Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Plenum 16v gm

Plenum 16v gm

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
28 Posts 8 Posters 2.7k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • B Offline
    B Offline
    blue label
    escreveu em última edição por
    #7

    o que acontece e que pra carros turbos a velocidade de enchimento e muito alta entuam naum se faz necessario o rebaixo da parte traseira.

    vi varios estudo e revistas gringas com materias e calculos

    a informação do 16v procede vou fazer ainda um cotovelo para colocar a borboleta mais distante

    pensei ate em fazer uma semi esfera no fundo pra tirar o impacto do ar direto na parede

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      Andre Silva
      escreveu em última edição por
      #8

      respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

      isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

      http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

      1 Resposta Última resposta
      • 1 Offline
        1 Offline
        16volts
        escreveu em última edição por
        #9

        eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

        é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...

        na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.

        http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif

        se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso

        http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg

        não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.

        não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico

        de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m

        abraços :hauhau:

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          blue label
          escreveu em última edição por
          #10

          respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)

          isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...

          http://www.hotrod.com/pitstop/hrdp_0704_pi…tion/index.html

          show

          tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo

          mais distantes pra mistura ficar mais homogenea

          legal pacas essa materia

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            streit
            escreveu em última edição por
            #11

            eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd

            pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

            na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

            mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

            o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #12

              pq então vc largou a engenharia sua puta véia? :hauhau:

              na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

              mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

              o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

              concordo plenumamente hehehehehehehe

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                blue label
                escreveu em última edição por
                #13

                na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.

                mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.

                o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.

                eles parecem avançar pelo desenho

                mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                e isso ai

                a ideia de afunilar o final e para aspirados

                no turbo a velocidade do ar vem maior

                na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                e o principio de helmholtz resonator

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  eles parecem avançar pelo desenho

                  mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo

                  e isso ai

                  a ideia de afunilar o final e para aspirados

                  no turbo a velocidade do ar vem maior

                  na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai

                  que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel

                  e o principio de helmholtz resonator

                  uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.

                  o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.

                  o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.

                  mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    blue label
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    bem agora achei o ponto de equilibrio do original

                    ficou muito proximo do original

                    1 Resposta Última resposta
                    • 1 Offline
                      1 Offline
                      16volts
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      cara, não me leve a mal, por favor hehe

                      mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                      digo por conhecimento da causa

                      abraços

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        rbsmontemor
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                        ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                        mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          blue label
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          cara, não me leve a mal, por favor hehe

                          mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...

                          digo por conhecimento da causa

                          abraços

                          :hauhau: cara num tem erro pode perguntar.

                          coloquei somente para os passos do projetos

                          agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju :hauhau:

                          opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo

                          essa parte pra min e teta

                          e provavelmente num tenha solda ali naum

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            blue label
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.

                            ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum

                            mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk

                            legal mas e turbo

                            teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido

                            manjou

                            1 Resposta Última resposta
                            • B Offline
                              B Offline
                              blue label
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                danielparati
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                legal esse topico vou acompanhar vou no meu projeto a ideia a usar um plenum em cima das itbs puxando ar de um filtro na ponta +/- igual esse aqui

                                http://www.sbdev.co.uk/air_filters/air_box…king_plates.htm

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
                                  B Offline
                                  blue label
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  o que voce quer e algo assim

                                  esses um sai barato e o outro caro

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    streit
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    esse tipo de coisa é super tranquila de fazer.

                                    se alguém tiver precisando de ajuda, é só dar um toque.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • B Offline
                                      B Offline
                                      blue label
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      pô montar borboletas individuais e facil demias

                                      igual lego

                                      montar um plenum dimensionado ai sim o bicho pega

                                      fora que pra gm 16v com borboletas individuais tem muito material de pesquisa

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
                                        * Offline
                                        * Caroline Stella *
                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        o que voce quer e algo assim

                                        esses um sai barato e o outro caro

                                        algumas coisas caminham pra frente, e outras para tras. impressionante.

                                        se vcs repararem, o modelo caro é mto parecido (no formato e na distribuição) com o coletor de admissão dos vw a agua la dos anos 70…

                                        existem coisas que por serem tão simples, acabam passando desapercebidas pela maioria das pessoas.

                                        e duvido que toda galera consiga, alem de olhar, ver o que estou dizendo a anos aqui dentro hehehehe

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
                                          D Offline
                                          danielparati
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          meu que plenon feio esse

                                          sera que isso ai da eficiencia de ar na adm

                                          posso estar errado mas isso ai deve dar uma baite de uma turbulencia

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários