Junta de cabeçote… oval?
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? assim mesmo cara
nao vai inventar de mandar fazer redondo pq vai dar problema.
pistoes nao sao um circulo perfeito, assim como cilindros tbm nao.
motivo: dilatação térmica.
aten?ao: pistoes e motores novos e originais sao assim.
retificados nao. ai é feito redondo mesmo, e pistao de sobremedida tbm eh 100% redondo.
pode pegar otra junta e conferir, é isso ai mesmo.
abs..
martin
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gente, isso da ate medo de ler se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…
serio, fiquei encaga?ado :-(
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gente, isso da ate medo de ler se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…
serio, fiquei encaga?ado :-(
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querido, a diferença é milesimal…
beeeeeemmm menor que no caso da junta.
e eu falei ai em cima q na retifica eh feito um circulo perfeito e que os pistoes de sobremedida sao circulos perfeitos tbm. tanto é que a folga indicada pra sobremedida (retifica) é maior que a usada qdo o motor é montado na fabrica.
pow, vamo ler o topico e todas as respostas antes de postar neh...
abraçoo
martin
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as vezes eu me pergunto o que essa juventude anda bebendo…
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u?, mas se a junta vai ficar ruim caso o cara deixe tudo redondo por igual, pq os pistões tambem não sofreriam caso a retifica fizesse a usinagem por igual nos cilindros tambem???
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kct
o pessoal do pp manja pra kct, mas de vez em qdo vcs me surpreendem…
o pistao é oval, e nao redondo. isto é pq temos uma diferença de dilatação entre partes diferentes do pistão, devido ao formato deste p termos o pino.
alem disto temos mais dois efeitos importantes: a flexao da cabeca do pistao é diferente qdo pegamos perpendicular ao pino, e paralelamente a este, pois os pinos segurando o pistao sao modelados como uma viga biapoiada....
o bloco dilata de forma não uniforme, pois a resistencia de longitudinal deste é maior q a perpendicular....
falando em bloco o pessoal de pista qdo faz o brunimento deixa a parte superior do cilindro um pouco mais fechado (coisa de 5-10 microns) pois como a parte superior dilata mais, pois a temp é maior, acaba ficando uniforme qdo em condicoes de trabalho... na rua nao vi pessoas fazendo isto ainda...
qto a pistao de sobremedida ser redondo, eu acho dificil, pois a sobremedida é adicionada ao projeto original do pistao, mantendo a maior parte das outras medidas. mas não tenho certeza desta informacao. seria interessante alguem q ja projetou dizer....
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caramba… ainda nao me convenci. to indo agora na concession?ria de paquémetro em mãos pra tirar a duvida de uma vez por todas
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kct
o pessoal do pp manja pra kct, mas de vez em qdo vcs me surpreendem…
o pistao é oval, e nao redondo. isto é pq temos uma diferença de dilatação entre partes diferentes do pistão, devido ao formato deste p termos o pino.
alem disto temos mais dois efeitos importantes: a flexao da cabeca do pistao é diferente qdo pegamos perpendicular ao pino, e paralelamente a este, pois os pinos segurando o pistao sao modelados como uma viga biapoiada....
o bloco dilata de forma não uniforme, pois a resistencia de longitudinal deste é maior q a perpendicular....
falando em bloco o pessoal de pista qdo faz o brunimento deixa a parte superior do cilindro um pouco mais fechado (coisa de 5-10 microns) pois como a parte superior dilata mais, pois a temp é maior, acaba ficando uniforme qdo em condicoes de trabalho... na rua nao vi pessoas fazendo isto ainda...
qto a pistao de sobremedida ser redondo, eu acho dificil, pois a sobremedida é adicionada ao projeto original do pistao, mantendo a maior parte das outras medidas. mas não tenho certeza desta informacao. seria interessante alguem q ja projetou dizer....
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vc esta cert?ssimo e completando: os pistão de sobre medida tambem são ovais e conicos
abraço,
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agora pra complicar…
quando vc pede um pistão sobre medida a um fabricande de 83mm...
83mm é a parte menor ou maior da ovalização.
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agora pra complicar…
quando vc pede um pistão sobre medida a um fabricande de 83mm...
83mm é a parte menor ou maior da ovalização.
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? a medida da parte mais larga da peça flavio.
estranho é q na literatura da vw (pelo q entendi), eles consideram a medida do centro do pistão.
alias, as medidas dos pistões são feitas em tr?s pontos diferentes:
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no topo
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no meio
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na saia
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se alguém aqui entendesse um pouquinho que seja de usinagem, saberia que a coisa mais difácil que existe para um torno ?, por incrável que pareça, usinar uma peça 100% paralela.
quase impossível.
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não estamos falando de erros de fabricação o primeiro diametro (na cabeça) é quase 0,4mm menor que o da saia, e a saia tem uma forma de elipse com aprox. 0,15mm (os valores eu não lembro muito bem, mas posso medir e passar se alguem quiser saber o valores corretos)
isto não quer dizer que o pistão trabalha assim, ele é deixado nestas medidas justamente para quando em carga (temperatura + esfor?os que são diferentes em cada regi?o) possa ficar com seu formato mais próximo de um cilindro
abraço,
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não estamos falando de erros de fabricação o primeiro diametro (na cabeça) é quase 0,4mm menor que o da saia, e a saia tem uma forma de elipse com aprox. 0,15mm (os valores eu não lembro muito bem, mas posso medir e passar se alguem quiser saber o valores corretos)
isto não quer dizer que o pistão trabalha assim, ele é deixado nestas medidas justamente para quando em carga (temperatura + esfor?os que são diferentes em cada regi?o) possa ficar com seu formato mais próximo de um cilindro
abraço,
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exatamente, a vw usa nos ap a diferença de 0,3mm entre o topo do pistão e a saia.
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..bla bla bla bla bla e bla.
o cara perguntou se tem algum problema com a junta, por ela ter o formato de elipse.
foi respondido que nao.
assunto resolvido =p
ah sim, que eu saiba, as formas elipticas dos pistoes sao milesimais. menor que decimo de milimetro.
e tbm que eu sabia, pistoes de sobremedida nao sao elipticos, ou entao sao menos que os originais. e as folgas recomendadas pra retifica sao maiores que as originais.
abraão ..
martin
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ah sim, que eu saiba, as formas elipticas dos pistoes sao milesimais. menor que decimo de milimetro.
e tbm que eu sabia, pistoes de sobremedida nao sao elipticos, ou entao sao menos que os originais. e as folgas recomendadas pra retifica sao maiores que as originais.
abraão ..
martin
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então o que vc sabe esta errado
abraço,