Efici?ncia volum?trica
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vai uns 5 digitos de conta banc?ria pra fazer tb, hahahhahah
sou mais um kitzinho fraco pra preencher o que o motor num aspira…
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o problema da ev é conseguir torna-la alta em toda a faixa de giros do motor.
nunca um motor vai ter ev constante de 100%. é preciso ter dutos longos e largos, para armazenar o ar que será admitido, além de toda a equalização dos pulsos. mas isso só estará disponível a altos giros, tornando um lixo em baixa.
e esse é exatamente o problema de motores aspirados, pra conseguir mais força em alta, abdica-se da força em baixa.
por isso, de maneira geral, não da pra dizer que o motor possuir? mais de 100% de efici?ncia. a não ser que vc limite a rotação dele exclusivamente para aquela faixa de efici?ncia.
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nunca havia pensado nisso streit… mas de certo modo, vc tem raz?o...
com a turbina soprando, consegue-se manter os 100%ou mais de ev o tempo todo...
num motor aspro, soh na faixa de potência ideal... em todos os outros rpm, não conseguimos isso... =/
errrr..... tah dando um né na minha cabeça... hahuahua :d
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outrso exemplos de motores com mais de 100cv/l sao o 3.5 v6 da nissan (equipa o 350z, o maxima.. acho que o altima tbm…) com 380cv e com um kitzinho da nismo melhora esse nivel..
o novo motor da m3 com um 3.2 6cil em linha com 343cv....
lembro que falando com um professor de fisica que adorava mecanica e andava em arrancada e tal que ele fez um chevette com motor original 1.6 (bem preparadoe aberto, obvio ) passar nos 400 metros na frente de um covette isso ha uns 10 anos atraz..
e lembro muito bem ele me falando que passar de 100cv/l nao eh algo muito dificil, mas varias vezes indocil.
ja ev h outro papo.......
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pelo que vi, para enxer 100 do cilindor, tem que recorrer a coletores de admissao gigantes para poder gerar uma especia de impacto nas valvulas e/ou pressionar o ar em direcao a elas…
mais isso so se dá pelas baixas/medias rotacoes.. em alta estrangula o carro...
ou seja, é muito dificil vc conseguir esses 100% em toda a faixa...
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galera,
100 cv por litro não é a mesma coisa que 100% de eficiencia volum?trica
eficiencia volumetrica é a porcentagem de mistura ar combustivel que entra na camara em relação ao volume nominal desta.
se entre o pms e o pmi do pistao cabem 100cc de mistura, e vc enxe com 90, tem 90% de ev. se vc enxe com 130, tem 130% de ev.
abs
martin
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só imaginando tudo isso antes de encarar a brincadeira…
o custo iria lá pra cima..mataria a dirigibilidade....
e no final de tudo vc poderia fazer isso com um kitzinho turbo a um menor custo e com resultados bem mais fortes....
por isso q não encontrava casos de carros normais q dessem conta dos 100%...
só q partá do princ?pio de q se não encontra é pq não tem....qdo na verdade é pq não é prático nem econômico...
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pessoal confunde ev com cv/litro …..não tem nada a ver....hj em dia é relativamente fácil de superar os 100cv/l mas 100% de ev em aspirado é extremamente difácil...lembresse que para isso é a mesma coisa que ter pressao positiva no coletor
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aproveitando o embalo.
no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?
não sei se me entenderam.
ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?
sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.
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se tantos fabricantes conseguem fazer 100cv/l, pq num tem nenhum 1.0 aki assim? ia ficar uma bosta o torque? ia ter que girar uns 9000?
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tento imaginar o 1,0 girando a 9k, com o kra queimando embreagem pra sair em ladeira a 4-5k..
e no final o preão do motor seria ignorante….
1,0 de r$ 40k, por exemplo...
não teria o mínimo apelo comercial...
a vw encarou o gol t e não vendeu muita coisa exatamente por causa do maior custo de peças e manutenção...
depois q mudou a classe de ipi..a? complicou de vez....
mas q seria legal colocar um 1,0 desses no km lançado e engolir cmuit motor maior, isso seria (não tão maior, né? rs)
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aproveitando o embalo.
no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?
não sei se me entenderam.
ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?
sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.
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veja os coletores de alta performance…a m3, hondas brabos com 4 borboletas, e os proprios motores da f1....são todos curt?ssimos e largos. esse é o caminho pra potencia. corky bell tem uma frase boa pra ocasião não exite em copiar, só tenha certeza que vc está copiando o melhor .
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mas pro uso civil esta config de coletor não ficaria legal..exceto se fosse un 8cil da vida pra ter força em baixa..
carro civil tem q ser esperto na rua, mesmo q isso mate a final….
de certa forma isso amarra um pouco o desenvolvimento dos carros..pq se não vender não tem din din pra montadora sobreviver...
agora pra quem vende pra high-eraner aí q se dane..o q se colocar de melhor e mais caro os kras pagam dando risada
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veja os coletores de alta performance…a m3, hondas brabos com 4 borboletas, e os proprios motores da f1....são todos curt?ssimos e largos. esse é o caminho pra potencia. corky bell tem uma frase boa pra ocasião não exite em copiar, só tenha certeza que vc está copiando o melhor .
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gostei bastante dessa explicação…..simples.....e explicativa.
o problema é fazer isso em um honda vti 1.6l. o carro já é fraco em baixa......fazer algo do tipo mata o carro.
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um 1.0 de 100cv seria pra provas específicas só, num tem condições de ficar com 10k de torque a 7500 e pot. max. a 8500
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gurizada, para atingir o enchimento acima de 100% no cilindro, o segredo está em compreender os mecanismos que fazem isso acontecer, que já foram toscamente descritos por mim, combinar as peças adequadas e fazer os ajustes necessários.
pode ser qquer motor, não precisa ser um motor especial. só tem de ter o necessário em termos de: cabeçote, comando, escape, admissão, borboletas (ou carburadores), tudo funcionando em um conjunto bem ajustado.
isso significa um carro proporcionalmente fraco de baixa e com grande capacidade de rpm, para deslocar uma massa de ar proporcionalmente grande em relação é sua cilindrada.
ademais, trabalhando com a cabeça, é só abrir a carteira e colocar a mão na graxa.
ab?
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eu, por exemplo