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Fiat 1050 , ohv , aspirado .

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  • M Offline
    M Offline
    menegotto
    escreveu em última edição por
    #64

    a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

    sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

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    • B Offline
      B Offline
      biriba
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      #65

      caramba

      esse tópico é uma aula em fiat hein. me impressiono com o conhecimento de vocês parabéns.

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      • B Offline
        B Offline
        biriba
        escreveu em última edição por
        #66

        aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

        um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #67

          biriba, primeiro compre os comandos… com a carta deles em mãos, vai saber exatamente o que precisa de carga nas molas... tem comando que usa a mola original

          quanto aos comandos originais, não vale a pena subir muito o giro do motor, pois ele perde rendimento depois do pico de potência... no máximo umas 500rpm, rotação que as molas originais suprem perfeitamente.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #68

            a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

            sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

            o problema é a área útil dos dutos , que é muito difícil conseguir similar num 8v em relação a um 16v mesmo original . o que manda no fluxo é essa área , bem como o design dos dutos . para ter uma área equivalente a 2 valvulas de 31mm , voce precisa de uma de 43 , mais pesada e que exige maior levante , o que sempre é ruim .

            porém os cabeçotes fiat , mesmo os 8v , tem um ótimo design de dutos . muito suave e o mais direto possível .

            p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

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            • F Offline
              F Offline
              Fiasa Power
              escreveu em última edição por
              #69

              as molas de cabeçote de fiat originais são muito boas via de regra .

              nos projetos de vw a ar é melhor retrabalhar os assentos para usar molas duplas de fiasa do que trazer importadas . isso pensando em 7k+ rpm sem flutuação … todos esses fiats antigos foram dimensionados para alto giro e foram sendo amansados pela fábrica ao longo das decadas , tornando as configurações antigas até mesmo inviáveis , como o fiasa .

              as originais simples do vw , que sao uma geléia , aguentam até 6k .

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              • G Offline
                G Offline
                guabiroba
                escreveu em última edição por
                #70

                p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                qual cabeçote que é esse, fiasa?

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                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #71

                  fiasa seu quiser tirar umas fotos e dicas do que retrabalhar nesse cabeçote eu agradeço… nunca tive a oportunidade de ficar na frente de um banco de fluxo e testar angulos de válvulas, medidas de dutos, etc para ver o que realmente compensa fazer...

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                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #72

                    é o que vou tentar fazer . tem algumas limitações , mas dá pra fazer alguma coisa .

                    os dutos de admissão são elípticos por causa de canais de retorno de óleo que ficam bem ao lado … vou desmontá-lo , analisá-lo e mandar para a banca . angulo de valvulas é difícil de alterar , mas refazendo as sedes acho que já fica melhor .

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                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #73

                      p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                      qual cabeçote que é esse, fiasa?

                      é o cabeçote do palio mpi . foi o que saiu de fábrica com as maiores válvulas e por isso mesmo tinha problemas de consumo elevado e fraqueza em baixa .

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                      • F Offline
                        F Offline
                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #74

                        tiro as fotos sim .

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pisca
                          escreveu em última edição por
                          #75

                          a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                          sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

                          o kbçote de 16v do tempra tem 20% a mais de fluxo doq o 8v.

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            Pisca
                            escreveu em última edição por
                            #76

                            aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

                            um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

                            posso te passar 2 cartas completas de comandos italianos p/ seu motor.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #77

                              o fluxo cruzado e as valvulas inclinadas mesmo no 8v ajudam muito no tempra …

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #78

                                sim o cabeçote do tempra é bem melhor com relação aos sevel/fiasa

                                1 Resposta Última resposta

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