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Plenum 16v gm

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • B Offline
    B Offline
    blue label
    escreveu em última edição por
    #1

    resolvi começar um plenum by my self

    essa e uma previa do que li e ainda estou estudando

    so coloquei pra ver como ficava mas ainda falta coisa ai ver posição dos bicos

    da borboleta o angulo correto da flange que vai no cabeçote

    algumas informações

    o diametro do duto no cabeçote vai ser 1 3/4 (to acreditando nisso como limite) porque ficou bem fino depois disso

    o diametro do tubo maior e de 4 polegas o dos tubos dentro do maior são de 2polegadas

    assim eles geram um angulo e 3 graus (talvez eu passe pra cinco talvez )

    e tava com 20 minutos livre e fiz isso aqui oia:

    ai surgiu a duvida no lance dos bicos

    peço a ajuda de voces

    alguem sabe esse angulo para os bicos?

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    • B Offline
      B Offline
      buxim
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      #2

      não seria mais interessante se o suporte para os bicos ficasse um pouco mais distante do cabeçote ?

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      • B Offline
        B Offline
        blue label
        escreveu em última edição por
        #3

        opa toda ideia e bem vinda

        fiz assim afastei 30mm o ponto do centro d flange e tracei uma linha com 25graus

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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #4

          qual a simulação ou teoria aplicada na criação desse projeto onde se obteve a conclusão de que o duto mais distante da borboleta estará dispondo do mesmo fluxo de ar em relação ao primeiro duto?

          esse é o princípio básico de um coletor eficiênte.

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            16volts
            escreveu em última edição por
            #5

            qual a simulação ou teoria aplicada na criação desse projeto onde se obteve a conclusão de que o duto mais distante da borboleta estará dispondo do mesmo fluxo de ar em relação ao primeiro duto?

            esse é o princípio básico de um coletor eficiênte.

            na realidade o duto mais distante tende a receber maior fluxo de ar… curioso não?? ehhee..

            o fluído tende a percorrer o caminho com curvas mais suaves. se meu pitaco serve pra alguma coisa, eu diria pra vc distanciar um pouco a borboleta em relação ao duto do 1o cilindro.

            ou, melhor ainda, usar um coletor original, que pro nível de potência das ruas dá e sobra...

            1 Resposta Última resposta
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              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #6

              daniel, explique melhor o começo da sua frase :hauhau:

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                blue label
                escreveu em última edição por
                #7

                o que acontece e que pra carros turbos a velocidade de enchimento e muito alta entuam naum se faz necessario o rebaixo da parte traseira.

                vi varios estudo e revistas gringas com materias e calculos

                a informação do 16v procede vou fazer ainda um cotovelo para colocar a borboleta mais distante

                pensei ate em fazer uma semi esfera no fundo pra tirar o impacto do ar direto na parede

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Andre Silva
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

                  isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

                  http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

                  1 Resposta Última resposta
                  • 1 Offline
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                    16volts
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

                    é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

                    na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

                    http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif

                    se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

                    http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

                    não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

                    não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

                    de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

                    abraços :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #10

                      respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

                      isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

                      http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

                      show

                      tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo

                      mais distantes pra mistura ficar mais homogenea

                      legal pacas essa materia

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        streit
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

                        pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

                        na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                        mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                        o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                        1 Resposta Última resposta
                        • * Offline
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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

                          na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                          mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                          o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                          concordo plenumamente hehehehehehehe

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #13

                            na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                            mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                            o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                            eles parecem avançar pelo desenho

                            mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                            e isso ai

                            a ideia de afunilar o final e para aspirados

                            no turbo a velocidade do ar vem maior

                            na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                            que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                            e o principio de helmholtz resonator

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #14

                              eles parecem avançar pelo desenho

                              mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                              e isso ai

                              a ideia de afunilar o final e para aspirados

                              no turbo a velocidade do ar vem maior

                              na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                              que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                              e o principio de helmholtz resonator

                              uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

                              o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

                              o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

                              mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                bem agora achei o ponto de equilibrio do original

                                ficou muito proximo do original

                                1 Resposta Última resposta
                                • 1 Offline
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                                  #16

                                  cara, não me leve a mal, por favor hehe

                                  mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                                  digo por conhecimento da causa

                                  abraços

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #17

                                    se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                                    ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                                    mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      #18

                                      cara, não me leve a mal, por favor hehe

                                      mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                                      digo por conhecimento da causa

                                      abraços

                                      :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                                      coloquei somente para os passos do projetos

                                      agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                                      opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                                      essa parte pra min e teta

                                      e provavelmente num tenha solda ali naum

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • B Offline
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                                        #19

                                        se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                                        ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                                        mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                                        legal mas e turbo

                                        teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                                        manjou

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                                        • B Offline
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                                          blue label
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

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