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Enchimento volumetrico

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    16volts
    escreveu em última edição por
    #13

    daniel, no começo, qdo me falaram (o mack) a respeito disso eu estranhei. passou um tempo e li um extenso artigo na revista turbo & high performance magazine, q vc sabe ser uma bíblia de preparação internacional, onde estavam testando um motor taxado e com menor pressão x um destaxado e com mais pressão. a vitória foi do motor com menor taxa e pouca coisa a mais de pressão.

    em seguida tive acesso a esse soft, vendido pra mim pelo carlos (cunhado do flavio ancona) em pessoa, que tb explicou um pouco sobre o lance de taxa, q eles la ja haviam feito tudo o q foi teste e motor com menor taxa rendia bem mais.

    depois foi minha vez de testar tudo isso. então falo com experiência de vida q o tal lance de menor taxa realmente tras mais rendimento.

    qto a pegada, lembra q comentei varias vzs aqui a tempos, q tudo isso tem um jeito, da mesma forma q o pessoal converte carros de gasolina p/ alcool mantendo a taxa baixa e ainda assim tem força em baixa :hauhau:

    eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

    é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

    na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

    se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

    http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

    não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

    não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

    de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

    abraços :hauhau:

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      * Caroline Stella *
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      #14

      daniel, acho q vc postou a resposta no tpc errado hehehehe

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        16volts
        escreveu em última edição por
        #15

        putz, verdade…

        tem como transferir o post é heheeh

        foi mal

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        • S Offline
          S Offline
          sleep
          escreveu em última edição por
          #16

          carol

          na época desse topico eu usie a busca e num achei as formulas… e sinceramente desconfio um pouco delas... o enchimento num é algo estático... depende da rotação e uma série de coisas... se vc puder ver se acha as formulas eu agradeceria

          ps: estes softwares nem semrpe são 100% confiáveis, como por exemplo os dino200 da vida...

          nao sou das antigas por aqui… mas logo que cheguei fui em busca do topico que originou essa citação e tambem procurei em outros topicos os tais calculos e nao os achei... :hauhau:

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          • N Offline
            N Offline
            Nick_Destroyer
            escreveu em última edição por
            #17

            pode ser verdade…. mas não estou convencido até obtermos a fórmula.

            dos bons, velhos e verdadeiros livros.

            faz sentido o de menor taxa e mais pressão render maisó claro... e isso não é nada mais que o óbvio. afinal o compressor de maior pressão vai deslocar uma massa de ar maior. logo o enchimento será maior.

            também temos que notar que pressão excessiva na câmara leva a mistura muito ricas e pouco avanço de ignição. isso rouba muita potência. principalmente o ponto.

            vamo esperar para ver.....

            carol, não tem como você passar esta matéria para o pessoal aqui do forum... ou pelo menos o título?

            abraço

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              gti-xxe
              escreveu em última edição por
              #18

              bom pelo que vi o motor destaxado e com mais pressao rende mais

              mas me corijao se eu estiver erado

              quanto mais pressao mais cv s, serto

              para por mais pressao terei que destaxar o motor, serto

              entao para motores fortes usar motor destaxado com mais pressao

              se eu quero menos potencia e um motor mais esperto vou usar mais taxa e menos pressao e terei menos potencia porem um motor mais esperto de baixa, serto

              agora se pegarmos dois motores para rodar com 0,6k um taxado e um destaxado o taxado vai surar o destaxado, serto

              porem o destaxado e so aumentar a pressao que virao mais cvs mas comparando os dois com a mesma pressao o taxado e mais forte e nao pode esceder o seu limite enquanto o destaxado pode trabalhar com maior pressao consequentemente tera mais potencia

              em resumo cada preparação tem as suas vantagens se quer menos potencia monta mais taxado e se quer grande cavalaria usa destaxado

              lembrando que o taxado e muito mais economico que o destaxado

              me corijao se estou erado

              e la vai um exemplo

              se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

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              • R Offline
                R Offline
                Ricardo
                escreveu em última edição por
                #19

                na minha opinião, um bom parâmetro - claro, dentro das devidas proporções - é a taxa que as fábricas usam nos turbo originais.

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  coisa_triste
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  certo…

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    gti-xxe
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    concordo

                    mas asa fabricas calculao a taxa para aquela potencia de fabrica

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      turbo de fábrica leva em conta diversos fatores, como consumo, emissões, potência, dirigibilidade e tal.

                      ja nós, vamos em busca de potência em primeiro lugar, e em seguida de dirigibilidade. consumo fica em 2º plano. então baixamos mais a taxa do os fabricantes. eles usam em média 8:1, e até mesmo 7,8:1 de taxa como era o uno turbo ou o tempra turbo, não lembro ao certo. ambos eram movidos a gasolina. usamos taxa nesse patamar rodando com alcool, ja que vamos muito além de 1 bar de pressão como vinham nesses dois modelos q citei.

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                      • G Offline
                        G Offline
                        gti-xxe
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        o novo audi 2.0 turbo usa 10,5:1 de taxa pra 200cv

                        para um carro nacional com esta taxa ex: o ap 2.0, da pra usar quanto de pressao?

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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          não existe como comparar diretamente o 2.0 usado no audi com o 2.0 de santana.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Fluff
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                            se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                            tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                            1 Resposta Última resposta
                            • * Offline
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                              * Caroline Stella *
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                              a intenção de se usar taxa baixa nos motores a alcool hj em dia nada tem a ver com detonação, ponto & cia, como era a algumas décadas.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                concordo com tudo que foi dito mas hoje temos recursos pra contorar os problemas de taxa alta que existiam antigamente e assim chegar num equilibrio .

                                se voce for olha hoje na pista, é dificil ver um carro destaxadao igual existia antes… principalmente nos multivalvulas. galera ta rodando com 9/9.5 de taxa no alcool/metanol e socando pressao pra dentro.

                                tudo é uma questão de acerto. hoje voce consegue contornar todos os problemas de se alimentar, gerenciar ponto, etc em um turbo com taxa alta .

                                compartilho da mesma opinião.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fluff
                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura). tanto taxa qto quantidade de combustivel a ser injetada.

                                  sim, sim. por isso coloquei ali no meu post alcool/metanol .

                                  o pessoal tem usado na casa dos 9/9.5 tanto pra um qto pra outo, diferenciando o acerto no tanto de ponto que da (ou tira).

                                  tem historias ai de gente andando com ponto quase 0 la no alto e socando pressão pra dentro pro bicho render horrores.

                                  :hauhau:

                                  agora nitrometano sao ooooooooooutros 500.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    #29

                                    e la vai um exemplo

                                    se quero um motor de 240cv como vou montar taxado ou destaxado

                                    se for ap mi, monte o turbo no motor original de fábrica q aguenta 240 cvs na boa

                                    se for meu vts essa pot vem c 0,2 a 0,3 de turbo :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #30

                                      fluff

                                      vc disse que usao o ponto a quase 0 pra poder por pressao e assim render mais

                                      se isso for usado em um motor de miolo original vai traser rendimento ou nao, ou isso e um caso so para os motores top pra arancada somente

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                                      • G Offline
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                                        #31

                                        caroline

                                        concordo que nao da para comparar

                                        oque eu quis expor foi a taxa que e usada no motor audi

                                        e sabendo que nao tem nada a ver um motor com outro saber quanto se pode por de presao no motor do santana somente para ter uma base de quanto ele aguenta

                                        blz

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #32

                                          fluff, lembre que taxa pra alcool é uma, e pra metanol é outra, bem mais alta (e mais alta ainda se tiver nitrometano na mistura).

                                          desviando um pouco o tópico, onde acho nitrometano? é fácil de achar? é pra aeromodelismo… :hauhau:

                                          1 Resposta Última resposta

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