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Efici?ncia volum?trica

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  • I Offline
    I Offline
    Igor Bastos
    escreveu em última edição por
    #28

    pessoal confunde ev com cv/litro …..não tem nada a ver....hj em dia é relativamente fácil de superar os 100cv/l mas 100% de ev em aspirado é extremamente difácil...lembresse que para isso é a mesma coisa que ter pressao positiva no coletor

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    • D Offline
      D Offline
      dyablu
      escreveu em última edição por
      #29

      falando em cv/l

      e moto entao q tem umas por ai com mais de 170cv/l

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #30

        aproveitando o embalo.

        no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?

        não sei se me entenderam.

        ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?

        sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.

        1 Resposta Última resposta
        • E Offline
          E Offline
          Extreme Fast
          escreveu em última edição por
          #31

          se tantos fabricantes conseguem fazer 100cv/l, pq num tem nenhum 1.0 aki assim? ia ficar uma bosta o torque? ia ter que girar uns 9000?

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            amarchetti
            escreveu em última edição por
            #32

            tento imaginar o 1,0 girando a 9k, com o kra queimando embreagem pra sair em ladeira a 4-5k..

            e no final o preão do motor seria ignorante….

            1,0 de r$ 40k, por exemplo...

            não teria o mínimo apelo comercial...

            a vw encarou o gol t e não vendeu muita coisa exatamente por causa do maior custo de peças e manutenção...

            depois q mudou a classe de ipi..a? complicou de vez....

            mas q seria legal colocar um 1,0 desses no km lançado e engolir cmuit motor maior, isso seria (não tão maior, né? rs)

            1 Resposta Última resposta
            • I Offline
              I Offline
              Igor Bastos
              escreveu em última edição por
              #33

              aproveitando o embalo.

              no coletor de admissão ( para carro aspirado ), vale mais alta velocidade ( di?metro menor ) ou velocidade menor ( di?metro maior ) ?

              não sei se me entenderam.

              ou ainda, di?metro maior na tubulação de admissão…...e uma redução para aumentar a velocidade ?

              sempre tive essas dúvidas se a velocidade de entrada do flu?do no coletor influi na performance.

              [snapback]213468[/snapback]

              veja os coletores de alta performance…a m3, hondas brabos com 4 borboletas, e os proprios motores da f1....são todos curt?ssimos e largos. esse é o caminho pra potencia. corky bell tem uma frase boa pra ocasião não exite em copiar, só tenha certeza que vc está copiando o melhor .

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                amarchetti
                escreveu em última edição por
                #34

                mas pro uso civil esta config de coletor não ficaria legal..exceto se fosse un 8cil da vida pra ter força em baixa..

                carro civil tem q ser esperto na rua, mesmo q isso mate a final….

                de certa forma isso amarra um pouco o desenvolvimento dos carros..pq se não vender não tem din din pra montadora sobreviver...

                agora pra quem vende pra high-eraner aí q se dane..o q se colocar de melhor e mais caro os kras pagam dando risada

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #35

                  veja os coletores de alta performance…a m3, hondas brabos com 4 borboletas, e os proprios motores da f1....são todos curt?ssimos e largos. esse é o caminho pra potencia. corky bell tem uma frase boa pra ocasião não exite em copiar, só tenha certeza que vc está copiando o melhor  .

                  [snapback]213480[/snapback]

                  gostei bastante dessa explicação…..simples.....e explicativa.

                  o problema é fazer isso em um honda vti 1.6l. o carro já é fraco em baixa......fazer algo do tipo mata o carro.

                  1 Resposta Última resposta
                  • E Offline
                    E Offline
                    Extreme Fast
                    escreveu em última edição por
                    #36

                    um 1.0 de 100cv seria pra provas específicas só, num tem condições de ficar com 10k de torque a 7500 e pot. max. a 8500

                    1 Resposta Última resposta
                    • V Offline
                      V Offline
                      Vicente Sprint
                      escreveu em última edição por
                      #37

                      gurizada, para atingir o enchimento acima de 100% no cilindro, o segredo está em compreender os mecanismos que fazem isso acontecer, que já foram toscamente descritos por mim, combinar as peças adequadas e fazer os ajustes necessários.

                      pode ser qquer motor, não precisa ser um motor especial. só tem de ter o necessário em termos de: cabeçote, comando, escape, admissão, borboletas (ou carburadores), tudo funcionando em um conjunto bem ajustado.

                      isso significa um carro proporcionalmente fraco de baixa e com grande capacidade de rpm, para deslocar uma massa de ar proporcionalmente grande em relação é sua cilindrada.

                      ademais, trabalhando com a cabeça, é só abrir a carteira e colocar a mão na graxa.

                      ab?

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SeaL
                        escreveu em última edição por
                        #38

                        confude-se muito efici?ncia volum?trica com potência específica.

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          amarchetti
                          escreveu em última edição por
                          #39

                          eu, por exemplo b)

                          1 Resposta Última resposta
                          • I Offline
                            I Offline
                            Igor Bastos
                            escreveu em última edição por
                            #40

                            ademais, trabalhando com a cabeça, é só abrir a carteira e colocar a mão na graxa.

                            ab?

                            [snapback]213569[/snapback]

                            não é bem assim….eu li um artigo na autospeed que falava sobre esse assunto e o autor falava que até hj só tinha sido criado 1 carro de rua que conseguia encher + que 100% aspirado...

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SeaL
                              escreveu em última edição por
                              #41

                              me passa este endere?o… hehe...

                              pq eu acho difácil... mas nao impossível...

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
                                V Offline
                                Vicente Sprint
                                escreveu em última edição por
                                #42

                                não é bem assim….eu li um artigo na autospeed que falava sobre esse assunto  e o autor falava  que até hj só tinha sido criado 1 carro de rua que conseguia encher + que 100% aspirado...

                                [snapback]213869[/snapback]

                                tem muito autor falando muita coisa por aí. não tem segredos ocultos , o que tem são princ?pios, que vc segue para atingir um determinado objetivo.

                                xxx não costumam ter os mais de 100% de ve, pq para isso, é necessário aleijar o carro em baixa, o que inviabiliza o uso em motores pequenos, pois um motor pequeno otimizado para alta, fica muito fraco em baixa, exige comandos muito fortes, que uma fábrica não lança num carro de rua em função de falta de vêcuo para a assist?ncia dos freios, falta de torque para ar condicionao e dh e assim por diante.

                                por coincid?ncia , os carros de fábrica que obt?m grande enchimento, fazem uso de sistemas de comandos vari?veis assim fica viável para a rua. mas nem por isso as pessoas deixam de fazer motores aspirados fortes pra rua com comandos de grande duração e cruzamento. muitos atingem a potência atravṍs de mais giros (aumentando a rpm, vc pode abdicar de um pouco de torque), mas simplesmente pq é mais fácil do que testar muitas combinações de comandos e coletores no dinam?metro.

                                a questao não é se é possível ou não e sim se vale é pena se concentrar nisso e pq.

                                ab?

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
                                  W Offline
                                  WEST
                                  escreveu em última edição por
                                  #43

                                  galera,

                                  100 cv por litro não é a mesma coisa que 100% de eficiencia volum?trica

                                  com certeza, suponhanos um motor diesel aspirado hipotetico que encha 150%, mas so gire 2000rpm… jamais de maneira alguma ele vai ter 100cv por litro..

                                  ja um outro motor que encha seus 90%, mas vire 10000rpm, quase que com certeza vai superar a referida marca de potência especifica...

                                  logo uma coisa nao tem mesmo necessariamente nada a ver com a outra...

                                  eficiencia volumetrica é a porcentagem de mistura ar combustivel que entra na camara em relação ao volume nominal desta.

                                  se entre o pms e o pmi do pistao cabem 100cc de mistura, e vc enxe com 90, tem 90% de ev. se vc enxe com 130, tem 130% de ev.

                                  abs

                                  martin

                                  agora vc se enganou… se o pistao esta em determinada posicao e cabem y cc dentro do cilindro, em toda e qualquer circunstancia, para a mesma posicao do pistao, vai ter y cc de gas dentro do cilindro. o volume eh uma caracteristica fisica do motor, o gas preenche totalmente esse volume sempre, independentemente de sua quantidade.

                                  a efici?ncia volumetrica relaciona a massa de ar retida no cilindro no final do tempo de admissao com a massa de ar que preencheria o volume varrido pelo pistao com uma densidade de referencia.

                                  essa densidade de referencia em geral é aquela encontrada no coletor de admissao...

                                  isso quer dizer inclusive, que a ev nao vai ser necessariamente maior que 100% nos carros turbo...

                                  abraços

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • I Offline
                                    I Offline
                                    Igor Bastos
                                    escreveu em última edição por
                                    #44

                                    tem muito autor falando muita coisa por aí. não tem segredos ocultos , o que tem são princ?pios, que vc segue para atingir um determinado objetivo.

                                    a questao não é se é possível ou não e sim se vale é pena se concentrar nisso e pq.

                                    [snapback]215122[/snapback]

                                    me diga qual carro que enche mais de 100% é eu não conheão nenhum….

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • I Offline
                                      I Offline
                                      Igor Bastos
                                      escreveu em última edição por
                                      #45

                                      a efici?ncia volumetrica relaciona a massa de ar retida no cilindro no final do tempo de admissao com a massa de ar que preencheria o volume varrido pelo pistao com uma densidade de referencia.

                                      essa densidade de referencia em geral é aquela encontrada no coletor de admissao…

                                      isso quer dizer inclusive, que a ev nao vai ser necessariamente maior que 100% nos carros turbo...

                                      abraços

                                      [snapback]215232[/snapback]

                                      essa densidade de referencia é simplismente a pressão atmosf?rica….se vc tem pressão positiva no cilindro, necessariamente vc terá uma ev maior que 100% .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • V Offline
                                        V Offline
                                        Vicente Sprint
                                        escreveu em última edição por
                                        #46

                                        me diga qual carro que enche mais de 100% é eu não conheão nenhum….

                                        [snapback]215476[/snapback]

                                        o honda civic vti enche mais que 100%. com catalisador e abafadores, ar condicionado e direção hidr?ulica.

                                        sempre que vc usar os mesmos princ?pios que o vti usa em qualquer motor que respire o suficiente, ajustando o sistema para funcionamento otimizado, vc vai ter o seu enchimento. isso significa que qualquer gol pode faz?-lo, pois as medidas de di?metro curso do ap 1.6 e do vti são as mesmas. relação de bielaxvb é boa no gol tb. basta respirar e adequar os coletores.

                                        quase qualquer motor pode.

                                        ab

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
                                          S Offline
                                          SeaL
                                          escreveu em última edição por
                                          #47

                                          aew garoto enchaqueka?… com relação ao vti... eu duvido que ele encha mais que 100%... pode chegar a uns 90... 93% de enchimento... mas 100??? hehe... na boa.... só com sobre-alimentação...

                                          desde quando a relação biela x vb influencia no enchimento do cilindro?

                                          a parte de baixo de um vti, ou seja bloco, vira, biela e pistão, é igual a de qualquer outro carro... só muda a furação dos parafusos hehehe... o que tem de optimizado ao limite é cabeçote, coletores e fluxo de gazes... ah .... o comando variável eh soh uma coqueluxe pra se ter um carro aceitável em baixa... de resto.... num muda pinda?ba nenhuma quanto a outros motores...

                                          não é pq se tem um motor girador ou com uma rl per-fei-ta que ele poss?i 100% de ev... ao menos não que eu saiba....

                                          se fosse assim, o motor 1.8 ohc do kadett teria muito mais potência do que realmente ?....

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