erro de comprar mola cortada pintada de azul
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ok.
alem das agkit, tem as da cangoorun, prestam?
abrazzz
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onde comprar molas ag kit /:???
pra gol caixa 1987~1990
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encontrei esse modelo no site da agkit:
merc externo agkit236 volkswagen golf ii 87-92 ag kit performance
será que serve no gol??? =/
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o set up de pista realmente deixa o carro mais arrisco e mais na mão ao mesmo tempo rs
carro pra pista, falando de gol, se deixa a traseira bem solta, para melhorar a saida de curva e para ajudar o piloto a apontar o carro na entrada de curva, o carro fica ?timo para virar tempo mas perigoso para andar na rua.
set up de pista não é utilizavel na rua para você ter uma idéia das modificações de suspenção vai só as medidas de alinhamento:
cambagem dianteira: de +3,75? a +6? -> para chegar nisso é preciso entortar as torres e te garanto que teus pneus vão comer muito rápido
cambagem traseira: de -1? a +0,5? -> para vc ter idéia de como atraseira fica solta
alinhamento diant.: +0 a +2? divergente -> e dalhe pneu
alinhamento traseiro: -0? a +2? divertente -> olha a traseira apontando na freada rs
etc…
para se chegar a altura de regulagem é preciso cortar os bra?os de direção e soldar mais baixos.
molas de formula ajudam infinitamente, alem de muitos cal?os.
como vc pode ver é 8 ou 80 o que se usa na pista não é utilizavel na rua.
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isso por que vc falou somente de cambagem e alinhamento ne sem fala no caster que vc tem que jogas nas rodas dianteiras para ai sim o carro apontar nas curvas.
cabagem atraz era pra la de 3?
e pau na maquina
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sulivan as parte de seusp. eu aconselharia vc a da uma ligada na fenix amortecedores
e ela que fornece a parte de susp para os carros aqui da oficina tanto mola quanto amortecedor
vouy te falar que praticamente travadoooooooooo
outra coisa e que pra vc deixar seu motor com menos risco de qeubras seria vc colocar um cooler no seu carro para resfriar seu motor.
como vc ja tem o radiadorde eleo hehehe
essa barrinha na parte de traz do seu carro ficaria bem legallll hehehhe
http://img374.imageshack.us/img374/3980/barratraseirabh8.jpg
abraçosss
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sulivan as parte de seusp. eu aconselharia vc a da uma ligada na fenix amortecedores
e ela que fornece a parte de susp para os carros aqui da oficina tanto mola quanto amortecedor
vouy te falar que praticamente travadoooooooooo
outra coisa e que pra vc deixar seu motor com menos risco de qeubras seria vc colocar um cooler no seu carro para resfriar seu motor.
como vc ja tem o radiadorde eleo hehehe
essa barrinha na parte de traz do seu carro ficaria bem legallll hehehhe
http://img374.imageshack.us/img374/3980/barratraseirabh8.jpg
abraçosss
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tu por acaso sabe se com essa barra ( que estou querendo fazer tbm no gts ) cabe o estepe entre a barra e o banco traseiro ( obvio que qdo o carro estiver com o banco hauah )
abs
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i.c. e barra anti-torção trazeira serão colocados no carro sim.
essa da foto é muito grande (que por sinal está instalada no carro do gabrace aqui do pp proprietario de um gol gt), a imohr tem uma bem interessante, que prende em cima, assim, acho que será possível usar o step de boa.
também serão instaladas barras estabilizadoras dianteira (da s10 conforme sugerido pelo quarteto ) e a trazeira tbm sugerida pelo quarteto
sobre a suspensão, vou 1o correr atrás das molas da ag kit, não confio na fenix, e não quero um carro travado com os atuais amortecedores o carro ja é duro, mais que isso vou matar o carro.
**onde encontrar essa malditas molas hein?
acho que vou ter que importar la dos nossos hermanos argentinos…
www.agkit.com (confiram, o site é bem interessante)**
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tu por acaso sabe se com essa barra ( que estou querendo fazer tbm no gts ) cabe o estepe entre a barra e o banco traseiro ( obvio que qdo o carro estiver com o banco hauah )
abs
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eh o estepe não fica no lugar não rsrsrs
e como o sulivan disse essa foto e do carro do gab race aqui do pp
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dá uma olhada nas cangoorun sullivan, eu uso e gosto bastante, e acha fácil na net pra comprar.
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eh o estepe não fica no lugar não rsrsrs
e como o sulivan disse essa foto e do carro do gab race aqui do pp
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no lugar original eu to ligado que nao cabe, mas entre a barra e o banco traseiro cabe?
alguem sabe o $$ dessa barra superior traseira da imohr?
abs
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depois mede com um paquémetro a espessura da barra estabilizadora dianteira original do seu carro e mede todas as de s10 q vc achar na loja…a diferença não é pra ser muito grande
e se vc conseguir adaptar uma barra estabilizadora no eixo traseiro original vw sem isso, poste aqui fotos e tutorial pra fazer...isso interessa a muita gente aqui