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Taxa x pressão

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    overspeed
    escreveu em última edição por
    #16

    taxa de mais = quebra

    taxa de menos = maior consumo, menor resposta ao acelerador (ainda mais em giro baixo), menor torque antes da turbina entrar…

    o certo entaum é vc fazer um projeto antes de começar...

    se vai usar uns 0,6bar… pode ir até de 12:1 que dificilmente quebra no alcool

    uns 0,8bar… vai la na casa dos 11

    uns 1bar …. na casa dos 10:1

    uns 1,2bar… na casa dos 9

    mais que 1,5 bar... na casa dos 8,5

    isso mais ou menos né... depende do motor e do acerto...

    lembrando que as vezes num adianta baixar a taxa...tem que usar pistões que a canaleta aguente a potencia gerada... seja forjados, seja com elas deslocadas e mais grossas como os turbo de fabrica...

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    • R Offline
      R Offline
      riosinfo
      escreveu em última edição por
      #17

      taxa de mais = quebra

      taxa de menos = maior consumo, menor resposta ao acelerador (ainda mais em giro baixo), menor torque antes da turbina entrar…

      o certo entaum é vc fazer um projeto antes de começar...

      se vai usar uns 0,6bar… pode ir até de 12:1 que dificilmente quebra no alcool

      uns 0,8bar… vai la na casa dos 11

      uns 1bar …. na casa dos 10:1

      uns 1,2bar… na casa dos 9

      mais que 1,5 bar... na casa dos 8,5

      isso mais ou menos né... depende do motor e do acerto...

      lembrando que as vezes num adianta baixar a taxa...tem que usar pistões que a canaleta aguente a potencia gerada... seja forjados, seja com elas deslocadas e mais grossas como os turbo de fabrica...

      então over só uma perguntinha será que no meu motor gm 1.8 8v f1 com 9.5 de taxa original, da pra andar com 1.0 bar tranquilo com uma apl 525 com rotor 48,5 caixa fria .50 e caixa quente .58 ou .63 pulsativo enchendo à +-3.5k ???

      abraço… :humpft:

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      • F Offline
        F Offline
        Fiasa Power
        escreveu em última edição por
        #18

        a taxa dinâmica existe sim , aliás é a taxa dinâmica que existe de fato . a diferença é que é uma grandeza variável , aliás a grandeza determinante , prática . como a variação de fluxo admitido o que influi diretamente na taxa dinâmica e é variável .

        taxa estática sim , é apenas um parâmetro .

        e taxa dinâmica existe para motores sobrealimentados e aspirados também . o problema é que estimá-la é uma coisa muito difícil . mais fácil mesmo ficar com a taxa estática .

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #19

          eu jah sou fa dos motores com uma taxa mais esperta.

          na casa dos 10:1 / 11:1 de taxa.

          simplesmente pelo fato do motor ser termodinamico.

          com uma taxa mais esperta ele aproveita mais o calor do combustivel

          gerado pela compressao alta.

          **o que adianta ser destaxado e admitir um volume maior ( na qual eu tbm naum acredito ).

          se ele naum aproveita nada do calor que poderia ser gerado por ele admitido.**

          alem da desvantagem de ter que trabalhar com uma pressao da turbina maior para andar bem.

          com taxa ele trabalha com uma pressao da turbina menor e consequentemente admitindo um ar mais fresco .

          trabalhando dentro de uma faixa ideal.

          sei que muita gente eh contra sobre a minha opniao.

          abracos.

          amigo , respeito a sua opinião , mas temos uma questão de variáveis aí . o que vc acha se enquadra muito melhor quando pensamos num motor naturalmente aspirado .

          a taxa de compressão (estática) é uma relação entre um certo volume (pode ser de qualquer coisa gasosa) admitido até o ponto morto inferior e que é comprimida em determinado espaço até o pms . quando falamos em motores sobrealimentados , não temos mais a admissão passiva , mas sim uma admissão ativa e isso envolve velocidade do fluxo e densidade do mesmo . veja que não estou falando em pressão , mas em fluxo , muito embora sejam grandezas dependentes nesse caso .

          o motor sobrealimentado com baixa taxa tende a aproveitar muito melhor esse gradiente , o da velocidade da admissão de mistura para um melhor enchimento dos cilindros (com camara de combustão incluso , o que não acontece em motor aspirado) sem tanto risco de quebra . e por aproveitar melhor esse gradiente , terá um rendimento muito mais elástico , totalmente diferente do motor taxado , nas diferentes fases de rotação . pensar no motor sobrealimentado com taxa de compressão alta , é pensar o motor sobrealimentado como se pensa um motor n/a , não aproveitando seu potencial .

          e não sou eu que digo isso apenas , são os dinamômetros , os engenheiros da f1 , os preparadores , a física aplicada , etc …

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            Opalinha
            escreveu em última edição por
            #20

            quanto numero bonito, parece aula de faculdade

            na teoria, a pratica é outra

            quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar

            3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:

            1: o primeiro post do amigo.

            2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)

            3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp

            o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TuningBrasil
              escreveu em última edição por
              #21

              3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp

              oooops…os top fuel / funny cars atualmente andam com taxa de compressão na casa dos 6.5:1 / 7.0:1. e, pasmem, variam a taxa entre os rounds :pix:

              imagine taxa de 16:1 com nitrometano e comprimido nem ligava... :hauhau:

              quem anda com taxa bem alta são os pro stock (aspirados)...mas não usam nitrometano.

              aliás, a nhra vai testar esta semana as seguintes alterações pros big dogs , que andam com nitrometano (tf e fc):

              1.) 4.187 bore

              2.) 3.750 stroke

              3.) 7 to 1 compression

              4.) single 70-gallon fuel pump

              5.) 15% overdrive on the blower

              6.) timing management as is

              7.) 350 rear end gear

              8.) 90% nitro methane limit

              9.) no rev-limiter

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #22

                2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)

                isso acima já percebí/comprovei

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fiasa Power
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  quanto numero bonito, parece aula de faculdade

                  **na teoria, a pratica é outra

                  quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar**

                  3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:

                  1: o primeiro post do amigo.

                  2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)

                  3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp

                  o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso

                  não é não . tanto que sua afirmação comprova justamente o princípio teórico . o problema é que nesse caso taxa estática não significa taxa real . só isso .

                  e , me desculpe , mas no fim das contas concepção e preparação de motores é um monte de números bonitinhos . ninguém faz nada no olhômetro .

                  pelo menos não com seriedade :hauhau: …

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    quanto numero bonito, parece aula de faculdade

                    na teoria, a pratica é outra

                    quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar

                    3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:

                    1: o primeiro post do amigo.

                    2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)

                    3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp

                    o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso

                    2: se não souber acertar motor, melhor deixar taxado mesmo. preferencialmente sem turbo…

                    3: :hauhau: nada a ver

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      eu acredito no que eu vi, e o que eu vi foi carro com tudo isso que vocês falaram q deixa o carro uma merda de baixa, que não rende nada e todo esse mimimi vindo forte desde a baixa, cheio de torque e rendendo um absurdo

                      carro com comandaralho, cabeçote na casquinha, taxa de f1, turbo grande, etc….tudo pra, teoricamente, não ter força nem pra se manter girando na marcha-lenta

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        eu acredito no que eu vi, e o que eu vi foi carro com tudo isso que vocês falaram q deixa o carro uma merda de baixa, que não rende nada e todo esse mimimi vindo forte desde a baixa, cheio de torque e rendendo um absurdo

                        carro com comandaralho, cabeçote na casquinha, taxa de f1, turbo grande, etc….tudo pra, teoricamente, não ter força nem pra se manter girando na marcha-lenta

                        deixa pra la.

                        quem nunca viu algo bem feito e/ou quem não sabe fazer direito, acaba duvidando mesmo.

                        obs: vc tem q andar novamente nesse tal carro. não tem chumbo q fique preso nas rodas durante as retomadas, acho q vou comprar uma maquina de balancear :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          Caracol
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          eu ando meio afastado, mas pqp, ainda bem que não deletei minha conta, preciso passar aqui pra rir disso ainda…

                          afinal, taxa baixa, turbo grande é uma merda, tá certo... pqp...

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            pepsimanbr
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            eu tive turbo taxado 12:1 com 0,6kg e agora estou com uns 8,5:1 de taxa com 1,4kg, eu não senti diferença no torque em baixa….

                            agora eu acho q quem não pretende socar pressão, taxado seria melhor, mas se curte andar mais sovietico, não tem jeito, tem q destaxar....

                            quem defende que taxado anda mais, como é q vai conseguir 300cv num ap 1.8 com 12:1 de taxa sem risco de quebra?? eu posso estar falando besteira de que alguém consiga extrair tudo isso, mas não é pra qquer um...

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
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                              Opalinha
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              2: se não souber acertar motor, melhor deixar taxado mesmo. preferencialmente sem turbo…

                              3: :hauhau: nada a ver

                              se for fazer tudo como manda o figurino, injecao original e pressao positiva já começa errado, pode parar por ai

                              ninguem nasce sabendo, experiencia ta ai pra ser compartilhada, e quem nunca trincou uma canaleta, atire a primeira biela

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                Opalinha
                                escreveu em última edição por
                                #30

                                eu tive turbo taxado 12:1 com 0,6kg e agora estou com uns 8,5:1 de taxa com 1,4kg, eu não senti diferença no torque em baixa….

                                agora eu acho q quem não pretende socar pressão, taxado seria melhor, mas se curte andar mais sovietico, não tem jeito, tem q destaxar....

                                quem defende que taxado anda mais, como é q vai conseguir 300cv num ap 1.8 com 12:1 de taxa sem risco de quebra?? eu posso estar falando besteira de que alguém consiga extrair tudo isso, mas não é pra qquer um...

                                seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador

                                no carburador é facil, deixa gordo que vem torque

                                na injeção o buraco é mais embaixo.... e nao é todo mundo que sabe cavar

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  Opalinha
                                  escreveu em última edição por
                                  #31

                                  eu ando meio afastado, mas pqp, ainda bem que não deletei minha conta, preciso passar aqui pra rir disso ainda…

                                  afinal, taxa baixa, turbo grande é uma merda, tá certo... pqp...

                                  é tão bom que esse topico surgiu :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
                                    Q Offline
                                    quarteto
                                    escreveu em última edição por
                                    #32

                                    seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador

                                    no carburador é facil, deixa gordo que vem torque

                                    na injeção o buraco é mais embaixo.... e nao é todo mundo que sabe cavar

                                    por que não serve?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • 1 Offline
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                                      16volts
                                      escreveu em última edição por
                                      #33

                                      vcs ficam brigando por números… se tem 9 10 ou 20 de taxa e andar e não quebrar tá bão ...

                                      discutindo extremos não se chega a lugar algum, o negócio é o meio-termo que te dê um bom compromisso, taxa dá mais torque na fase aspro é claro que dá, mas até que ponto isso prejudica o limite de pressão é algo que o dono do carro e o mecânico definem...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
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                                        * Caroline Stella *
                                        escreveu em última edição por
                                        #34

                                        se for fazer tudo como manda o figurino, injecao original e pressao positiva já começa errado, pode parar por ai

                                        ninguem nasce sabendo, experiencia ta ai pra ser compartilhada, e quem nunca trincou uma canaleta, atire a primeira biela

                                        nunca quebrei canaleta, nem de carro meu, nem de carro q trabalhei no acerto e nem de carro em que passei a config completa à ser executada na oficina escolhida para a montagem.

                                        ng nasceu sabendo mesmo, existem duas formas de se aprender: uma é por tentativa e erro, e a outra é escutando quem sabe sobre o assunto e tem boa vontade em repassar os conhecimentos e experiências de vida.

                                        a 2ª forma aqui no pp é vasta, basta pesquisar :hauhau:

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                                          escreveu em última edição por
                                          #35

                                          na injeção o buraco é mais embaixo…. e nao é todo mundo que sabe cavar

                                          isso recai no q eu disse mais cedo: se não se tem competência, então não mecha com o q não sabe.

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