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Fiat 1050 , ohv , aspirado .

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  • M Offline
    M Offline
    menegotto
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    #56

    pouco curso e biela longa… quer ter qt de r/l fiasa????

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    • F Offline
      F Offline
      Fiasa Power
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      #57

      dá por volta de 0,22 com as originais . com pistão de 86,4 fica um 1300cc .

      22m/s de vmp @ 12000 rpm … nada mal ...

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
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        #58

        nada mal???? eu diria que seria fodástico heheheheheheheheh

        se usar bloco de tipo ou step-a poderia fazer 16v… 4 itbs ou 2 weber dcoe já que vc gosta de carburadores...

        vixiii nem quero imaginar... hehehhehehehe

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        • F Offline
          F Offline
          Fiasa Power
          escreveu em última edição por
          #59

          com certeza . com o vira original 1500 já fica excelente , que dirá com este …

          o bloco que muda os dutos é só o step-b né é torque e step-a é tudo a mesma furação do 1600 .

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #60

            isso mesmo fiasa…

            só ouvi dizer que o bloco sevel(unos r) e csl não aceitam cabeçote 16v... o motivo nunca consegui comparar...

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            • G Offline
              G Offline
              guabiroba
              escreveu em última edição por
              #61

              isso mesmo fiasa…

              só ouvi dizer que o bloco sevel(unos r) e csl não aceitam cabeçote 16v... o motivo nunca consegui comparar...

              mas porque não? não foi falado que esse bloco seria o mesmo do motor 2.0?

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              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #62

                concepção de projeto é uma coisa… medidas da peça em si é outra bem diferente...

                o monobloco de tipo / marea / brava / tempra são todos derivados de uma mesma plataforma... porém não tem todas as peças intercambiáveis... o mesmo acontece com motores.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fiasa Power
                  escreveu em última edição por
                  #63

                  como o diametro é grande , hastante espaço para valvulas , de maneira que compensa um pouco a ausencia de 16 valvulas .

                  ficaria um motor deveras interessante .

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #64

                    a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                    sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

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                    • B Offline
                      B Offline
                      biriba
                      escreveu em última edição por
                      #65

                      caramba

                      esse tópico é uma aula em fiat hein. me impressiono com o conhecimento de vocês parabéns.

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        biriba
                        escreveu em última edição por
                        #66

                        aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?

                        um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #67

                          biriba, primeiro compre os comandos… com a carta deles em mãos, vai saber exatamente o que precisa de carga nas molas... tem comando que usa a mola original

                          quanto aos comandos originais, não vale a pena subir muito o giro do motor, pois ele perde rendimento depois do pico de potência... no máximo umas 500rpm, rotação que as molas originais suprem perfeitamente.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #68

                            a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                            sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

                            o problema é a área útil dos dutos , que é muito difícil conseguir similar num 8v em relação a um 16v mesmo original . o que manda no fluxo é essa área , bem como o design dos dutos . para ter uma área equivalente a 2 valvulas de 31mm , voce precisa de uma de 43 , mais pesada e que exige maior levante , o que sempre é ruim .

                            porém os cabeçotes fiat , mesmo os 8v , tem um ótimo design de dutos . muito suave e o mais direto possível .

                            p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #69

                              as molas de cabeçote de fiat originais são muito boas via de regra .

                              nos projetos de vw a ar é melhor retrabalhar os assentos para usar molas duplas de fiasa do que trazer importadas . isso pensando em 7k+ rpm sem flutuação … todos esses fiats antigos foram dimensionados para alto giro e foram sendo amansados pela fábrica ao longo das decadas , tornando as configurações antigas até mesmo inviáveis , como o fiasa .

                              as originais simples do vw , que sao uma geléia , aguentam até 6k .

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                guabiroba
                                escreveu em última edição por
                                #70

                                p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                                qual cabeçote que é esse, fiasa?

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  menegotto
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                                  #71

                                  fiasa seu quiser tirar umas fotos e dicas do que retrabalhar nesse cabeçote eu agradeço… nunca tive a oportunidade de ficar na frente de um banco de fluxo e testar angulos de válvulas, medidas de dutos, etc para ver o que realmente compensa fazer...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    Fiasa Power
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                                    #72

                                    é o que vou tentar fazer . tem algumas limitações , mas dá pra fazer alguma coisa .

                                    os dutos de admissão são elípticos por causa de canais de retorno de óleo que ficam bem ao lado … vou desmontá-lo , analisá-lo e mandar para a banca . angulo de valvulas é difícil de alterar , mas refazendo as sedes acho que já fica melhor .

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      Fiasa Power
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                                      #73

                                      p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …

                                      qual cabeçote que é esse, fiasa?

                                      é o cabeçote do palio mpi . foi o que saiu de fábrica com as maiores válvulas e por isso mesmo tinha problemas de consumo elevado e fraqueza em baixa .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #74

                                        tiro as fotos sim .

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • P Offline
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                                          #75

                                          a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....

                                          sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...

                                          o kbçote de 16v do tempra tem 20% a mais de fluxo doq o 8v.

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