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Será q explode?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • T Offline
    T Offline
    Tshiii
    escreveu em última edição por
    #10

    uuuhm… interessante, eu nunca tinha parado pra pensar nisso...

    eu achava bom turbinar um motor taxado.. tirando o risco de quebras...

    nem pensei q motor taxado tem menos volume... e menos volume menos potencia...

    então o melhor mesmo eh um motor com baixa taxa, e um turbão empurrando a maior pressão q aguentar?? perde na aspirada, mas recupera na pressurizada neh??

    legal...

    abraços

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    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #11

      li um artigo na turbomagazine (de muitos anos atras) sobre boost vs compression (pressão x compressão).

      chegaram a conclusão que mesmo com menor taxa, a potência final é maior do que um motor taxadão e com pressão menor por limitação mecânica.

      falaram algo sobre efici?ncia ou enchimento volum?trico maior no motor com menor taxa e explicaram ser esse o motivo do rendimento maior.

      mesmo em simuladores, vc com menor taxa e maior pressão consegue um enchimento volum?trico final bem maior e com isso a potência tb cresce na mesma proporção.

      resumindo é nossa realidade: se pegar um motor com 12:1 de taxa e socar 1,0 bar (que chega a 24:1 de taxa din?mica), voce tem um enchimento de 3723,70 cc.

      ja com 8,5:1 de taxa estática, pra vc chegar em 24:1 de taxa dinúnica (como aconteceu @ 1 bar com 12:1 de taxa estática) vc precisa por 1,82 bar. e nisso o enchimento vai pra 5461,11 cc.

      nem precisa perguntar quem vai anda mais, mesmo com a mesma taxa din?mica e mesmos riscos de quebra por sobre-pressão.

      e uma turbina pra encher 1 bar e uma pra encher 1,8 bar não tem tanta diferença em termos de turbo-lag.

      o lance é fazer um acerto caprichado na fase aspirada do motor pra ter ele esperto antes do turbo se fazer presente. isso não é coisa de outro mundo.

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #12

        se fizer mesmo o q falei não pretendo mudar o geito de tocar ele, ainda mais q o comando fica, vo continuar passando marcha a 7000, 7500 rpm…

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          GolASPRO
          escreveu em última edição por
          #13

          como faão p/ calcular essa taxa dinamica ?

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Lima
            escreveu em última edição por
            #14

            calculando taxa dinamica…

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #15

              repare que nem só taxa din?mica é o que conta, serve apenas de par?metro de segurança.

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GolASPRO
                escreveu em última edição por
                #16

                30.8:1 se fosse turbinar 1,2kg com a taxa do meu carro…. colocando cabeçote std e pistao a gasol baixaria muita coisa é bloco de ap 1.8

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  wsuturbo
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  vai esquentar na pista

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Cleber T.
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    repare que nem só taxa din?mica é o que conta, serve apenas de par?metro de segurança.

                    [snapback]264467[/snapback]

                    realmente, por exemplo num ap 8v e em um ap 16v

                    1 Resposta Última resposta
                    • Z Offline
                      Z Offline
                      ZOEGA
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      motor original sem forjar no limite aguenta até uns 25 de taxa dinamica né…

                      qual é o limite de taxa dinamica pra um forjado??

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        forjado complica, o que o pessoal que monta mortor forjado, tipo usando crower + je, sempre ficam tranquilos pra por o equivalente de taxa de 30/34:1.

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