Efici?ncia volum?trica
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enximento maximo do cinlindro será expresso no torque maximo.
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eu acho que a unica maneira de se medir direito isso seria pelos gases de escape, medindo o volume que sai do escape, sabendo a temp exata que a mistura entrou no motor, e qual a expansao depois de queimada, daria pra calcular qual era foi o volume admitido no motor
falei merda?
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os vtis normalmente tem 160cv e sao 1.6 (b16a1 e a2)
mas tem uma versao desse motor q eh b16a3 senao me engano q tbm eh 1.6 e tem 168cv ou seja mais de 100% sendo aspirado. (usado em alguns crx normalmente)
tem muito motor por ai q tem mais de 100% sem sobrealimentacao.
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o novo rs4 tem potencia específica de 100cv/l tb, v8 de 420cv sem sobrealimentação…
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ferrari, masserati, alguns porshe (das antiga creio eu pois a maioria é tudo sobre alimentado atualmente), nissan, entre outras marcas…
na maioria, todos os fabricantes tem suas tecnologias para superar a marca do 100cv/l
a diferença é o custo do equipamento, do desenvolvimento e a manutenção que o equipamento dá...
o vti possui tecnologia antida, desenvolvida na dácada de 70 primeiramente para ser utilizada na f1... o problema??? naquela época esta já era uma tecnologia ultrapassada ou no mínimo, desatualizada para aquele nível de competição... pois já haviam maneiras melhores e mais confi?veis de se obter alt?ssimas potências de cilindradas reduzidas, se não me engano o turbo naquela época era liberado... deixando o vtec em desuso antes mesmo de nascer... mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...
dae começaram as corridas armamentistas das fábricas por alt?ssimas potências em motores na.
vanos, vvti, tem um da alpha romeu que eu num lembro o nome...
e por ae vai...
um carro barato de uma marca popular (ao menos lah nos eua e japoo) é o s2000, http://www1.uol.com.br/bestcars/un/121-15.htm com seus 120cv/l
e outro exemplo de como é custoso arrancar cavalaria de carros na, é esta preparação da mugen (consagrada preparadora mundial de honda, refer?ncia pra tudo que é possível) só conseguiu arrancar 18cv a mais do motor, e 1,2kgfm de torque…. isso pq a empresa é uma potência mundial em matéria de preparação... e num conseguiu tirar muita coisa... http://www1.uol.com.br/bestcars/supercar/ss2200.htm
o problema maior em se tirar mais de 100cv/l dum motor, eh o custo…
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krai..
sa? do trampo ntem com esta dúvida…
chego aqui hoje e já tá na 2a pagina.....
com essa galera não tem erro....
bem..estou convencido, apesar de ainda não ter entendido muito bem como conseguir isso..
o conceito de 100cv/l como 100% de ev é uma lenda urbana q eu trouxe de fora e como me mostraram é uma furada...
bem..um motor nascido pr atingir mais de 100% de ev aguenta a parada
agora..se eu pensar num motor civil ...por exemplo um ap, um fiat 1,6 16v, um fam?lia 2 ou mesmo um zetec 1,8 ou um rocan da vida..
motores q não foram feitos pra ationgir os 100% de ev...
projetando um conunto de coletores e kbãote monstro bem otimizado eu conseguiria chegar aos 100% de ev nestes motores street ?
pelo resposta do vicent ao streit dá pra induzir q se possa aproximar-se muito......mas o custo deveria ser ignorante...
ou estou enganado?
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custo e equipamento pra fazer isso nesses motores iam ficar invi?veis, já a barreira de 100cv/l acho que em um ap 1.6 é possivel, tem aqueles de turismo que já tem 140cv +ou-, acho que fazendo girar mais fica com uns 160cv.
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vai uns 5 digitos de conta banc?ria pra fazer tb, hahahhahah
sou mais um kitzinho fraco pra preencher o que o motor num aspira…
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o problema da ev é conseguir torna-la alta em toda a faixa de giros do motor.
nunca um motor vai ter ev constante de 100%. é preciso ter dutos longos e largos, para armazenar o ar que será admitido, além de toda a equalização dos pulsos. mas isso só estará disponível a altos giros, tornando um lixo em baixa.
e esse é exatamente o problema de motores aspirados, pra conseguir mais força em alta, abdica-se da força em baixa.
por isso, de maneira geral, não da pra dizer que o motor possuir? mais de 100% de efici?ncia. a não ser que vc limite a rotação dele exclusivamente para aquela faixa de efici?ncia.
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nunca havia pensado nisso streit… mas de certo modo, vc tem raz?o...
com a turbina soprando, consegue-se manter os 100%ou mais de ev o tempo todo...
num motor aspro, soh na faixa de potência ideal... em todos os outros rpm, não conseguimos isso... =/
errrr..... tah dando um né na minha cabeça... hahuahua :d
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outrso exemplos de motores com mais de 100cv/l sao o 3.5 v6 da nissan (equipa o 350z, o maxima.. acho que o altima tbm…) com 380cv e com um kitzinho da nismo melhora esse nivel..
o novo motor da m3 com um 3.2 6cil em linha com 343cv....
lembro que falando com um professor de fisica que adorava mecanica e andava em arrancada e tal que ele fez um chevette com motor original 1.6 (bem preparadoe aberto, obvio ) passar nos 400 metros na frente de um covette isso ha uns 10 anos atraz..
e lembro muito bem ele me falando que passar de 100cv/l nao eh algo muito dificil, mas varias vezes indocil.
ja ev h outro papo.......
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pelo que vi, para enxer 100 do cilindor, tem que recorrer a coletores de admissao gigantes para poder gerar uma especia de impacto nas valvulas e/ou pressionar o ar em direcao a elas…
mais isso so se dá pelas baixas/medias rotacoes.. em alta estrangula o carro...
ou seja, é muito dificil vc conseguir esses 100% em toda a faixa...
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galera,
100 cv por litro não é a mesma coisa que 100% de eficiencia volum?trica
eficiencia volumetrica é a porcentagem de mistura ar combustivel que entra na camara em relação ao volume nominal desta.
se entre o pms e o pmi do pistao cabem 100cc de mistura, e vc enxe com 90, tem 90% de ev. se vc enxe com 130, tem 130% de ev.
abs
martin
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só imaginando tudo isso antes de encarar a brincadeira…
o custo iria lá pra cima..mataria a dirigibilidade....
e no final de tudo vc poderia fazer isso com um kitzinho turbo a um menor custo e com resultados bem mais fortes....
por isso q não encontrava casos de carros normais q dessem conta dos 100%...
só q partá do princ?pio de q se não encontra é pq não tem....qdo na verdade é pq não é prático nem econômico...
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pessoal confunde ev com cv/litro …..não tem nada a ver....hj em dia é relativamente fácil de superar os 100cv/l mas 100% de ev em aspirado é extremamente difácil...lembresse que para isso é a mesma coisa que ter pressao positiva no coletor
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aproveitando o embalo.
no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?
não sei se me entenderam.
ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?
sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.
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se tantos fabricantes conseguem fazer 100cv/l, pq num tem nenhum 1.0 aki assim? ia ficar uma bosta o torque? ia ter que girar uns 9000?
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tento imaginar o 1,0 girando a 9k, com o kra queimando embreagem pra sair em ladeira a 4-5k..
e no final o preão do motor seria ignorante….
1,0 de r$ 40k, por exemplo...
não teria o mínimo apelo comercial...
a vw encarou o gol t e não vendeu muita coisa exatamente por causa do maior custo de peças e manutenção...
depois q mudou a classe de ipi..a? complicou de vez....
mas q seria legal colocar um 1,0 desses no km lançado e engolir cmuit motor maior, isso seria (não tão maior, né? rs)