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Fiat 1050 , ohv , aspirado .

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  • F Offline
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    Fiasa Power
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    #59

    com certeza . com o vira original 1500 já fica excelente , que dirá com este …

    o bloco que muda os dutos é só o step-b né é torque e step-a é tudo a mesma furação do 1600 .

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
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      #60

      isso mesmo fiasa…

      só ouvi dizer que o bloco sevel(unos r) e csl não aceitam cabeçote 16v... o motivo nunca consegui comparar...

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      • G Offline
        G Offline
        guabiroba
        escreveu em última edição por
        #61

        isso mesmo fiasa…

        só ouvi dizer que o bloco sevel(unos r) e csl não aceitam cabeçote 16v... o motivo nunca consegui comparar...

        mas porque não? não foi falado que esse bloco seria o mesmo do motor 2.0?

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          menegotto
          escreveu em última edição por
          #62

          concepção de projeto é uma coisa… medidas da peça em si é outra bem diferente...

          o monobloco de tipo / marea / brava / tempra são todos derivados de uma mesma plataforma... porém não tem todas as peças intercambiáveis... o mesmo acontece com motores.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
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            Fiasa Power
            escreveu em última edição por
            #63

            como o diametro é grande , hastante espaço para valvulas , de maneira que compensa um pouco a ausencia de 16 valvulas .

            ficaria um motor deveras interessante .

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            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #64

              a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

              sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

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              • B Offline
                B Offline
                biriba
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                #65

                caramba

                esse tópico é uma aula em fiat hein. me impressiono com o conhecimento de vocês parabéns.

                1 Resposta Última resposta
                • B Offline
                  B Offline
                  biriba
                  escreveu em última edição por
                  #66

                  aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

                  um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #67

                    biriba, primeiro compre os comandos… com a carta deles em mãos, vai saber exatamente o que precisa de carga nas molas... tem comando que usa a mola original

                    quanto aos comandos originais, não vale a pena subir muito o giro do motor, pois ele perde rendimento depois do pico de potência... no máximo umas 500rpm, rotação que as molas originais suprem perfeitamente.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
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                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #68

                      a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                      sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

                      o problema é a área útil dos dutos , que é muito difícil conseguir similar num 8v em relação a um 16v mesmo original . o que manda no fluxo é essa área , bem como o design dos dutos . para ter uma área equivalente a 2 valvulas de 31mm , voce precisa de uma de 43 , mais pesada e que exige maior levante , o que sempre é ruim .

                      porém os cabeçotes fiat , mesmo os 8v , tem um ótimo design de dutos . muito suave e o mais direto possível .

                      p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
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                        Fiasa Power
                        escreveu em última edição por
                        #69

                        as molas de cabeçote de fiat originais são muito boas via de regra .

                        nos projetos de vw a ar é melhor retrabalhar os assentos para usar molas duplas de fiasa do que trazer importadas . isso pensando em 7k+ rpm sem flutuação … todos esses fiats antigos foram dimensionados para alto giro e foram sendo amansados pela fábrica ao longo das decadas , tornando as configurações antigas até mesmo inviáveis , como o fiasa .

                        as originais simples do vw , que sao uma geléia , aguentam até 6k .

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
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                          guabiroba
                          escreveu em última edição por
                          #70

                          p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                          qual cabeçote que é esse, fiasa?

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            #71

                            fiasa seu quiser tirar umas fotos e dicas do que retrabalhar nesse cabeçote eu agradeço… nunca tive a oportunidade de ficar na frente de um banco de fluxo e testar angulos de válvulas, medidas de dutos, etc para ver o que realmente compensa fazer...

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fiasa Power
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                              #72

                              é o que vou tentar fazer . tem algumas limitações , mas dá pra fazer alguma coisa .

                              os dutos de admissão são elípticos por causa de canais de retorno de óleo que ficam bem ao lado … vou desmontá-lo , analisá-lo e mandar para a banca . angulo de valvulas é difícil de alterar , mas refazendo as sedes acho que já fica melhor .

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                #73

                                p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                                qual cabeçote que é esse, fiasa?

                                é o cabeçote do palio mpi . foi o que saiu de fábrica com as maiores válvulas e por isso mesmo tinha problemas de consumo elevado e fraqueza em baixa .

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  #74

                                  tiro as fotos sim .

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    #75

                                    a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                                    sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

                                    o kbçote de 16v do tempra tem 20% a mais de fluxo doq o 8v.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • P Offline
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                                      #76

                                      aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

                                      um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

                                      posso te passar 2 cartas completas de comandos italianos p/ seu motor.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #77

                                        o fluxo cruzado e as valvulas inclinadas mesmo no 8v ajudam muito no tempra …

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
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                                          #78

                                          sim o cabeçote do tempra é bem melhor com relação aos sevel/fiasa

                                          1 Resposta Última resposta

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