Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Efici?ncia volum?trica

Efici?ncia volum?trica

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
120 Posts 29 Posters 9.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • L Offline
    L Offline
    Lost
    escreveu em última edição por
    #11

    loucura hein

    sendo assim, blz, acredito que seja possivel… mas duvido que se consiga isso em um motor que nao foi projetado pra isso.. quero dizer, duvido que se consiga adaptar um motor comum, pra que atinga mais do que 100% de ev.

    amarchetti, 1.6l nao tem nada a ver com 160 cv... isso é só um certo marco , que dificilmente se chega nos 100cv/l, como os vti fazem, pois sai muito caro , e acaba valendo mais a pena um turbinho...

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Marcelo
      escreveu em última edição por
      #12

      como se calcula a eficiencia volumetrica?

      tenho uma formula aqui, que tinha chegado a muito tempo atras..

      pois bem.. por ela tenho 99% de ev na rotacao de torque maximo.. sera isso mesmo?

      dados:

      131cv @ 6000rpm

      gasolina

      1590 cc

      alguem por favor calcule isso pra mim fazendo o favor b)

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Paulo Marcelo
        escreveu em última edição por
        #13

        enximento maximo do cinlindro será expresso no torque maximo.

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
          L Offline
          Lost
          escreveu em última edição por
          #14

          eu acho que a unica maneira de se medir direito isso seria pelos gases de escape, medindo o volume que sai do escape, sabendo a temp exata que a mistura entrou no motor, e qual a expansao depois de queimada, daria pra calcular qual era foi o volume admitido no motor

          falei merda?

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            dyablu
            escreveu em última edição por
            #15

            os vtis normalmente tem 160cv e sao 1.6 (b16a1 e a2)

            mas tem uma versao desse motor q eh b16a3 senao me engano q tbm eh 1.6 e tem 168cv ou seja mais de 100% sendo aspirado. (usado em alguns crx normalmente)

            tem muito motor por ai q tem mais de 100% sem sobrealimentacao.

            1 Resposta Última resposta
            • E Offline
              E Offline
              Extreme Fast
              escreveu em última edição por
              #16

              o novo rs4 tem potencia específica de 100cv/l tb, v8 de 420cv sem sobrealimentação…

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SeaL
                escreveu em última edição por
                #17

                ferrari, masserati, alguns porshe (das antiga creio eu pois a maioria é tudo sobre alimentado atualmente), nissan, entre outras marcas…

                na maioria, todos os fabricantes tem suas tecnologias para superar a marca do 100cv/l

                a diferença é o custo do equipamento, do desenvolvimento e a manutenção que o equipamento dá...

                o vti possui tecnologia antida, desenvolvida na dácada de 70 primeiramente para ser utilizada na f1... o problema??? naquela época esta já era uma tecnologia ultrapassada ou no mínimo, desatualizada para aquele nível de competição... pois já haviam maneiras melhores e mais confi?veis de se obter alt?ssimas potências de cilindradas reduzidas, se não me engano o turbo naquela época era liberado... deixando o vtec em desuso antes mesmo de nascer... mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

                dae começaram as corridas armamentistas das fábricas por alt?ssimas potências em motores na.

                vanos, vvti, tem um da alpha romeu que eu num lembro o nome...

                e por ae vai...

                um carro barato de uma marca popular (ao menos lah nos eua e japoo) é o s2000, http://www1.uol.com.br/bestcars/un/121-15.htm com seus 120cv/l

                e outro exemplo de como é custoso arrancar cavalaria de carros na, é esta preparação da mugen (consagrada preparadora mundial de honda, refer?ncia pra tudo que é possível) só conseguiu arrancar 18cv a mais do motor, e 1,2kgfm de torque…. isso pq a empresa é uma potência mundial em matéria de preparação... e num conseguiu tirar muita coisa... http://www1.uol.com.br/bestcars/supercar/ss2200.htm

                o problema maior em se tirar mais de 100cv/l dum motor, eh o custo…

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  amarchetti
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  krai..

                  sa? do trampo ntem com esta dúvida…

                  chego aqui hoje e já tá na 2a pagina.....:d

                  com essa galera não tem erro.... b)

                  bem..estou convencido, apesar de ainda não ter entendido muito bem como conseguir isso..

                  o conceito de 100cv/l como 100% de ev é uma lenda urbana q eu trouxe de fora e como me mostraram é uma furada...

                  bem..um motor nascido pr atingir mais de 100% de ev aguenta a parada

                  agora..se eu pensar num motor civil ...por exemplo um ap, um fiat 1,6 16v, um fam?lia 2 ou mesmo um zetec 1,8 ou um rocan da vida..

                  motores q não foram feitos pra ationgir os 100% de ev...

                  projetando um conunto de coletores e kbãote monstro bem otimizado eu conseguiria chegar aos 100% de ev nestes motores street ?

                  pelo resposta do vicent ao streit dá pra induzir q se possa aproximar-se muito......mas o custo deveria ser ignorante...

                  ou estou enganado?

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    Extreme Fast
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    custo e equipamento pra fazer isso nesses motores iam ficar invi?veis, já a barreira de 100cv/l acho que em um ap 1.6 é possivel, tem aqueles de turismo que já tem 140cv +ou-, acho que fazendo girar mais fica com uns 160cv.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SeaL
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      se num me engano, os motor de chevette 1.6 junior, quando preparados ao extremo, achegavam a absurdos 178cv no dino… uahuahua

                      b):d:d

                      irado isso...

                      tenho que achar a matéria em que dizia isso... hehehe...

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        Extreme Fast
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        vai uns 5 digitos de conta banc?ria pra fazer tb, hahahhahah

                        sou mais um kitzinho fraco pra preencher o que o motor num aspira…

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          streit
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          o problema da ev é conseguir torna-la alta em toda a faixa de giros do motor.

                          nunca um motor vai ter ev constante de 100%. é preciso ter dutos longos e largos, para armazenar o ar que será admitido, além de toda a equalização dos pulsos. mas isso só estará disponível a altos giros, tornando um lixo em baixa.

                          e esse é exatamente o problema de motores aspirados, pra conseguir mais força em alta, abdica-se da força em baixa.

                          por isso, de maneira geral, não da pra dizer que o motor possuir? mais de 100% de efici?ncia. a não ser que vc limite a rotação dele exclusivamente para aquela faixa de efici?ncia.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SeaL
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            nunca havia pensado nisso streit… mas de certo modo, vc tem raz?o...

                            com a turbina soprando, consegue-se manter os 100%ou mais de ev o tempo todo...

                            num motor aspro, soh na faixa de potência ideal... em todos os outros rpm, não conseguimos isso... =/

                            errrr..... tah dando um né na minha cabeça... hahuahua :humpft::d

                            b) :d

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              Carbon
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              outrso exemplos de motores com mais de 100cv/l sao o 3.5 v6 da nissan (equipa o 350z, o maxima.. acho que o altima tbm…) com 380cv e com um kitzinho da nismo melhora esse nivel..

                              o novo motor da m3 com um 3.2 6cil em linha com 343cv....

                              lembro que falando com um professor de fisica que adorava mecanica e andava em arrancada e tal que ele fez um chevette com motor original 1.6 (bem preparadoe aberto, obvio ) passar nos 400 metros na frente de um covette b) isso ha uns 10 anos atraz..

                              e lembro muito bem ele me falando que passar de 100cv/l nao eh algo muito dificil, mas varias vezes indocil.

                              ja ev h outro papo.......

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                pelo que vi, para enxer 100 do cilindor, tem que recorrer a coletores de admissao gigantes para poder gerar uma especia de impacto nas valvulas e/ou pressionar o ar em direcao a elas…

                                mais isso so se dá pelas baixas/medias rotacoes.. em alta estrangula o carro...

                                ou seja, é muito dificil vc conseguir esses 100% em toda a faixa...

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
                                  ? Offline
                                  Visitante
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  galera,

                                  100 cv por litro não é a mesma coisa que 100% de eficiencia volum?trica

                                  eficiencia volumetrica é a porcentagem de mistura ar combustivel que entra na camara em relação ao volume nominal desta.

                                  se entre o pms e o pmi do pistao cabem 100cc de mistura, e vc enxe com 90, tem 90% de ev. se vc enxe com 130, tem 130% de ev.

                                  abs

                                  martin

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    amarchetti
                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    só imaginando tudo isso antes de encarar a brincadeira…

                                    o custo iria lá pra cima..mataria a dirigibilidade....

                                    e no final de tudo vc poderia fazer isso com um kitzinho turbo a um menor custo e com resultados bem mais fortes....

                                    por isso q não encontrava casos de carros normais q dessem conta dos 100%...

                                    só q partá do princ?pio de q se não encontra é pq não tem....qdo na verdade é pq não é prático nem econômico...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • I Offline
                                      I Offline
                                      Igor Bastos
                                      escreveu em última edição por
                                      #28

                                      pessoal confunde ev com cv/litro …..não tem nada a ver....hj em dia é relativamente fácil de superar os 100cv/l mas 100% de ev em aspirado é extremamente difácil...lembresse que para isso é a mesma coisa que ter pressao positiva no coletor

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
                                        D Offline
                                        dyablu
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        falando em cv/l

                                        e moto entao q tem umas por ai com mais de 170cv/l

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
                                          R Offline
                                          RodrigoLóke
                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          aproveitando o embalo.

                                          no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?

                                          não sei se me entenderam.

                                          ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?

                                          sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários