Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Fotos e Vídeos
  4. Fiat 1050 , ohv , aspirado .

Fiat 1050 , ohv , aspirado .

Agendado Fixado Trancado Movido Fotos e Vídeos
78 Posts 14 Posters 14.6k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    menegotto
    escreveu em última edição por
    #60

    isso mesmo fiasa…

    só ouvi dizer que o bloco sevel(unos r) e csl não aceitam cabeçote 16v... o motivo nunca consegui comparar...

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      guabiroba
      escreveu em última edição por
      #61

      isso mesmo fiasa…

      só ouvi dizer que o bloco sevel(unos r) e csl não aceitam cabeçote 16v... o motivo nunca consegui comparar...

      mas porque não? não foi falado que esse bloco seria o mesmo do motor 2.0?

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #62

        concepção de projeto é uma coisa… medidas da peça em si é outra bem diferente...

        o monobloco de tipo / marea / brava / tempra são todos derivados de uma mesma plataforma... porém não tem todas as peças intercambiáveis... o mesmo acontece com motores.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #63

          como o diametro é grande , hastante espaço para valvulas , de maneira que compensa um pouco a ausencia de 16 valvulas .

          ficaria um motor deveras interessante .

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #64

            a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

            sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

            1 Resposta Última resposta
            • B Offline
              B Offline
              biriba
              escreveu em última edição por
              #65

              caramba

              esse tópico é uma aula em fiat hein. me impressiono com o conhecimento de vocês parabéns.

              1 Resposta Última resposta
              • B Offline
                B Offline
                biriba
                escreveu em última edição por
                #66

                aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

                um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #67

                  biriba, primeiro compre os comandos… com a carta deles em mãos, vai saber exatamente o que precisa de carga nas molas... tem comando que usa a mola original

                  quanto aos comandos originais, não vale a pena subir muito o giro do motor, pois ele perde rendimento depois do pico de potência... no máximo umas 500rpm, rotação que as molas originais suprem perfeitamente.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #68

                    a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                    sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

                    o problema é a área útil dos dutos , que é muito difícil conseguir similar num 8v em relação a um 16v mesmo original . o que manda no fluxo é essa área , bem como o design dos dutos . para ter uma área equivalente a 2 valvulas de 31mm , voce precisa de uma de 43 , mais pesada e que exige maior levante , o que sempre é ruim .

                    porém os cabeçotes fiat , mesmo os 8v , tem um ótimo design de dutos . muito suave e o mais direto possível .

                    p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #69

                      as molas de cabeçote de fiat originais são muito boas via de regra .

                      nos projetos de vw a ar é melhor retrabalhar os assentos para usar molas duplas de fiasa do que trazer importadas . isso pensando em 7k+ rpm sem flutuação … todos esses fiats antigos foram dimensionados para alto giro e foram sendo amansados pela fábrica ao longo das decadas , tornando as configurações antigas até mesmo inviáveis , como o fiasa .

                      as originais simples do vw , que sao uma geléia , aguentam até 6k .

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        guabiroba
                        escreveu em última edição por
                        #70

                        p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                        qual cabeçote que é esse, fiasa?

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #71

                          fiasa seu quiser tirar umas fotos e dicas do que retrabalhar nesse cabeçote eu agradeço… nunca tive a oportunidade de ficar na frente de um banco de fluxo e testar angulos de válvulas, medidas de dutos, etc para ver o que realmente compensa fazer...

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #72

                            é o que vou tentar fazer . tem algumas limitações , mas dá pra fazer alguma coisa .

                            os dutos de admissão são elípticos por causa de canais de retorno de óleo que ficam bem ao lado … vou desmontá-lo , analisá-lo e mandar para a banca . angulo de valvulas é difícil de alterar , mas refazendo as sedes acho que já fica melhor .

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #73

                              p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                              qual cabeçote que é esse, fiasa?

                              é o cabeçote do palio mpi . foi o que saiu de fábrica com as maiores válvulas e por isso mesmo tinha problemas de consumo elevado e fraqueza em baixa .

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fiasa Power
                                escreveu em última edição por
                                #74

                                tiro as fotos sim .

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  Pisca
                                  escreveu em última edição por
                                  #75

                                  a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                                  sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

                                  o kbçote de 16v do tempra tem 20% a mais de fluxo doq o 8v.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
                                    Pisca
                                    escreveu em última edição por
                                    #76

                                    aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

                                    um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

                                    posso te passar 2 cartas completas de comandos italianos p/ seu motor.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fiasa Power
                                      escreveu em última edição por
                                      #77

                                      o fluxo cruzado e as valvulas inclinadas mesmo no 8v ajudam muito no tempra …

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        menegotto
                                        escreveu em última edição por
                                        #78

                                        sim o cabeçote do tempra é bem melhor com relação aos sevel/fiasa

                                        1 Resposta Última resposta

                                        • Login

                                        • Não tem uma conta? Cadastrar

                                        • Primeiro post
                                          Último post
                                        0
                                        • Recente
                                        • Usuários