Taxa x pressão
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eu jah sou fa dos motores com uma taxa mais esperta.
na casa dos 10:1 / 11:1 de taxa.
simplesmente pelo fato do motor ser termodinamico.
com uma taxa mais esperta ele aproveita mais o calor do combustivel
gerado pela compressao alta.
**o que adianta ser destaxado e admitir um volume maior ( na qual eu tbm naum acredito ).
se ele naum aproveita nada do calor que poderia ser gerado por ele admitido.**
alem da desvantagem de ter que trabalhar com uma pressao da turbina maior para andar bem.
com taxa ele trabalha com uma pressao da turbina menor e consequentemente admitindo um ar mais fresco .
trabalhando dentro de uma faixa ideal.
sei que muita gente eh contra sobre a minha opniao.
abracos.
amigo , respeito a sua opinião , mas temos uma questão de variáveis aí . o que vc acha se enquadra muito melhor quando pensamos num motor naturalmente aspirado .
a taxa de compressão (estática) é uma relação entre um certo volume (pode ser de qualquer coisa gasosa) admitido até o ponto morto inferior e que é comprimida em determinado espaço até o pms . quando falamos em motores sobrealimentados , não temos mais a admissão passiva , mas sim uma admissão ativa e isso envolve velocidade do fluxo e densidade do mesmo . veja que não estou falando em pressão , mas em fluxo , muito embora sejam grandezas dependentes nesse caso .
o motor sobrealimentado com baixa taxa tende a aproveitar muito melhor esse gradiente , o da velocidade da admissão de mistura para um melhor enchimento dos cilindros (com camara de combustão incluso , o que não acontece em motor aspirado) sem tanto risco de quebra . e por aproveitar melhor esse gradiente , terá um rendimento muito mais elástico , totalmente diferente do motor taxado , nas diferentes fases de rotação . pensar no motor sobrealimentado com taxa de compressão alta , é pensar o motor sobrealimentado como se pensa um motor n/a , não aproveitando seu potencial .
e não sou eu que digo isso apenas , são os dinamômetros , os engenheiros da f1 , os preparadores , a física aplicada , etc …
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quanto numero bonito, parece aula de faculdade
na teoria, a pratica é outra
quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar
3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:
1: o primeiro post do amigo.
2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)
3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp
o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso
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3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp
oooops…os top fuel / funny cars atualmente andam com taxa de compressão na casa dos 6.5:1 / 7.0:1. e, pasmem, variam a taxa entre os rounds
imagine taxa de 16:1 com nitrometano e comprimido nem ligava...
quem anda com taxa bem alta são os pro stock (aspirados)...mas não usam nitrometano.
aliás, a nhra vai testar esta semana as seguintes alterações pros big dogs , que andam com nitrometano (tf e fc):
1.) 4.187 bore
2.) 3.750 stroke
3.) 7 to 1 compression
4.) single 70-gallon fuel pump
5.) 15% overdrive on the blower
6.) timing management as is
7.) 350 rear end gear
8.) 90% nitro methane limit
9.) no rev-limiter
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quanto numero bonito, parece aula de faculdade
**na teoria, a pratica é outra
quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar**
3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:
1: o primeiro post do amigo.
2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)
3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp
o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso
não é não . tanto que sua afirmação comprova justamente o princípio teórico . o problema é que nesse caso taxa estática não significa taxa real . só isso .
e , me desculpe , mas no fim das contas concepção e preparação de motores é um monte de números bonitinhos . ninguém faz nada no olhômetro .
pelo menos não com seriedade …
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quanto numero bonito, parece aula de faculdade
na teoria, a pratica é outra
quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar
3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:
1: o primeiro post do amigo.
2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)
3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp
o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso
2: se não souber acertar motor, melhor deixar taxado mesmo. preferencialmente sem turbo…
3: nada a ver
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eu acredito no que eu vi, e o que eu vi foi carro com tudo isso que vocês falaram q deixa o carro uma merda de baixa, que não rende nada e todo esse mimimi vindo forte desde a baixa, cheio de torque e rendendo um absurdo
carro com comandaralho, cabeçote na casquinha, taxa de f1, turbo grande, etc….tudo pra, teoricamente, não ter força nem pra se manter girando na marcha-lenta
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eu acredito no que eu vi, e o que eu vi foi carro com tudo isso que vocês falaram q deixa o carro uma merda de baixa, que não rende nada e todo esse mimimi vindo forte desde a baixa, cheio de torque e rendendo um absurdo
carro com comandaralho, cabeçote na casquinha, taxa de f1, turbo grande, etc….tudo pra, teoricamente, não ter força nem pra se manter girando na marcha-lenta
deixa pra la.
quem nunca viu algo bem feito e/ou quem não sabe fazer direito, acaba duvidando mesmo.
obs: vc tem q andar novamente nesse tal carro. não tem chumbo q fique preso nas rodas durante as retomadas, acho q vou comprar uma maquina de balancear
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eu tive turbo taxado 12:1 com 0,6kg e agora estou com uns 8,5:1 de taxa com 1,4kg, eu não senti diferença no torque em baixa….
agora eu acho q quem não pretende socar pressão, taxado seria melhor, mas se curte andar mais sovietico, não tem jeito, tem q destaxar....
quem defende que taxado anda mais, como é q vai conseguir 300cv num ap 1.8 com 12:1 de taxa sem risco de quebra?? eu posso estar falando besteira de que alguém consiga extrair tudo isso, mas não é pra qquer um...
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2: se não souber acertar motor, melhor deixar taxado mesmo. preferencialmente sem turbo…
3: nada a ver
se for fazer tudo como manda o figurino, injecao original e pressao positiva já começa errado, pode parar por ai
ninguem nasce sabendo, experiencia ta ai pra ser compartilhada, e quem nunca trincou uma canaleta, atire a primeira biela
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eu tive turbo taxado 12:1 com 0,6kg e agora estou com uns 8,5:1 de taxa com 1,4kg, eu não senti diferença no torque em baixa….
agora eu acho q quem não pretende socar pressão, taxado seria melhor, mas se curte andar mais sovietico, não tem jeito, tem q destaxar....
quem defende que taxado anda mais, como é q vai conseguir 300cv num ap 1.8 com 12:1 de taxa sem risco de quebra?? eu posso estar falando besteira de que alguém consiga extrair tudo isso, mas não é pra qquer um...
seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador
no carburador é facil, deixa gordo que vem torque
na injeção o buraco é mais embaixo.... e nao é todo mundo que sabe cavar
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vcs ficam brigando por números… se tem 9 10 ou 20 de taxa e andar e não quebrar tá bão ...
discutindo extremos não se chega a lugar algum, o negócio é o meio-termo que te dê um bom compromisso, taxa dá mais torque na fase aspro é claro que dá, mas até que ponto isso prejudica o limite de pressão é algo que o dono do carro e o mecânico definem...
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se for fazer tudo como manda o figurino, injecao original e pressao positiva já começa errado, pode parar por ai
ninguem nasce sabendo, experiencia ta ai pra ser compartilhada, e quem nunca trincou uma canaleta, atire a primeira biela
nunca quebrei canaleta, nem de carro meu, nem de carro q trabalhei no acerto e nem de carro em que passei a config completa à ser executada na oficina escolhida para a montagem.
ng nasceu sabendo mesmo, existem duas formas de se aprender: uma é por tentativa e erro, e a outra é escutando quem sabe sobre o assunto e tem boa vontade em repassar os conhecimentos e experiências de vida.
a 2ª forma aqui no pp é vasta, basta pesquisar
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na injeção o buraco é mais embaixo…. e nao é todo mundo que sabe cavar
isso recai no q eu disse mais cedo: se não se tem competência, então não mecha com o q não sabe.
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seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador
no carburador é facil, deixa gordo que vem torque
como q o carro dele não serve?
o carro do criador do tópico é um monza antigo, carburado…