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Roletar o vira

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  • E Offline
    E Offline
    Extreme Fast
    escreveu em última edição por
    #7

    camshaft num seria o comando não?

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    • M Offline
      M Offline
      Maran
      escreveu em última edição por
      #8

      camshaft num seria o comando não?

      [snapback]289502[/snapback]

      rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado . :d

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      • F Offline
        F Offline
        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #9

        rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

        [snapback]289528[/snapback]

        o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Maran
          escreveu em última edição por
          #10

          o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

          [snapback]289549[/snapback]

          ah tá????….valeu fr?vio :d

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            amarchetti
            escreveu em última edição por
            #11

            eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

            pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

            não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

            no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

            o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

            não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

            o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #12

              isso é do tempo do on?a :d

              só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

              vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

              1. melhora efici?ncia térmica

              ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

              1. melhora efici?ncia mecânica

              ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

              1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

              no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

              se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

              1 Resposta Última resposta
              • C Offline
                C Offline
                crisrj
                escreveu em última edição por
                #13

                eu tb vi isso so nos motores a ar

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  caferninha
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    streit
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                    e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                    agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                      e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                      agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                      [snapback]289649[/snapback]

                      assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        punkrocker
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        camshaft num seria o comando não?

                        [snapback]289502[/snapback]

                        rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                        [snapback]289528[/snapback]

                        o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                        [snapback]289549[/snapback]

                        ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

                        [snapback]289563[/snapback]

                        só p/ deixar bem claro.

                        o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

                        nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

                        este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

                        vide o video:

                        http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          crisrj
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          teria como fazer isso num ap

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
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                            Ricardo
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                            só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                                na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                                pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                                qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  Gelais
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    falou tudo overspeed….....

                                    só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                                    esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                                    como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                                    ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                                    mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      existem comando de valculas roletados?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        #25

                                        pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
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                                          crashtun
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                                          [snapback]289870[/snapback]

                                          putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d :ninja: :p

                                          1 Resposta Última resposta

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