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Fiat 1050 , ohv , aspirado .

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  • B Offline
    B Offline
    biriba
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    #65

    caramba

    esse tópico é uma aula em fiat hein. me impressiono com o conhecimento de vocês parabéns.

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    • B Offline
      B Offline
      biriba
      escreveu em última edição por
      #66

      aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

      um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #67

        biriba, primeiro compre os comandos… com a carta deles em mãos, vai saber exatamente o que precisa de carga nas molas... tem comando que usa a mola original

        quanto aos comandos originais, não vale a pena subir muito o giro do motor, pois ele perde rendimento depois do pico de potência... no máximo umas 500rpm, rotação que as molas originais suprem perfeitamente.

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        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #68

          a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

          sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

          o problema é a área útil dos dutos , que é muito difícil conseguir similar num 8v em relação a um 16v mesmo original . o que manda no fluxo é essa área , bem como o design dos dutos . para ter uma área equivalente a 2 valvulas de 31mm , voce precisa de uma de 43 , mais pesada e que exige maior levante , o que sempre é ruim .

          porém os cabeçotes fiat , mesmo os 8v , tem um ótimo design de dutos . muito suave e o mais direto possível .

          p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

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          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #69

            as molas de cabeçote de fiat originais são muito boas via de regra .

            nos projetos de vw a ar é melhor retrabalhar os assentos para usar molas duplas de fiasa do que trazer importadas . isso pensando em 7k+ rpm sem flutuação … todos esses fiats antigos foram dimensionados para alto giro e foram sendo amansados pela fábrica ao longo das decadas , tornando as configurações antigas até mesmo inviáveis , como o fiasa .

            as originais simples do vw , que sao uma geléia , aguentam até 6k .

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            • G Offline
              G Offline
              guabiroba
              escreveu em última edição por
              #70

              p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

              qual cabeçote que é esse, fiasa?

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              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #71

                fiasa seu quiser tirar umas fotos e dicas do que retrabalhar nesse cabeçote eu agradeço… nunca tive a oportunidade de ficar na frente de um banco de fluxo e testar angulos de válvulas, medidas de dutos, etc para ver o que realmente compensa fazer...

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                • F Offline
                  F Offline
                  Fiasa Power
                  escreveu em última edição por
                  #72

                  é o que vou tentar fazer . tem algumas limitações , mas dá pra fazer alguma coisa .

                  os dutos de admissão são elípticos por causa de canais de retorno de óleo que ficam bem ao lado … vou desmontá-lo , analisá-lo e mandar para a banca . angulo de valvulas é difícil de alterar , mas refazendo as sedes acho que já fica melhor .

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                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #73

                    p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                    qual cabeçote que é esse, fiasa?

                    é o cabeçote do palio mpi . foi o que saiu de fábrica com as maiores válvulas e por isso mesmo tinha problemas de consumo elevado e fraqueza em baixa .

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                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #74

                      tiro as fotos sim .

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pisca
                        escreveu em última edição por
                        #75

                        a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                        sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

                        o kbçote de 16v do tempra tem 20% a mais de fluxo doq o 8v.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pisca
                          escreveu em última edição por
                          #76

                          aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

                          um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

                          posso te passar 2 cartas completas de comandos italianos p/ seu motor.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #77

                            o fluxo cruzado e as valvulas inclinadas mesmo no 8v ajudam muito no tempra …

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #78

                              sim o cabeçote do tempra é bem melhor com relação aos sevel/fiasa

                              1 Resposta Última resposta

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