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Roletar o vira

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  • C Offline
    C Offline
    crisrj
    escreveu em última edição por
    #13

    eu tb vi isso so nos motores a ar

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    • C Offline
      C Offline
      caferninha
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      #14

      hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

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      • S Offline
        S Offline
        streit
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        #15

        os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

        e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

        agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

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        • ? Offline
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          Visitante
          escreveu em última edição por
          #16

          os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

          e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

          agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

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          assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

          1 Resposta Última resposta
          • P Offline
            P Offline
            punkrocker
            escreveu em última edição por
            #17

            camshaft num seria o comando não?

            [snapback]289502[/snapback]

            rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

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            o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

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            ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

            [snapback]289563[/snapback]

            só p/ deixar bem claro.

            o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

            nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

            este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

            vide o video:

            http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

            1 Resposta Última resposta
            • C Offline
              C Offline
              crisrj
              escreveu em última edição por
              #18

              teria como fazer isso num ap

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              • R Offline
                R Offline
                Ricardo
                escreveu em última edição por
                #19

                muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #20

                  a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #21

                    que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                    na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                    pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                    qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gelais
                      escreveu em última edição por
                      #22

                      essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #23

                        falou tudo overspeed….....

                        só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                        esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                        como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                        ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                        mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          crisrj
                          escreveu em última edição por
                          #24

                          existem comando de valculas roletados?

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            crashtun
                            escreveu em última edição por
                            #25

                            pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              crashtun
                              escreveu em última edição por
                              #26

                              pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                              [snapback]289870[/snapback]

                              putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d :ninja: :p

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                punkrocker
                                escreveu em última edição por
                                #27

                                putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d  :ninja:  :p

                                [snapback]290006[/snapback]

                                mas ta barato

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                                • C Offline
                                  C Offline
                                  crisrj
                                  escreveu em última edição por
                                  #28

                                  mas o orcamento e para motor forjado

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    crashtun
                                    escreveu em última edição por
                                    #29

                                    ta barato nao veio, po é um md, motor antigo, 1.6 original…

                                    vo pesquisa em outros lugares ou ve se coloco um ap montado ja...

                                    1 Resposta Última resposta

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