Enchimento volumetrico
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daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.
em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.
depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.
qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa
eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd
é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...
na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.
se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso
http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg
não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.
não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico
de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m
abraços
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daniel, acho q vc postou a resposta no tpc errado hehehehe
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carol
na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria
ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...
nao sou das antigas por aqui… mas logo que cheguei fui em busca do topico que originou essa citação e tambem procurei em outros topicos os tais calculos e nao os achei...
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pode ser verdade…. mas não estou convencido até obtermos a fórmula.
dos bons, velhos e verdadeiros livros.
faz sentido o de menor taxa e mais pressão render maisó claro... e isso não é nada mais que o óbvio. afinal o compressor de maior pressão vai deslocar uma massa de ar maior. logo o enchimento será maior.
também temos que notar que pressão excessiva na câmara leva a mistura muito ricas e pouco avanço de ignição. isso rouba muita potência. principalmente o ponto.
vamo esperar para ver.....
carol, não tem como você passar esta matéria para o pessoal aqui do forum... ou pelo menos o título?
abraço
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bom pelo que vi o motor destaxado e com mais pressao rende mais
mas me corijao se eu estiver erado
quanto mais pressao mais cv s, serto
para por mais pressao terei que destaxar o motor, serto
entao para motores fortes usar motor destaxado com mais pressao
se eu quero menos potencia e um motor mais esperto vou usar mais taxa e menos pressao e terei menos potencia porem um motor mais esperto de baixa, serto
agora se pegarmos dois motores para rodar com 0,6k um taxado e um destaxado o taxado vai surar o destaxado, serto
porem o destaxado e so aumentar a pressao que virao mais cvs mas comparando os dois com a mesma pressao o taxado e mais forte e nao pode esceder o seu limite enquanto o destaxado pode trabalhar com maior pressao consequentemente tera mais potencia
em resumo cada preparação tem as suas vantagens se quer menos potencia monta mais taxado e se quer grande cavalaria usa destaxado
lembrando que o taxado e muito mais economico que o destaxado
me corijao se estou erado
e la vai um exemplo
se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado
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certo…
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turbo de fábrica leva em conta diversos fatores, como consumo, emissões, potência, dirigibilidade e tal.
ja nós, vamos em busca de potência em primeiro lugar, e em seguida de dirigibilidade. consumo fica em 2º plano. então baixamos mais a taxa do os fabricantes. eles usam em média 8:1, e até mesmo 7,8:1 de taxa como era o uno turbo ou o tempra turbo, não lembro ao certo. ambos eram movidos a gasolina. usamos taxa nesse patamar rodando com alcool, ja que vamos muito além de 1 bar de pressão como vinham nesses dois modelos q citei.
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não existe como comparar diretamente o 2.0 usado no audi com o 2.0 de santana.
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concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .
se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.
tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .
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fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.
a intenção de se usar taxa baixa nos motores a alcool hj em dia nada tem a ver com detonação, ponto & cia, como era a algumas décadas.
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concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .
se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.
tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .
compartilho da mesma opinião.
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fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.
sim, sim. por isso coloquei ali no meu post alcool/metanol .
o pessoal tem usado na casa dos 9/9.5 tanto pra um qto pra outo, diferenciando o acerto no tanto de ponto que da (ou tira).
tem historias ai de gente andando com ponto quase 0 la no alto e socando pressão pra dentro pro bicho render horrores.
agora nitrometano sao ooooooooooutros 500.
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caroline
concordo que nao da para comparar
oque eu quis expor foi a taxa que e usada no motor audi
e sabendo que nao tem nada a ver um motor com outro saber quanto se pode por de presao no motor do santana somente para ter uma base de quanto ele aguenta
blz
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fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura).
desviando um pouco o tópico, onde acho nitrometano? é fácil de achar? é pra aeromodelismo…