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Roletar o vira

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    Visitante
    escreveu em última edição por
    #16

    os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

    e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

    agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

    [snapback]289649[/snapback]

    assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

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    • P Offline
      P Offline
      punkrocker
      escreveu em última edição por
      #17

      camshaft num seria o comando não?

      [snapback]289502[/snapback]

      rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

      [snapback]289528[/snapback]

      o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

      [snapback]289549[/snapback]

      ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

      [snapback]289563[/snapback]

      só p/ deixar bem claro.

      o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

      nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

      este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

      vide o video:

      http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        crisrj
        escreveu em última edição por
        #18

        teria como fazer isso num ap

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Ricardo
          escreveu em última edição por
          #19

          muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

          só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #20

            a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #21

              que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

              na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

              pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

              qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

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              • G Offline
                G Offline
                Gelais
                escreveu em última edição por
                #22

                essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #23

                  falou tudo overspeed….....

                  só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                  esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                  como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                  ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                  mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    crisrj
                    escreveu em última edição por
                    #24

                    existem comando de valculas roletados?

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      crashtun
                      escreveu em última edição por
                      #25

                      pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        crashtun
                        escreveu em última edição por
                        #26

                        pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                        [snapback]289870[/snapback]

                        putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d :ninja: :p

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          punkrocker
                          escreveu em última edição por
                          #27

                          putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d  :ninja:  :p

                          [snapback]290006[/snapback]

                          mas ta barato

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            crisrj
                            escreveu em última edição por
                            #28

                            mas o orcamento e para motor forjado

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              crashtun
                              escreveu em última edição por
                              #29

                              ta barato nao veio, po é um md, motor antigo, 1.6 original…

                              vo pesquisa em outros lugares ou ve se coloco um ap montado ja...

                              1 Resposta Última resposta

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