Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Taxa x pressão

Taxa x pressão

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
75 Posts 23 Posters 19.0k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Fiasa Power
    escreveu em última edição por
    #18

    a taxa dinâmica existe sim , aliás é a taxa dinâmica que existe de fato . a diferença é que é uma grandeza variável , aliás a grandeza determinante , prática . como a variação de fluxo admitido o que influi diretamente na taxa dinâmica e é variável .

    taxa estática sim , é apenas um parâmetro .

    e taxa dinâmica existe para motores sobrealimentados e aspirados também . o problema é que estimá-la é uma coisa muito difícil . mais fácil mesmo ficar com a taxa estática .

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power
      escreveu em última edição por
      #19

      eu jah sou fa dos motores com uma taxa mais esperta.

      na casa dos 10:1 / 11:1 de taxa.

      simplesmente pelo fato do motor ser termodinamico.

      com uma taxa mais esperta ele aproveita mais o calor do combustivel

      gerado pela compressao alta.

      **o que adianta ser destaxado e admitir um volume maior ( na qual eu tbm naum acredito ).

      se ele naum aproveita nada do calor que poderia ser gerado por ele admitido.**

      alem da desvantagem de ter que trabalhar com uma pressao da turbina maior para andar bem.

      com taxa ele trabalha com uma pressao da turbina menor e consequentemente admitindo um ar mais fresco .

      trabalhando dentro de uma faixa ideal.

      sei que muita gente eh contra sobre a minha opniao.

      abracos.

      amigo , respeito a sua opinião , mas temos uma questão de variáveis aí . o que vc acha se enquadra muito melhor quando pensamos num motor naturalmente aspirado .

      a taxa de compressão (estática) é uma relação entre um certo volume (pode ser de qualquer coisa gasosa) admitido até o ponto morto inferior e que é comprimida em determinado espaço até o pms . quando falamos em motores sobrealimentados , não temos mais a admissão passiva , mas sim uma admissão ativa e isso envolve velocidade do fluxo e densidade do mesmo . veja que não estou falando em pressão , mas em fluxo , muito embora sejam grandezas dependentes nesse caso .

      o motor sobrealimentado com baixa taxa tende a aproveitar muito melhor esse gradiente , o da velocidade da admissão de mistura para um melhor enchimento dos cilindros (com camara de combustão incluso , o que não acontece em motor aspirado) sem tanto risco de quebra . e por aproveitar melhor esse gradiente , terá um rendimento muito mais elástico , totalmente diferente do motor taxado , nas diferentes fases de rotação . pensar no motor sobrealimentado com taxa de compressão alta , é pensar o motor sobrealimentado como se pensa um motor n/a , não aproveitando seu potencial .

      e não sou eu que digo isso apenas , são os dinamômetros , os engenheiros da f1 , os preparadores , a física aplicada , etc …

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        Opalinha
        escreveu em última edição por
        #20

        quanto numero bonito, parece aula de faculdade

        na teoria, a pratica é outra

        quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar

        3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:

        1: o primeiro post do amigo.

        2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)

        3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp

        o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          TuningBrasil
          escreveu em última edição por
          #21

          3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp

          oooops…os top fuel / funny cars atualmente andam com taxa de compressão na casa dos 6.5:1 / 7.0:1. e, pasmem, variam a taxa entre os rounds :pix:

          imagine taxa de 16:1 com nitrometano e comprimido nem ligava... :hauhau:

          quem anda com taxa bem alta são os pro stock (aspirados)...mas não usam nitrometano.

          aliás, a nhra vai testar esta semana as seguintes alterações pros big dogs , que andam com nitrometano (tf e fc):

          1.) 4.187 bore

          2.) 3.750 stroke

          3.) 7 to 1 compression

          4.) single 70-gallon fuel pump

          5.) 15% overdrive on the blower

          6.) timing management as is

          7.) 350 rear end gear

          8.) 90% nitro methane limit

          9.) no rev-limiter

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #22

            2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)

            isso acima já percebí/comprovei

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fiasa Power
              escreveu em última edição por
              #23

              quanto numero bonito, parece aula de faculdade

              **na teoria, a pratica é outra

              quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar**

              3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:

              1: o primeiro post do amigo.

              2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)

              3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp

              o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso

              não é não . tanto que sua afirmação comprova justamente o princípio teórico . o problema é que nesse caso taxa estática não significa taxa real . só isso .

              e , me desculpe , mas no fim das contas concepção e preparação de motores é um monte de números bonitinhos . ninguém faz nada no olhômetro .

              pelo menos não com seriedade :hauhau: …

              1 Resposta Última resposta
              • * Offline
                * Offline
                * Caroline Stella *
                escreveu em última edição por
                #24

                quanto numero bonito, parece aula de faculdade

                na teoria, a pratica é outra

                quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar

                3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:

                1: o primeiro post do amigo.

                2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)

                3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp

                o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso

                2: se não souber acertar motor, melhor deixar taxado mesmo. preferencialmente sem turbo…

                3: :hauhau: nada a ver

                1 Resposta Última resposta
                • Q Offline
                  Q Offline
                  quarteto
                  escreveu em última edição por
                  #25

                  eu acredito no que eu vi, e o que eu vi foi carro com tudo isso que vocês falaram q deixa o carro uma merda de baixa, que não rende nada e todo esse mimimi vindo forte desde a baixa, cheio de torque e rendendo um absurdo

                  carro com comandaralho, cabeçote na casquinha, taxa de f1, turbo grande, etc….tudo pra, teoricamente, não ter força nem pra se manter girando na marcha-lenta

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #26

                    eu acredito no que eu vi, e o que eu vi foi carro com tudo isso que vocês falaram q deixa o carro uma merda de baixa, que não rende nada e todo esse mimimi vindo forte desde a baixa, cheio de torque e rendendo um absurdo

                    carro com comandaralho, cabeçote na casquinha, taxa de f1, turbo grande, etc….tudo pra, teoricamente, não ter força nem pra se manter girando na marcha-lenta

                    deixa pra la.

                    quem nunca viu algo bem feito e/ou quem não sabe fazer direito, acaba duvidando mesmo.

                    obs: vc tem q andar novamente nesse tal carro. não tem chumbo q fique preso nas rodas durante as retomadas, acho q vou comprar uma maquina de balancear :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Caracol
                      escreveu em última edição por
                      #27

                      eu ando meio afastado, mas pqp, ainda bem que não deletei minha conta, preciso passar aqui pra rir disso ainda…

                      afinal, taxa baixa, turbo grande é uma merda, tá certo... pqp...

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        pepsimanbr
                        escreveu em última edição por
                        #28

                        eu tive turbo taxado 12:1 com 0,6kg e agora estou com uns 8,5:1 de taxa com 1,4kg, eu não senti diferença no torque em baixa….

                        agora eu acho q quem não pretende socar pressão, taxado seria melhor, mas se curte andar mais sovietico, não tem jeito, tem q destaxar....

                        quem defende que taxado anda mais, como é q vai conseguir 300cv num ap 1.8 com 12:1 de taxa sem risco de quebra?? eu posso estar falando besteira de que alguém consiga extrair tudo isso, mas não é pra qquer um...

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          Opalinha
                          escreveu em última edição por
                          #29

                          2: se não souber acertar motor, melhor deixar taxado mesmo. preferencialmente sem turbo…

                          3: :hauhau: nada a ver

                          se for fazer tudo como manda o figurino, injecao original e pressao positiva já começa errado, pode parar por ai

                          ninguem nasce sabendo, experiencia ta ai pra ser compartilhada, e quem nunca trincou uma canaleta, atire a primeira biela

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            Opalinha
                            escreveu em última edição por
                            #30

                            eu tive turbo taxado 12:1 com 0,6kg e agora estou com uns 8,5:1 de taxa com 1,4kg, eu não senti diferença no torque em baixa….

                            agora eu acho q quem não pretende socar pressão, taxado seria melhor, mas se curte andar mais sovietico, não tem jeito, tem q destaxar....

                            quem defende que taxado anda mais, como é q vai conseguir 300cv num ap 1.8 com 12:1 de taxa sem risco de quebra?? eu posso estar falando besteira de que alguém consiga extrair tudo isso, mas não é pra qquer um...

                            seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador

                            no carburador é facil, deixa gordo que vem torque

                            na injeção o buraco é mais embaixo.... e nao é todo mundo que sabe cavar

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
                              O Offline
                              Opalinha
                              escreveu em última edição por
                              #31

                              eu ando meio afastado, mas pqp, ainda bem que não deletei minha conta, preciso passar aqui pra rir disso ainda…

                              afinal, taxa baixa, turbo grande é uma merda, tá certo... pqp...

                              é tão bom que esse topico surgiu :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
                                Q Offline
                                quarteto
                                escreveu em última edição por
                                #32

                                seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador

                                no carburador é facil, deixa gordo que vem torque

                                na injeção o buraco é mais embaixo.... e nao é todo mundo que sabe cavar

                                por que não serve?

                                1 Resposta Última resposta
                                • 1 Offline
                                  1 Offline
                                  16volts
                                  escreveu em última edição por
                                  #33

                                  vcs ficam brigando por números… se tem 9 10 ou 20 de taxa e andar e não quebrar tá bão ...

                                  discutindo extremos não se chega a lugar algum, o negócio é o meio-termo que te dê um bom compromisso, taxa dá mais torque na fase aspro é claro que dá, mas até que ponto isso prejudica o limite de pressão é algo que o dono do carro e o mecânico definem...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
                                    * Offline
                                    * Caroline Stella *
                                    escreveu em última edição por
                                    #34

                                    se for fazer tudo como manda o figurino, injecao original e pressao positiva já começa errado, pode parar por ai

                                    ninguem nasce sabendo, experiencia ta ai pra ser compartilhada, e quem nunca trincou uma canaleta, atire a primeira biela

                                    nunca quebrei canaleta, nem de carro meu, nem de carro q trabalhei no acerto e nem de carro em que passei a config completa à ser executada na oficina escolhida para a montagem.

                                    ng nasceu sabendo mesmo, existem duas formas de se aprender: uma é por tentativa e erro, e a outra é escutando quem sabe sobre o assunto e tem boa vontade em repassar os conhecimentos e experiências de vida.

                                    a 2ª forma aqui no pp é vasta, basta pesquisar :hauhau:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
                                      * Offline
                                      * Caroline Stella *
                                      escreveu em última edição por
                                      #35

                                      na injeção o buraco é mais embaixo…. e nao é todo mundo que sabe cavar

                                      isso recai no q eu disse mais cedo: se não se tem competência, então não mecha com o q não sabe.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
                                        * Offline
                                        * Caroline Stella *
                                        escreveu em última edição por
                                        #36

                                        seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador

                                        no carburador é facil, deixa gordo que vem torque

                                        como q o carro dele não serve?

                                        o carro do criador do tópico é um monza antigo, carburado…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
                                          O Offline
                                          Opalinha
                                          escreveu em última edição por
                                          #37

                                          como q o carro dele não serve?

                                          o carro do criador do tópico é um monza antigo, carburado…

                                          falha nossa to com ap mi na cabeça :hauhau: :pix:

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários