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Plenum 16v gm

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • B Offline
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    buxim
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    #2

    não seria mais interessante se o suporte para os bicos ficasse um pouco mais distante do cabeçote ?

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    • B Offline
      B Offline
      blue label
      escreveu em última edição por
      #3

      opa toda ideia e bem vinda

      fiz assim afastei 30mm o ponto do centro d flange e tracei uma linha com 25graus

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        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #4

        qual a simulação ou teoria aplicada na criação desse projeto onde se obteve a conclusão de que o duto mais distante da borboleta estará dispondo do mesmo fluxo de ar em relação ao primeiro duto?

        esse é o princípio básico de um coletor eficiênte.

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          16volts
          escreveu em última edição por
          #5

          qual a simulação ou teoria aplicada na criação desse projeto onde se obteve a conclusão de que o duto mais distante da borboleta estará dispondo do mesmo fluxo de ar em relação ao primeiro duto?

          esse é o princípio básico de um coletor eficiênte.

          na realidade o duto mais distante tende a receber maior fluxo de ar… curioso não?? ehhee..

          o fluído tende a percorrer o caminho com curvas mais suaves. se meu pitaco serve pra alguma coisa, eu diria pra vc distanciar um pouco a borboleta em relação ao duto do 1o cilindro.

          ou, melhor ainda, usar um coletor original, que pro nível de potência das ruas dá e sobra...

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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #6

            daniel, explique melhor o começo da sua frase :hauhau:

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            • B Offline
              B Offline
              blue label
              escreveu em última edição por
              #7

              o que acontece e que pra carros turbos a velocidade de enchimento e muito alta entuam naum se faz necessario o rebaixo da parte traseira.

              vi varios estudo e revistas gringas com materias e calculos

              a informação do 16v procede vou fazer ainda um cotovelo para colocar a borboleta mais distante

              pensei ate em fazer uma semi esfera no fundo pra tirar o impacto do ar direto na parede

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              • A Offline
                A Offline
                Andre Silva
                escreveu em última edição por
                #8

                respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

                isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

                http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

                1 Resposta Última resposta
                • 1 Offline
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                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

                  é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

                  na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

                  http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif

                  se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

                  http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

                  não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

                  não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

                  de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

                  abraços :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    blue label
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

                    isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

                    http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

                    show

                    tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo

                    mais distantes pra mistura ficar mais homogenea

                    legal pacas essa materia

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
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                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

                      pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

                      na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                      mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                      o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                      1 Resposta Última resposta
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                        escreveu em última edição por
                        #12

                        pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

                        na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                        mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                        o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                        concordo plenumamente hehehehehehehe

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #13

                          na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                          mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                          o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                          eles parecem avançar pelo desenho

                          mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                          e isso ai

                          a ideia de afunilar o final e para aspirados

                          no turbo a velocidade do ar vem maior

                          na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                          que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                          e o principio de helmholtz resonator

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #14

                            eles parecem avançar pelo desenho

                            mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                            e isso ai

                            a ideia de afunilar o final e para aspirados

                            no turbo a velocidade do ar vem maior

                            na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                            que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                            e o principio de helmholtz resonator

                            uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

                            o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

                            o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

                            mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #15

                              bem agora achei o ponto de equilibrio do original

                              ficou muito proximo do original

                              1 Resposta Última resposta
                              • 1 Offline
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                                16volts
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                cara, não me leve a mal, por favor hehe

                                mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                                digo por conhecimento da causa

                                abraços

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                                  ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                                  mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #18

                                    cara, não me leve a mal, por favor hehe

                                    mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                                    digo por conhecimento da causa

                                    abraços

                                    :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                                    coloquei somente para os passos do projetos

                                    agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                                    opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                                    essa parte pra min e teta

                                    e provavelmente num tenha solda ali naum

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      #19

                                      se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                                      ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                                      mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                                      legal mas e turbo

                                      teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                                      manjou

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
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                                        #20

                                        ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          #21

                                          legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui

                                          http://www.sbdev.co.uk/air_filters/air_box…king_plates.htm

                                          1 Resposta Última resposta

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