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Variador de avan

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    S.Pazzotto
    escreveu em última edição por
    #1

    da? galera,

    tava lendo os tópicos sobre o variador de avanço, e inclusive o que o nosso colega lost postou num deles - lost

    e entrei em contato com a tury do brasil - variador de avanço

    com o guilherme do suporte técnico, que me explicou como funciona o variador de avanço.

    ele varia toda a curva de ignição.

    exemplo: se a curva de ignição a plena carga ( exemplo tá ) tem 15? em 1.500 rpm, 20? a 3.000 rpm e 25? a 6.000rpm, o variador levanta estes valores em 6?, 9?, 12 ou 15? ( máximo do variador da tury ).

    a? ficaria o ponto original da i.e. + ponto do variador, sem crise.

    a?, o variador de avanço pode funcionar da seguinte forma, no que diz respeito ao momento de atuação: desde a marcha-lenta até o corte de giros: acionado por tps;

    ou

    por rpm a partir de uma rpm determinada ( programóvel ) - independende do tps.

    definido o tipo de atuação, h? a estratégia de funcionamento:

    avanço fixo ( selecionível atravṍs de microchave ) a partir do momento de atuação, ou seja, se quiser que atrase 6? a partir do momento que se atua, vai levantar toda a curva de ignição em 6?.

    ou

    avanço gradativo: vai-se adiantando o ponto gradativamente até chegar no ponto desejável ( exemplo, se está selecionado para 6? de avanço, a partir do momento de atuação vai adiantando por rpm até chegar nos 6? ).

    a tury não vende p/ consumidor final ( varejo ), mas me indicaram a gasmotor

    l? em falei com o juliano, que me deu o preão de r$ 96,00 é vista no cash ( não entrei em detalhes, foi bem rápida a conversa ), portanto creio que este preão seja para o variador mais comum .

    bem, é isso gente, até :ops:

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    • D Offline
      D Offline
      DuDu_Civic
      escreveu em última edição por
      #2

      exatamente isso

      eu uso variador brc no meu carro, o que tem gnv claro

      ele aumenta em x graus toda a curva

      []s

      1 Resposta Última resposta
      • Z Offline
        Z Offline
        Zaza
        escreveu em última edição por
        #3

        eu nao conheco o funcionamento deste sistema, mas sera que no meu caro ele resolveria?

        meu caso é o seguinte, minha ie sobe ponto ate os 5200 rpm, vem 24? com o carro aspro 4,23v de map mas com a pressao da turbina ele derruba o ponto para 18? a 5200 rpm, eu queria vir puxando o ponto a casa 400 rpm + 1?, com esse variador seria possivel?

        antes que alguem me mande colocar um clamper, para segurar 24? vai ser muito ponto ate os 5200 rpm, e depois vai continuar perdendo desempenho, ate esse faixa de giro o ponto é perfeito depois deixa a desejar.

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          DuDu_Civic
          escreveu em última edição por
          #4

          o variador vai mexer na faixa toda de giro qdo acionado, ele pode ser acionado a partir de determinado giro, ou qdo vc mexer no acelerador, mas da? ele fica direto até vc desligar o carro, com o ponto deslocado em no minimo 6 graus na curva toda

          []s

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            S.Pazzotto
            escreveu em última edição por
            #5

            eu nao conheco o funcionamento deste sistema, mas sera que no meu caro ele resolveria?

            meu caso é o seguinte, minha ie sobe ponto ate os 5200 rpm, vem 24? com o carro aspro 4,23v de map mas com a pressao da turbina ele derruba o ponto para 18? a 5200 rpm, eu queria vir puxando o ponto a casa 400 rpm + 1?, com esse variador seria possivel?

            antes que alguem me mande colocar um clamper, para segurar 24? vai ser muito ponto ate os 5200 rpm, e depois vai continuar perdendo desempenho, ate esse faixa de giro o ponto é perfeito depois deixa a desejar.

            [snapback]548482[/snapback]

            resolveria, vc programa o variador p/ atuar acima dos 5.200 rpm. :semata:

            só que ele adianta no mínimo 6?. os valores de avanço são:

            6?, 9?, 12? e 15?, selecionado por microchave no aparelho.

            dá uma olhada no site deles, tem boas informações lá no manual deles :ops:

            1 Resposta Última resposta
            • Z Offline
              Z Offline
              Zaza
              escreveu em última edição por
              #6

              valeu, mas ai é mta coisa :ops:

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
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                SemControle
                escreveu em última edição por
                #7

                isso seria uma solucao pra conversao de gasolina para alcool apenas hein

                sempre pensei nisso e nunca fui levado a serio com essa ideia

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  S.Pazzotto
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  isso seria uma solucao pra conversao de gasolina para alcool apenas hein

                  sempre pensei nisso e nunca fui levado a serio com essa ideia

                  [snapback]548836[/snapback]

                  então, imagina um 1.6 transformado no álcool só com bicos maiores ( 50% ), e com ponto original…

                  agora imagina um golf 1.6 transformado no álcool... para mim, é meio ruim de dirigibilidade na fase aspirada...

                  a? arrumei essa solução, mas não testei ainda por falta de $$$.

                  mas logo logo, tou arrumando um p/mim hehe. :ninja:

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    ruiak
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    mas cara … como q ele faz o avanço??? essa eh a minah duvida .. como ele faz pra enganar a inje?ao ... pelo q me explicaram eh por sensor de faze =/

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      S.Pazzotto
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      mas cara … como q ele faz o avanço??? essa eh a minah duvida .. como ele faz pra enganar a inje?ao ... pelo q me explicaram eh por sensor de faze =/

                      [snapback]548847[/snapback]

                      então ruiak, foi como eu disse no primeiro post…

                      o variador avan?a toda a curva de ignição.

                      grosseiramente falando, o variador adiciona ponto encima do ponto original da i.e

                      se vc configura p/ adiantar 6?, e num momento vc tem 15? de ponto, com o variador fica 15+6=21?

                      simples... dá uma lida de novo, qualquer duvida estamos aí

                      abraão

                      :ninja:

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        DuDu_Civic
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        pois é, ele soma ponto ao original

                        agora só tirando uma dúvida, a curva de ponto do alcool não é bem diferente do q da gasolina?

                        não adianta só avan?ar a curva toda né? no alcool snme tem menos ponto final

                        []s

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          S.Pazzotto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          excelente pergunta dudu não me atentei a este detalhe …

                          vou procurar me informar, alguém aí sabe ??

                          mas tb dudu, tamos falando de adaptação, ok? algo próximo de um comportamento 100% original, mas nunca 100%, pois não somos fábrica... hehehehehehehe. não sei se me fiz entender direito...

                          abraão

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            marcioap
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            mais como ele soma antes do ponto acontecerá vcs tão esquecendo que avanço de ignição é antes do pms??

                            si a 6000rpm a centelha é lançada 30graus antes do pms, si o variador aumentar en por ej 9graus, ele teria q lançar a centelha a 39graus antes, e como ele vai fazer isso si o motor ja passou disso? a central vai mandar o sinal a 30graus, ou seja, os 39g ja foran passados, então é imposivel ele avan?ar. só si ele avan?a pra proxima centelha, mais ai toda a correção de ponto do ks seria atrazado tamben.

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
                              D Offline
                              DuDu_Civic
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              mais como ele soma antes do ponto acontecerá vcs tão esquecendo que avanço de ignição é antes do pms??

                              si a 6000rpm a centelha é lançada 30graus antes do pms, si o variador aumentar en por ej 9graus, ele teria q lançar a centelha a 39graus antes, e como ele vai fazer isso si o motor ja passou disso? a central vai mandar o sinal a 30graus, ou seja, os 39g ja foran passados, então é imposivel ele avan?ar. só si ele avan?a pra proxima centelha, mais ai toda a correção de ponto do ks seria atrazado tamben.

                              [snapback]548923[/snapback]

                              snme ele realmente avan?a pra próxima centelha

                              deve ser por isso q ele só é ativado com motor acima de 2000 rpm

                              ? como se ele pegasse a centelha é 30 graus e adiantasse 369 graus = 399 graus = 39 graus na proxima centelha

                              ser???? :ninja:

                              fiquei encucado

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                DuDu_Civic
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                não funcionou aiuhaihiahiuhaihiuaiuhaiha

                                ? como se ele segurasse o ponto em 351 graus, atrasasse o ponto 351 graus

                                30 - 351 = -321

                                ou seja, 39 graus na proxima centelha, acho q melhorou

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  ele conta ( p/ roda fonica ) os 365 graus dos 60-2 dentes.

                                  o variador a partir dos 2 dentes faltantes, conta os graus ( dentes ) até chegar no momento desejado.

                                  exemplo, se quer adiantar 15?, o variador conta, a partir dos 2 dentes faltantes ( ot do motor, por assim dizer ) 345? e manda sinal p/ ecu,

                                  e intercepta o sinal do sensor original.

                                  na verdade, o variador de avanço é um sensor de roda fúnica inteligente e programóvel…

                                  ? mais ou menos isso. hehehehe

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #17

                                    entaaaaaaaaaaaaaaaaaaao foi isso q eu perguntei ali em cima … ele pega o sinal da roda fonica e joga 6 graus ou 9 ou qlq coisa assim em cima ....

                                    o problema eh q fazendo assim pro gnv nao da nada pois ele eh injetado independentemente dos bicos ..

                                    agora em carro com inje?ao daria problema na fase de inje?ao .. injetaria a quantidade de graus antes em rela?ao a abertura de valvula ..

                                    seria como adiantar o sensor de ponto da roda fonica

                                    pra motor a alcool nao sei se fica bom nao

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      então ruiak, é o que estávamos discutindo em outro tópico…

                                      se adiantada a fase, os bicos vão injetar mais cedo. embora em contato com a válvula quente o combustável evapore, ele não vai voltar p/ a atmosfera, ou seja, não vai sumir . ele vai ficar ali, até ser admitido ou empurrado pela turbina.

                                      mas o grande x aí é que quanto tempo demora-se entre injetar o combustável e a válvula abrir é coisa de microssegundos...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
                                        Q Offline
                                        quarteto
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        agora a coisa ficou mais clara…pelo menos pra mim, q tinha muitas dúvidas a esse respeito...

                                        ainda continuo com dúvidas:

                                        1. ok, ele adianta o ponto para o próximo ciclo, lendo rpm e vendo o buraco de 2 dentes na roda fúnica de 60-2...então, vanos supor o funcionamento de um motor em alguns ciclos pro caso do avanço em 6 graus:

                                        1o ciclo: central manda x graus de ponto

                                        2o ciclo: aparelho manda x+6 graus e central manda y graus

                                        3o ciclo: aparelho manda y+6 graus e central manda z graus

                                        4o ciclo: aparelho manda z+6 graus e central manda ...

                                        ? isso?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          #20

                                          pelo que eu entendi eh mais ou menos isso quarteto .. o variador adianta a quantidade de graus que voce programa … e isto eh lido pela inje?ao atravez do sensor de ponto que a inje?ao le ...

                                          ou seja .. ele pega o sensor do ponto e adianta x graus .. ai a inje?ao se adianta em x graus em rela?ao a todos os controles que ela faz em cima do motor ...

                                          na realidade ele eh um variador de sensor ligavel e desligavel ...

                                          nao vejo mta vantagem em colocar em um carro que nao tenha gnv ... seria a mesma coisa que mexer o sensor da roda fonica...

                                          eh por isso q ele funciona em qlq tipo de carro com qlq tipo de inje?ao ...

                                          mas eu sei lah nao creio que seja uma solu?ao pra prepara?ao .. e sim pro gnv soh msm

                                          sei la .. essa eh a minha opiniao

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