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Enchimento volumetrico

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    * Caroline Stella *
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    #12

    complicado carol…

    se eu tivesse condições faria o teste com o mesmo equipamento e as duas taxas pra matar de vez... vou te falar que não é ilógico o lance do enchimento , mas será que compensa destaxar o motor e perder torque é essas coisas acabam sendo uma balança e equilibrá-la nem sempre é uma tarefa fácil.

    daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

    em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

    depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

    qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

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      16volts
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      #13

      daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

      em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

      depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

      qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

      eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

      é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

      na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

      se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

      http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

      não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

      não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

      de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

      abraços :hauhau:

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        * Caroline Stella *
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        #14

        daniel, acho q vc postou a resposta no tpc errado hehehehe

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          16volts
          escreveu em última edição por
          #15

          putz, verdade…

          tem como transferir o post é heheeh

          foi mal

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          • S Offline
            S Offline
            sleep
            escreveu em última edição por
            #16

            carol

            na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

            ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

            nao sou das antigas por aqui… mas logo que cheguei fui em busca do topico que originou essa citação e tambem procurei em outros topicos os tais calculos e nao os achei... :hauhau:

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            • N Offline
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              Nick_Destroyer
              escreveu em última edição por
              #17

              pode ser verdade…. mas não estou convencido até obtermos a fórmula.

              dos bons, velhos e verdadeiros livros.

              faz sentido o de menor taxa e mais pressão render maisó claro... e isso não é nada mais que o óbvio. afinal o compressor de maior pressão vai deslocar uma massa de ar maior. logo o enchimento será maior.

              também temos que notar que pressão excessiva na câmara leva a mistura muito ricas e pouco avanço de ignição. isso rouba muita potência. principalmente o ponto.

              vamo esperar para ver.....

              carol, não tem como você passar esta matéria para o pessoal aqui do forum... ou pelo menos o título?

              abraço

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              • G Offline
                G Offline
                gti-xxe
                escreveu em última edição por
                #18

                bom pelo que vi o motor destaxado e com mais pressao rende mais

                mas me corijao se eu estiver erado

                quanto mais pressao mais cv s, serto

                para por mais pressao terei que destaxar o motor, serto

                entao para motores fortes usar motor destaxado com mais pressao

                se eu quero menos potencia e um motor mais esperto vou usar mais taxa e menos pressao e terei menos potencia porem um motor mais esperto de baixa, serto

                agora se pegarmos dois motores para rodar com 0,6k um taxado e um destaxado o taxado vai surar o destaxado, serto

                porem o destaxado e so aumentar a pressao que virao mais cvs mas comparando os dois com a mesma pressao o taxado e mais forte e nao pode esceder o seu limite enquanto o destaxado pode trabalhar com maior pressao consequentemente tera mais potencia

                em resumo cada preparação tem as suas vantagens se quer menos potencia monta mais taxado e se quer grande cavalaria usa destaxado

                lembrando que o taxado e muito mais economico que o destaxado

                me corijao se estou erado

                e la vai um exemplo

                se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

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                • R Offline
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                  Ricardo
                  escreveu em última edição por
                  #19

                  na minha opinião, um bom parâmetro - claro, dentro das devidas proporções - é a taxa que as fábricas usam nos turbo originais.

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
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                    coisa_triste
                    escreveu em última edição por
                    #20

                    certo…

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                    • G Offline
                      G Offline
                      gti-xxe
                      escreveu em última edição por
                      #21

                      concordo

                      mas asa fabricas calculao a taxa para aquela potencia de fabrica

                      1 Resposta Última resposta
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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #22

                        turbo de fábrica leva em conta diversos fatores, como consumo, emissões, potência, dirigibilidade e tal.

                        ja nós, vamos em busca de potência em primeiro lugar, e em seguida de dirigibilidade. consumo fica em 2º plano. então baixamos mais a taxa do os fabricantes. eles usam em média 8:1, e até mesmo 7,8:1 de taxa como era o uno turbo ou o tempra turbo, não lembro ao certo. ambos eram movidos a gasolina. usamos taxa nesse patamar rodando com alcool, ja que vamos muito além de 1 bar de pressão como vinham nesses dois modelos q citei.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
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                          gti-xxe
                          escreveu em última edição por
                          #23

                          o novo audi 2.0 turbo usa 10,5:1 de taxa pra 200cv

                          para um carro nacional com esta taxa ex: o ap 2.0, da pra usar quanto de pressao?

                          1 Resposta Última resposta
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                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #24

                            não existe como comparar diretamente o 2.0 usado no audi com o 2.0 de santana.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #25

                              concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                              se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                              tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                * Caroline Stella *
                                escreveu em última edição por
                                #26

                                fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                                a intenção de se usar taxa baixa nos motores a alcool hj em dia nada tem a ver com detonação, ponto & cia, como era a algumas décadas.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  #27

                                  concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                                  se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                                  tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                                  compartilho da mesma opinião.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    #28

                                    fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                                    sim, sim. por isso coloquei ali no meu post alcool/metanol .

                                    o pessoal tem usado na casa dos 9/9.5 tanto pra um qto pra outo, diferenciando o acerto no tanto de ponto que da (ou tira).

                                    tem historias ai de gente andando com ponto quase 0 la no alto e socando pressão pra dentro pro bicho render horrores.

                                    :hauhau:

                                    agora nitrometano sao ooooooooooutros 500.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #29

                                      e la vai um exemplo

                                      se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

                                      se for ap mi, monte o turbo no motor original de fábrica q aguenta 240 cvs na boa

                                      se for meu vts essa pot vem c 0,2 a 0,3 de turbo :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #30

                                        fluff

                                        vc disse que usao o ponto a quase 0 pra poder por pressao e assim render mais

                                        se isso for usado em um motor de miolo original vai traser rendimento ou nao, ou isso e um caso so para os motores top pra arancada somente

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          #31

                                          caroline

                                          concordo que nao da para comparar

                                          oque eu quis expor foi a taxa que e usada no motor audi

                                          e sabendo que nao tem nada a ver um motor com outro saber quanto se pode por de presao no motor do santana somente para ter uma base de quanto ele aguenta

                                          blz

                                          1 Resposta Última resposta

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