Taxa x pressão
-
taxa de mais = quebra
taxa de menos = maior consumo, menor resposta ao acelerador (ainda mais em giro baixo), menor torque antes da turbina entrar…
o certo entaum é vc fazer um projeto antes de começar...
se vai usar uns 0,6bar… pode ir até de 12:1 que dificilmente quebra no alcool
uns 0,8bar… vai la na casa dos 11
uns 1bar …. na casa dos 10:1
uns 1,2bar… na casa dos 9
mais que 1,5 bar... na casa dos 8,5
isso mais ou menos né... depende do motor e do acerto...
lembrando que as vezes num adianta baixar a taxa...tem que usar pistões que a canaleta aguente a potencia gerada... seja forjados, seja com elas deslocadas e mais grossas como os turbo de fabrica...
então over só uma perguntinha será que no meu motor gm 1.8 8v f1 com 9.5 de taxa original, da pra andar com 1.0 bar tranquilo com uma apl 525 com rotor 48,5 caixa fria .50 e caixa quente .58 ou .63 pulsativo enchendo à +-3.5k ???
abraço…
-
a taxa dinâmica existe sim , aliás é a taxa dinâmica que existe de fato . a diferença é que é uma grandeza variável , aliás a grandeza determinante , prática . como a variação de fluxo admitido o que influi diretamente na taxa dinâmica e é variável .
taxa estática sim , é apenas um parâmetro .
e taxa dinâmica existe para motores sobrealimentados e aspirados também . o problema é que estimá-la é uma coisa muito difícil . mais fácil mesmo ficar com a taxa estática .
-
eu jah sou fa dos motores com uma taxa mais esperta.
na casa dos 10:1 / 11:1 de taxa.
simplesmente pelo fato do motor ser termodinamico.
com uma taxa mais esperta ele aproveita mais o calor do combustivel
gerado pela compressao alta.
**o que adianta ser destaxado e admitir um volume maior ( na qual eu tbm naum acredito ).
se ele naum aproveita nada do calor que poderia ser gerado por ele admitido.**
alem da desvantagem de ter que trabalhar com uma pressao da turbina maior para andar bem.
com taxa ele trabalha com uma pressao da turbina menor e consequentemente admitindo um ar mais fresco .
trabalhando dentro de uma faixa ideal.
sei que muita gente eh contra sobre a minha opniao.
abracos.
amigo , respeito a sua opinião , mas temos uma questão de variáveis aí . o que vc acha se enquadra muito melhor quando pensamos num motor naturalmente aspirado .
a taxa de compressão (estática) é uma relação entre um certo volume (pode ser de qualquer coisa gasosa) admitido até o ponto morto inferior e que é comprimida em determinado espaço até o pms . quando falamos em motores sobrealimentados , não temos mais a admissão passiva , mas sim uma admissão ativa e isso envolve velocidade do fluxo e densidade do mesmo . veja que não estou falando em pressão , mas em fluxo , muito embora sejam grandezas dependentes nesse caso .
o motor sobrealimentado com baixa taxa tende a aproveitar muito melhor esse gradiente , o da velocidade da admissão de mistura para um melhor enchimento dos cilindros (com camara de combustão incluso , o que não acontece em motor aspirado) sem tanto risco de quebra . e por aproveitar melhor esse gradiente , terá um rendimento muito mais elástico , totalmente diferente do motor taxado , nas diferentes fases de rotação . pensar no motor sobrealimentado com taxa de compressão alta , é pensar o motor sobrealimentado como se pensa um motor n/a , não aproveitando seu potencial .
e não sou eu que digo isso apenas , são os dinamômetros , os engenheiros da f1 , os preparadores , a física aplicada , etc …
-
quanto numero bonito, parece aula de faculdade
na teoria, a pratica é outra
quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar
3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:
1: o primeiro post do amigo.
2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)
3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp
o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso
-
3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp
oooops…os top fuel / funny cars atualmente andam com taxa de compressão na casa dos 6.5:1 / 7.0:1. e, pasmem, variam a taxa entre os rounds
imagine taxa de 16:1 com nitrometano e comprimido nem ligava...
quem anda com taxa bem alta são os pro stock (aspirados)...mas não usam nitrometano.
aliás, a nhra vai testar esta semana as seguintes alterações pros big dogs , que andam com nitrometano (tf e fc):
1.) 4.187 bore
2.) 3.750 stroke
3.) 7 to 1 compression
4.) single 70-gallon fuel pump
5.) 15% overdrive on the blower
6.) timing management as is
7.) 350 rear end gear
8.) 90% nitro methane limit
9.) no rev-limiter
-
quanto numero bonito, parece aula de faculdade
**na teoria, a pratica é outra
quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar**
3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:
1: o primeiro post do amigo.
2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)
3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp
o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso
não é não . tanto que sua afirmação comprova justamente o princípio teórico . o problema é que nesse caso taxa estática não significa taxa real . só isso .
e , me desculpe , mas no fim das contas concepção e preparação de motores é um monte de números bonitinhos . ninguém faz nada no olhômetro .
pelo menos não com seriedade …
-
quanto numero bonito, parece aula de faculdade
na teoria, a pratica é outra
quanto mais taxa o carro tem, mais o carro vai andar
3 situacoes que o comprovam, pra fechar isso rapido:
1: o primeiro post do amigo.
2: minha experiencia na oficina (quem aqui nao viu ap mi que trinca canaleta, bota pistao carburado e o carro fica um lixo ?)
3: nhra = v-oitao de 8 litros, 16 de taxa, muitos kilos em cima, 8000 hp
o x da questao é ar entrando frio no motor e saber alimenta-lo, só isso
2: se não souber acertar motor, melhor deixar taxado mesmo. preferencialmente sem turbo…
3: nada a ver
-
eu acredito no que eu vi, e o que eu vi foi carro com tudo isso que vocês falaram q deixa o carro uma merda de baixa, que não rende nada e todo esse mimimi vindo forte desde a baixa, cheio de torque e rendendo um absurdo
carro com comandaralho, cabeçote na casquinha, taxa de f1, turbo grande, etc….tudo pra, teoricamente, não ter força nem pra se manter girando na marcha-lenta
-
eu acredito no que eu vi, e o que eu vi foi carro com tudo isso que vocês falaram q deixa o carro uma merda de baixa, que não rende nada e todo esse mimimi vindo forte desde a baixa, cheio de torque e rendendo um absurdo
carro com comandaralho, cabeçote na casquinha, taxa de f1, turbo grande, etc….tudo pra, teoricamente, não ter força nem pra se manter girando na marcha-lenta
deixa pra la.
quem nunca viu algo bem feito e/ou quem não sabe fazer direito, acaba duvidando mesmo.
obs: vc tem q andar novamente nesse tal carro. não tem chumbo q fique preso nas rodas durante as retomadas, acho q vou comprar uma maquina de balancear
-
eu tive turbo taxado 12:1 com 0,6kg e agora estou com uns 8,5:1 de taxa com 1,4kg, eu não senti diferença no torque em baixa….
agora eu acho q quem não pretende socar pressão, taxado seria melhor, mas se curte andar mais sovietico, não tem jeito, tem q destaxar....
quem defende que taxado anda mais, como é q vai conseguir 300cv num ap 1.8 com 12:1 de taxa sem risco de quebra?? eu posso estar falando besteira de que alguém consiga extrair tudo isso, mas não é pra qquer um...
-
2: se não souber acertar motor, melhor deixar taxado mesmo. preferencialmente sem turbo…
3: nada a ver
se for fazer tudo como manda o figurino, injecao original e pressao positiva já começa errado, pode parar por ai
ninguem nasce sabendo, experiencia ta ai pra ser compartilhada, e quem nunca trincou uma canaleta, atire a primeira biela
-
eu tive turbo taxado 12:1 com 0,6kg e agora estou com uns 8,5:1 de taxa com 1,4kg, eu não senti diferença no torque em baixa….
agora eu acho q quem não pretende socar pressão, taxado seria melhor, mas se curte andar mais sovietico, não tem jeito, tem q destaxar....
quem defende que taxado anda mais, como é q vai conseguir 300cv num ap 1.8 com 12:1 de taxa sem risco de quebra?? eu posso estar falando besteira de que alguém consiga extrair tudo isso, mas não é pra qquer um...
seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador
no carburador é facil, deixa gordo que vem torque
na injeção o buraco é mais embaixo.... e nao é todo mundo que sabe cavar
-
vcs ficam brigando por números… se tem 9 10 ou 20 de taxa e andar e não quebrar tá bão ...
discutindo extremos não se chega a lugar algum, o negócio é o meio-termo que te dê um bom compromisso, taxa dá mais torque na fase aspro é claro que dá, mas até que ponto isso prejudica o limite de pressão é algo que o dono do carro e o mecânico definem...
-
se for fazer tudo como manda o figurino, injecao original e pressao positiva já começa errado, pode parar por ai
ninguem nasce sabendo, experiencia ta ai pra ser compartilhada, e quem nunca trincou uma canaleta, atire a primeira biela
nunca quebrei canaleta, nem de carro meu, nem de carro q trabalhei no acerto e nem de carro em que passei a config completa à ser executada na oficina escolhida para a montagem.
ng nasceu sabendo mesmo, existem duas formas de se aprender: uma é por tentativa e erro, e a outra é escutando quem sabe sobre o assunto e tem boa vontade em repassar os conhecimentos e experiências de vida.
a 2ª forma aqui no pp é vasta, basta pesquisar
-
na injeção o buraco é mais embaixo…. e nao é todo mundo que sabe cavar
isso recai no q eu disse mais cedo: se não se tem competência, então não mecha com o q não sabe.
-
seu carro nao serve de exemplo no dono do topico… por usar carburador
no carburador é facil, deixa gordo que vem torque
como q o carro dele não serve?
o carro do criador do tópico é um monza antigo, carburado…