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Plenum 16v gm

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • B Offline
    B Offline
    blue label
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    #3

    opa toda ideia e bem vinda

    fiz assim afastei 30mm o ponto do centro d flange e tracei uma linha com 25graus

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      * Caroline Stella *
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      #4

      qual a simulação ou teoria aplicada na criação desse projeto onde se obteve a conclusão de que o duto mais distante da borboleta estará dispondo do mesmo fluxo de ar em relação ao primeiro duto?

      esse é o princípio básico de um coletor eficiênte.

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        16volts
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        #5

        qual a simulação ou teoria aplicada na criação desse projeto onde se obteve a conclusão de que o duto mais distante da borboleta estará dispondo do mesmo fluxo de ar em relação ao primeiro duto?

        esse é o princípio básico de um coletor eficiênte.

        na realidade o duto mais distante tende a receber maior fluxo de ar… curioso não?? ehhee..

        o fluído tende a percorrer o caminho com curvas mais suaves. se meu pitaco serve pra alguma coisa, eu diria pra vc distanciar um pouco a borboleta em relação ao duto do 1o cilindro.

        ou, melhor ainda, usar um coletor original, que pro nível de potência das ruas dá e sobra...

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          * Caroline Stella *
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          #6

          daniel, explique melhor o começo da sua frase :hauhau:

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          • B Offline
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            blue label
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            #7

            o que acontece e que pra carros turbos a velocidade de enchimento e muito alta entuam naum se faz necessario o rebaixo da parte traseira.

            vi varios estudo e revistas gringas com materias e calculos

            a informação do 16v procede vou fazer ainda um cotovelo para colocar a borboleta mais distante

            pensei ate em fazer uma semi esfera no fundo pra tirar o impacto do ar direto na parede

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            • A Offline
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              Andre Silva
              escreveu em última edição por
              #8

              respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

              isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

              http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

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              • 1 Offline
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                16volts
                escreveu em última edição por
                #9

                eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

                é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

                na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

                http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif

                se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

                http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

                não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

                não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

                de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

                abraços :hauhau:

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                • B Offline
                  B Offline
                  blue label
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

                  isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

                  http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

                  show

                  tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo

                  mais distantes pra mistura ficar mais homogenea

                  legal pacas essa materia

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                  • S Offline
                    S Offline
                    streit
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

                    pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

                    na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                    mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                    o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

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                      escreveu em última edição por
                      #12

                      pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

                      na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                      mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                      o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                      concordo plenumamente hehehehehehehe

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                      • B Offline
                        B Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #13

                        na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                        mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                        o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                        eles parecem avançar pelo desenho

                        mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                        e isso ai

                        a ideia de afunilar o final e para aspirados

                        no turbo a velocidade do ar vem maior

                        na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                        que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                        e o principio de helmholtz resonator

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
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                          streit
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          eles parecem avançar pelo desenho

                          mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                          e isso ai

                          a ideia de afunilar o final e para aspirados

                          no turbo a velocidade do ar vem maior

                          na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                          que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                          e o principio de helmholtz resonator

                          uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

                          o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

                          o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

                          mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #15

                            bem agora achei o ponto de equilibrio do original

                            ficou muito proximo do original

                            1 Resposta Última resposta
                            • 1 Offline
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                              16volts
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              cara, não me leve a mal, por favor hehe

                              mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                              digo por conhecimento da causa

                              abraços

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #17

                                se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                                ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                                mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
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                                  #18

                                  cara, não me leve a mal, por favor hehe

                                  mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                                  digo por conhecimento da causa

                                  abraços

                                  :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                                  coloquei somente para os passos do projetos

                                  agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                                  opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                                  essa parte pra min e teta

                                  e provavelmente num tenha solda ali naum

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • B Offline
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                                    #19

                                    se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                                    ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                                    mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                                    legal mas e turbo

                                    teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                                    manjou

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
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                                      #20

                                      ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        #21

                                        legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui

                                        http://www.sbdev.co.uk/air_filters/air_box…king_plates.htm

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
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                                          #22

                                          o que voce quer e algo assim

                                          esses um sai barato e o outro caro

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