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Plenum 16v gm

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    16volts
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    #9

    eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

    é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

    na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

    http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif

    se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

    http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

    não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

    não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

    de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

    abraços :hauhau:

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    • B Offline
      B Offline
      blue label
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      #10

      respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

      isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

      http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

      show

      tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo

      mais distantes pra mistura ficar mais homogenea

      legal pacas essa materia

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      • S Offline
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        streit
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        #11

        eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

        pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

        na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

        mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

        o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #12

          pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

          na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

          mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

          o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

          concordo plenumamente hehehehehehehe

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          • B Offline
            B Offline
            blue label
            escreveu em última edição por
            #13

            na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

            mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

            o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

            eles parecem avançar pelo desenho

            mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

            e isso ai

            a ideia de afunilar o final e para aspirados

            no turbo a velocidade do ar vem maior

            na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

            que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

            e o principio de helmholtz resonator

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            • S Offline
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              streit
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              #14

              eles parecem avançar pelo desenho

              mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

              e isso ai

              a ideia de afunilar o final e para aspirados

              no turbo a velocidade do ar vem maior

              na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

              que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

              e o principio de helmholtz resonator

              uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

              o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

              o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

              mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

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              • B Offline
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                blue label
                escreveu em última edição por
                #15

                bem agora achei o ponto de equilibrio do original

                ficou muito proximo do original

                1 Resposta Última resposta
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                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  cara, não me leve a mal, por favor hehe

                  mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                  digo por conhecimento da causa

                  abraços

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                  • R Offline
                    R Offline
                    rbsmontemor
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                    ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                    mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #18

                      cara, não me leve a mal, por favor hehe

                      mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                      digo por conhecimento da causa

                      abraços

                      :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                      coloquei somente para os passos do projetos

                      agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                      opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                      essa parte pra min e teta

                      e provavelmente num tenha solda ali naum

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #19

                        se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                        ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                        mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                        legal mas e turbo

                        teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                        manjou

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                        • B Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #20

                          ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
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                            danielparati
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui

                            http://www.sbdev.co.uk/air_filters/air_box…king_plates.htm

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #22

                              o que voce quer e algo assim

                              esses um sai barato e o outro caro

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                #23

                                esse tipo de coisa é super tranquila de fazer.

                                se alguém tiver precisando de ajuda, é só dar um toque.

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
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                                  #24

                                  pô montar borboletas individuais e facil demias

                                  igual lego

                                  montar um plenum dimensionado ai sim o bicho pega

                                  fora que pra gm 16v com borboletas individuais tem muito material de pesquisa

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    #25

                                    o que voce quer e algo assim

                                    esses um sai barato e o outro caro

                                    algumas coisas caminham pra frente, e outras para tras. impressionante.

                                    se vcs repararem, o modelo caro é mto parecido (no formato e na distribuição) com o coletor de admissão dos vw a agua la dos anos 70…

                                    existem coisas que por serem tão simples, acabam passando desapercebidas pela maioria das pessoas.

                                    e duvido que toda galera consiga, alem de olhar, ver o que estou dizendo a anos aqui dentro hehehehe

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      #26

                                      meu que plenon feio esse

                                      sera que isso ai da eficiencia de ar na adm

                                      posso estar errado mas isso ai deve dar uma baite de uma turbulencia

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
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                                        #27

                                        esse dois ai nem conta so coloquei pra monstrar o que tinha de exemplo com 4 borboletas individuais

                                        o problema ali e espaço e depois mal projetado

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
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                                          #28

                                          mas perai to desviando do assunto principal,

                                          o comprimento do tubo

                                          coloquei 100mm mas acho que da pra chegar a 150mm

                                          isso daria mais torque em baixa

                                          1 Resposta Última resposta

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