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Roletar o vira

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  • S Offline
    S Offline
    streit
    escreveu em última edição por
    #15

    os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

    e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

    agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

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    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #16

      os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

      e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

      agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

      [snapback]289649[/snapback]

      assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

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      • P Offline
        P Offline
        punkrocker
        escreveu em última edição por
        #17

        camshaft num seria o comando não?

        [snapback]289502[/snapback]

        rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

        [snapback]289528[/snapback]

        o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

        [snapback]289549[/snapback]

        ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

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        só p/ deixar bem claro.

        o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

        nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

        este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

        vide o video:

        http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

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        • C Offline
          C Offline
          crisrj
          escreveu em última edição por
          #18

          teria como fazer isso num ap

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Ricardo
            escreveu em última edição por
            #19

            muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

            só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #20

              a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #21

                que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

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                • G Offline
                  G Offline
                  Gelais
                  escreveu em última edição por
                  #22

                  essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #23

                    falou tudo overspeed….....

                    só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                    esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                    como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                    ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                    mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      crisrj
                      escreveu em última edição por
                      #24

                      existem comando de valculas roletados?

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        crashtun
                        escreveu em última edição por
                        #25

                        pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          crashtun
                          escreveu em última edição por
                          #26

                          pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                          [snapback]289870[/snapback]

                          putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d :ninja: :p

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            punkrocker
                            escreveu em última edição por
                            #27

                            putz cabei de pegar o or?amento, me cobraram 2 mil pra fazer meu motor inteiro, affff desisto :d  :ninja:  :p

                            [snapback]290006[/snapback]

                            mas ta barato

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              crisrj
                              escreveu em última edição por
                              #28

                              mas o orcamento e para motor forjado

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                crashtun
                                escreveu em última edição por
                                #29

                                ta barato nao veio, po é um md, motor antigo, 1.6 original…

                                vo pesquisa em outros lugares ou ve se coloco um ap montado ja...

                                1 Resposta Última resposta

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