Conversão de gasolina para alcool sem mexer em chip
-
fala ai galera
vou contar meu relato em conversão de gasolina para álcool em um palio weekend 1.6 16v 98 sem mexer no chip
tudo começou quando meu carro começou a beber gasolina que nem eu bebia álcool, ai fiquei puto e resolvi forçar uma barra e empurrar álcool para dentro, já que estava fazendo 8 a 8,5 km/l na gasolina.(na realidade desde que eu comprei ele ja estava bebendo assim)
também decidi que não iria fazer chip desta vez apesar que confiar 110% no trabalho da kkinjection aqui no rio, mais queria de algo que conseguisse voltar a originalidade rápido.
pois bem
1º estagio simplesmente comecei a misturar álcool no tanque e fui deixando a injeção encarregada de ir acertando a mistura, sem problemas ate a proporção de 40% de álcool e 60% de gasolina andando na boa pois se pisar iria dar falta.
o consumo basicamente permaneceu nos seus 8 km/l porem agora estava economizando na gasolina, porem tendo perda de performance, pois o carro ficou em baixa muito ruim.
fui ao 2º estagio comprei o modulo manual da techrace e um regulador de pressão do audi 1.8t de 4bar, velas frias e uma bomba de combustível de 4 bar zerobala original.
pois bem coloquei no carro e 100% no álcool com um aumento programado de abertura do bico de 20%. o consumo do carro desceu um pouco, ficou entre 6 a 7,5 km/l porem na bomba isso abaixou para um pouco acima da metade gastava 120 reias por tanque, depois passei a gastar 77 reias. porem toda via quando enfiava o pé, la estava a falta novamente, porem agora com o giro lá na casa dos 5000 rpms ( tem motor que nesse giro esta querendo explodir esse quer mais) também perdi muito da lenta e retomada em baixas fora os soquinhos que ficava tomando.
pois bem depois de muito pesquisar e estar meio insatisfeito com o resultado quase gastando 450 pilas para fazer o chip eis que surge uma luz ou uma caixinha realmente mágica.
o 3º estagio
a tury desenvolveu uma caixinha mágica como é chamado pelos chipeiros
esta caixa é ligada a sonda e também ao tps (throttle position sensor) ou ( sensor de posição da borboleta) a descrição para que serve o tps
analisar a condição do sensor do pedal do acelerador (tps) para condições de bomba de aceleração, evitando buracos nos transitórios do pedal do acelerador ocasionados por mistura pobre
isso é uma verdade no manual acontece isso direto acompanhando pelo hall na hora que piso no acelerador a mistura fica pobre por alguns segundos e depois rica
leitura através da sonda, e caso falhe existe um tribot para fazer a regulagem manual
e agora o melhor ela vai trabalhar em conjunto com o modulo de avanço de ignição podendo assim fazer o acerto ideal para o trabalho com o alcool. é aquele mesmo modulo que faz milagres no gnv ira fazer tambem agora para o álcool.
a primeira caixinha (t73)é a partida a frio automatica que quando a temperatura estiver abaixo dos 25º ira injetar gasolina sendo que a mesma vc programa o tempo que ela ira durar injetando gasolina.
bom logo de cara instalei tudo e quando fui dar a partida nada.
pensei que tinha feito merda e desmontei quase tudo e nada do carro funcionar, ate que coloco os plugs de brigde e o carro funciona.
fiquei puto pensando que a caixinha estava com problemas.
entrei em contado com o suporte técnico da tury via e-mail e expliquei o que estava acontecendo, por final o técnico me ligou e começamos a fazer vários testes, ele pediu fotos de como tava do chicote e concluímos que o chicote que estava indicando ser para meu carro não estava correto.
prontamente o serviço de qualidade entrou em contato. e acertamos o envio 0800
e-mail recebido
bom dia sr.hélio
gostaria de lhe agradecer pelo contato realizado com o suporte técnico, contato este que nos auxiliou a diagnosticar o problema em um dos nossos chicotes, gostaria também que o sr. informasse vosso endereço para que possamos encaminhar outro chicote para a instalação de seu kit flex.
informamos também que estamos à inteira disposição para qualquer tipo de esclarecimento que se torne necessário quanto instalação do kit quanto para duvidas relacionadas ao funcionamento do produto.
na boa já estava esperando as tijoladas típicas de atendimento pos vendas e o que eu recebi foi inteiramente o inverso, me questionei se a empresa era no brasil mesmo.
bom recebido o cabo vamos ao que tanto esperava.
instalado e configurado tanto o modulo flex como o avanço para 9º ( avanço esse recomendado pela tury).
o resultado foi um carro mais espertinho, mais que em alta estava começando a morrer em 5000 rpms, outra que em acelerações baixas vinha dando soquinhos chatos.
consumo nem vi, deixei de lado isso por enquanto.
achei legal, melhor que a outras soluções, mas esperava mais.
depois dessa configuração resolvi ousar, já estudei pacas para ficar com receita de bolo que vem pacote de farinha.
coloquei o o avanço para 6º e configurei o avanço para somente entrar quando eu acelerar.
bom o resultado foi, um carro bom para caralhoooooo.
esta alimentando ate os 6500 em 4º sem falhas ou engasgos.( não consegui testar na quinta pois não tenho estrada para isso aqui)
em baixa esta muito esperta e muito arisca, resultado também em retomadas de 5º em subida, não deixou em nada a desejar, para um multi valvulado sem comando variavel em baixa rotação isso é bem difícil de acontecer.
a partida a frio por problemas de espaço acabei não instalando e deixei com a minha originalmente no botãozinho mesmo, injetando gasolina antes da borboleta com isso utilizo o mínimo de gasolina para dar partida.
realmente o produto é bom e o suporte idem.
desculpe o texto meio longo, mais foi o resumido
-
assim que comprei meu carro, (gol turbo) a grana tava apertada e resolvi colocar uma caixinha dessas, mas não era assim tão sofisticada quanto as suas, mas tudo bem….a que coloquei só prestou pra contaminar o óleo com alcool, e o consumo ia pro espaço.
após um tempo aturando isso, chipei na nascar e o carro mudou da agua pro vinho.
-
manteve os mesmos bicos?
-
como ficou o consumo? e os soquinhos chatos em baixa? continua satisfeito?
o consumo ficou dentro do esperado entre 5,5 a 7(5,5 com o pé em baixo fazendo varios comparativos e 7 só acelerando com a unha do dedo não passando de 3000rpm )
os soquinhos diminuiram bastante, mas tive pesquisando isso e o modulo da palio sempre fica corrigindo o map o que causa os soquinhos, outro dia desliguei e fui andar devagar, ficou show, porem não da para andar sem map.
continuo satisfeito sim o carro ficou muito gostoso de tocar. com a metade do preço da gasolina.
agora deixo um aviso os bicos continuam dando falta acima dos 5800rpms.
isso pediria um bicos de maior vazão, porem a troca dos bicos abortei por dois motivos
1º o jato do meu bico e angulado iwp001, e ate hoje não encontrei nenhum com vazão superior a 35% da dele que seja angulado.
2º que em breve a turbina começara a soprar.
-
eu acompanhei a instalação do equipamento da tury num astra que apareceu na revista hot fazendo o teste, fizeram o acerto em dinamometro, pelo menos onde eu vi, o caro ganhou 1 cv.
usava essa caixinha t30 de avanço quando eu andava no gnv no meu palio, e posso garantir que faz milagre mesmo.
tava até pensando em colocar ela de volta, mas tenho medo das consequências por causa da turbina.
-
eu converti meu carro com uma dessas caixinhas mágicas.
de quase 13 por litro de gasolina na estrada, andando na boa, foi para 10,7 na mesma condição. representa de 15 a 25% de economina em $$$.
apesar de não ter utilizado variador de avanço, a injeção descobriu que pode avançar um pouco a ignição e, os resultados tem sido muito bons. esta alimentando legal até os 6.500 rpm. nao tenho sonda, mas acelera muito forte até os 6000 e cai gradativamente como acontecia com gasolina.
a proxima fase será a adoção de uma caixinha que varia a ponto. cheguei a olhar as da tury, mas não gostei que ela corta o avanco após 5500 rpm. tenho cerca de 1000 rpm ainda para andar.
o carro em questão é um marea 2.4
não mexi na pressão de combustivel (3.7 bar original), mas estou pensando em adotar um regulador variavel (aquele mesmo dos turbo). só que o marea tem o regulador dentro do tanque, no corpo do filtro/bomba de combustivel.
a idéia seria utilizar 4,2 bar a 4,5 bar quando andando com alcool. quando for utilizar mijolina, baixa para 3,7 novamente, desligar o variador de avanco e diz pra caixinha milagrosa que não esta mais andando com pinga.
[]s
-
eu converti meu carro com uma dessas caixinhas mágicas.
de quase 13 por litro de gasolina na estrada, andando na boa, foi para 10,7 na mesma condição. representa de 15 a 25% de economina em $$$.
apesar de não ter utilizado variador de avanço, a injeção descobriu que pode avançar um pouco a ignição e, os resultados tem sido muito bons. esta alimentando legal até os 6.500 rpm. nao tenho sonda, mas acelera muito forte até os 6000 e cai gradativamente como acontecia com gasolina.
a proxima fase será a adoção de uma caixinha que varia a ponto. cheguei a olhar as da tury, mas não gostei que ela corta o avanco após 5500 rpm. tenho cerca de 1000 rpm ainda para andar.
o carro em questão é um marea 2.4
não mexi na pressão de combustivel (3.7 bar original), mas estou pensando em adotar um regulador variavel (aquele mesmo dos turbo). só que o marea tem o regulador dentro do tanque, no corpo do filtro/bomba de combustivel.
a idéia seria utilizar 4,2 bar a 4,5 bar quando andando com alcool. quando for utilizar mijolina, baixa para 3,7 novamente, desligar o variador de avanco e diz pra caixinha milagrosa que não esta mais andando com pinga.
[]s[/quote]
segundo a fábrica, voçê pode encomendar com o revendedor um módulo sem esse corte de giro.
-
e qual foi o valor dessas caixinhas no final das contasó
gde abç
-
um dos erros cometidos por quem vai converter a alcool sem mexer em taxa de compressão é usar velas mais frias. em teria, se vc usar um combustível com menos poder calorífico seria justamente o contrário. carros alcool original usam velas mais frias pq possuem taxa de compressão bem mais altas que as taxas a gasolina.
-
um dos erros cometidos por quem vai converter a alcool sem mexer em taxa de compressão é usar velas mais frias. em teria, se vc usar um combustível com menos poder calorífico seria justamente o contrário. carros alcool original usam velas mais frias pq possuem taxa de compressão bem mais altas que as taxas a gasolina.
isso também vale pra turbo?
se bem me lembro quando turbinam por ae carro com 8 a 9,5 de taxa, colocam velas + frias.
a menos que o turbo tenha alguma peculiaridade, é melhor então manter a vela original?
-
isso também vale pra turbo?
se bem me lembro quando turbinam por ae carro com 8 a 9,5 de taxa, colocam velas + frias.
a menos que o turbo tenha alguma peculiaridade, é melhor então manter a vela original?
lembre-se que no turbo, quando vem pressão, a taxa (dinâmica) dispara.