Balancim forjado / reforçado - gm 8v
-
caro amigo
se existe algum equívoco, questione a aferição do dinamômetro sapinho. conforme manual da montana, seguem dados:
manual do proprietário, montana 1.8l flexpower
-taxa de compressão: 10,5:1
-torque máximo liquido: 174n.m (a 2800 rpm no alcool)
-potência máxima líquida: 114cv - 5600 rpm alcool.
o que eu posso afirmar é que somente pegamos um cabeçote do econoflex, colocamos na montana e instalamos a ft.
sobre o seu questionamento da ft, realmente ela não faz milhagre, assim como nenhuma injeção faz. apenas lembro que uma injeção bem programada (e não chip de potência) tem muitos parametros, onde até o ponto vc consegue controlar de forma mais inteligente montando assim um mapa muito mais adequado para aquela aplicação.
abraços
montoya
como disse antes, num é pra criar conflito… mas eu conheço muita gente que tem esse motor (1.8) com os mais diferentes tipos de acerto e veneno... tirar 153cv na roda é algo absurdo pra uma alteração tão pequena qto apenas taxar (o maior efeito de usar o cabeçote de econoflex, ainda mais se for a montana com motor fase iii já roletada.
ela tem 114cv no motor e não na roda... a fase ii que te 109cv declarados num tira mais de uns 85cv na roda (uns 105 no motor qdo o dina estima a perda)
talvez o problema seja mesmo no dina sapinho (novamente sem entrar em mérito de discutir nada, apenas pra saber o que está acontecendo) 153cv roda é muita coisa pra um 1,8 8v (deve dar algo perto de uns 180cv no motor).
qto a fueltec... bom eu num acho que uma injeção em linha possa ser melhor que uma injeção matricial (como qualquer uma de carro original), a diferença é que na fueltec vc sabe o que cada curva faz..e por ter bem menos pontos de acerto, fica mais facil chegar ao que vc deseja... mas o motor não sabe o que manda a bobina acionar ou os bicos abrirem... qualquer que fosse a injeção, desde que bem acertada viria a mesma potência... um chip bem feito (e num são muitos que o são de verdade) pode tirar a mesma coisa com mais economia (minha opnião, formada em muitos anos fazendo remapeamento)
-
eu também acho 153cvs muito, ainda mais nas rodas…só com o que tem no motor.
respeito a opinião de quem gosta de fueltech (ou carburador eletrônico na minha opinião)...mas não concordo muito com algumas coisas.
vou ficar quieto e deixar os mais experientes se pronunciarem
-
como disse antes, num é pra criar conflito… mas eu conheço muita gente que tem esse motor (1.8) com os mais diferentes tipos de acerto e veneno... tirar 153cv na roda é algo absurdo pra uma alteração tão pequena qto apenas taxar (o maior efeito de usar o cabeçote de econoflex, ainda mais se for a montana com motor fase iii já roletada.
ela tem 114cv no motor e não na roda... a fase ii que te 109cv declarados num tira mais de uns 85cv na roda (uns 105 no motor qdo o dina estima a perda)
talvez o problema seja mesmo no dina sapinho (novamente sem entrar em mérito de discutir nada, apenas pra saber o que está acontecendo) 153cv roda é muita coisa pra um 1,8 8v (deve dar algo perto de uns 180cv no motor).
qto a fueltec... bom eu num acho que uma injeção em linha possa ser melhor que uma injeção matricial (como qualquer uma de carro original), a diferença é que na fueltec vc sabe o que cada curva faz..e por ter bem menos pontos de acerto, fica mais facil chegar ao que vc deseja... mas o motor não sabe o que manda a bobina acionar ou os bicos abrirem... qualquer que fosse a injeção, desde que bem acertada viria a mesma potência... um chip bem feito (e num são muitos que o são de verdade) pode tirar a mesma coisa com mais economia (minha opnião, formada em muitos anos fazendo remapeamento)
caro overspeed
entendo perfeitamente o seu trabalho e respeito. são apenas pontos de vista diferentes. já usei chips de potência (e não foi apenas de um fabricante não) e o resultado não foi satisfatório. estamos falando de empresas grandes, com experiência no seguimento, inclusive que prepara os chips para os corsas de circuito na venezuela.
enfim, fabricantes diferentes, dinheiro gasto e hoje eu tenho 3 chips feitos por empresas grandes no seguimento. se alguém tiver interesse, estão a venda.
voltando ao tópico original do post, por acaso vc conhece o tal balancim especial forjado gm?
um abraço
-
pablo
num quero que pense que to retrucando pra vender serviço , até porque o comentário sobre a fueltec num foi por esse lado de quem da mais potência … e empresas grandes nesse ramo nem sempre são as melhores (infelizmente), entaum por mim nem vamos entrar no mérito da questão beleza ?
qto ao balancim... a maioria é o pn 90409194, alguns usam 93307104, 90106142 só tem estes 3 entaum eu descarto algum original mais parrudo (embora digam que os de meriva são mais fortes que o resto da linha corsa/celta - eu nunca comparei pra saber)
-
pablo
num quero que pense que to retrucando pra vender serviço , até porque o comentário sobre a fueltec num foi por esse lado de quem da mais potência … e empresas grandes nesse ramo nem sempre são as melhores (infelizmente), entaum por mim nem vamos entrar no mérito da questão beleza ?
qto ao balancim... a maioria é o pn 90409194, alguns usam 93307104, 90106142 só tem estes 3 entaum eu descarto algum original mais parrudo (embora digam que os de meriva são mais fortes que o resto da linha corsa/celta - eu nunca comparei pra saber)
perfeito, já tinha encontrado esses códigos no catálogo gm, mas acho que os 3 famosos do início do tópico já era…. o negócio é asssistir cqc e abandonar esse tópico.
obrigado pela ajuda.
sds
-
olá pessoas…
não trepida. entendo sua preocupação do r/l, mas meu motor é 2.2 aberto.
aproveitando o post, esses dados eu peguei com um fornecedor de comandos da argentina, que vende aqui no brasil.
falo w
se seu motor e 2.2 aberto
so se voc eusou vira de 100mm e biela de 148 com pistão de 2,4
porque no maximo aberto do 2.2 (pistão de 88mm) daria um 2.3
r/l do 2.2 e um lixo
a solução legal pro seu motor seria um vira de 2.0 biela de 6polegadas e pistão de 2.0 (colocando de 88mm que e a ultima medida) ficaria quase 2.1
daria um r/l de 0,28
-
sobre o lance das divergencias de potancia
ta facil
passa no dynojet do amir
la o que deu , deu num tem choro
-
se seu motor e 2.2 aberto
so se voc eusou vira de 100mm e biela de 148 com pistão de 2,4
porque no maximo aberto do 2.2 (pistão de 88mm) daria um 2.3
r/l do 2.2 e um lixo
a solução legal pro seu motor seria um vira de 2.0 biela de 6polegadas e pistão de 2.0 (colocando de 88mm que e a ultima medida) ficaria quase 2.1
daria um r/l de 0,28
é… vc tem razão mesmo, é ruim r/l.. muito ruim mesmo.
qual foi o tempo na arrancada?
abraço
-
ano passado o jackson da da luz, falou que estava tentando fazer uma importação de um lote de balanceiros forjados da cat cams, inclusive um amigo meu já tinha acertado com ele que ficaria com um jogo.
mas, infelizmente, ocorreu o assalto à da luz e agora eu não sei mais como ficou a história dos balanceiros.
-
ano passado o jackson da da luz, falou que estava tentando fazer uma importação de um lote de balanceiros forjados da cat cams, inclusive um amigo meu já tinha acertado com ele que ficaria com um jogo.
mas, infelizmente, ocorreu o assalto à da luz e agora eu não sei mais como ficou a história dos balanceiros.
olá frmg78… bom dia
realmente esse assunto foi verdade, eu até estive em contato com o argentino de lá (roberto), conversamos e ele ficou de cotar novamente esses balanceiros da cat cams, mas isso já faz 1 semana e nada de resposta.
obrigado pela ajuda,
um abraço
montoya
-
amigo que molas vc está usando? se você usa tuchos mecanico os balancins só irão quebrar se houver flutuação de valvula. o que causa a quebra é a martelada que o comando dá no balancim. por acaso tb uso os balancins da kuir, modelo mais leve, sem problemas.
-
é… vc tem razão mesmo, é ruim r/l.. muito ruim mesmo.
qual foi o tempo na arrancada?
abraço
num sei o carro e seu
mas 2.4 o seu motor num e amigo
-
agora, quanto ao lance do balancim, voce ja falou com a samacar?
-
amigo que molas vc está usando? se você usa tuchos mecanico os balancins só irão quebrar se houver flutuação de valvula. o que causa a quebra é a martelada que o comando dá no balancim. por acaso tb uso os balancins da kuir, modelo mais leve, sem problemas.
caro pedro.. justamente o próprio. conversei com o engenheiro da kuir e ele explicou muito bem sobre o material feito, no caso, sae 52100 (o mesmo que fabricam rolamentos, apenas com tratamento térmico diferente).
uso molas duplas.
obrigado pela ajuda,
abraço
-
…... sem comentários. monta um carro, coloca na pista e quando começar a fazer tempo bom, vc posta sua receita aqui.
vou mandar uma calculadora pra voce primeiro pra num dizer que e uam cilindrada e ser outra,
ai quando voce souber mecher com ela nos aceleramos juntos
num precisa mentir naum
agora mais uma vez, fale com o zezinho na samacar, ele pode te ajudar com os balanceiros,
tem muita coisa pra gm 8v e 16v
-
vou mandar uma calculadora pra voce primeiro pra num dizer que e uam cilindrada e ser outra,
ai quando voce souber mecher com ela nos aceleramos juntos
num precisa mentir naum
agora mais uma vez, fale com o zezinho na samacar, ele pode te ajudar com os balanceiros,
tem muita coisa pra gm 8v e 16v
obrigado pela ajuda, mas samacar nunca mais.
sobre a calculadora, foram 4 anos de federal e mais 6 de engenharia e mais 2 de mba. essa arte eu domino
arrancada em taubaté, no final de abril.. estarei lá mais 1 vez
abraço
-
ai ai viu…
bom, qual balancim da kuir você esta usando? entrei no site deles e tem 4 modelos tem até um que é para chevette com o furo para regulagme do tucho mecanico. nem precisa mandar furar o normal hehe
tem um parrudão lá, mais grosso que os outros, é esse que voce usa? vlw
-
ai ai viu…
bom, qual balancim da kuir você esta usando? entrei no site deles e tem 4 modelos tem até um que é para chevette com o furo para regulagme do tucho mecanico. nem precisa mandar furar o normal hehe
tem um parrudão lá, mais grosso que os outros, é esse que voce usa? vlw
isso ae… to usando esse mais parrudão. não vi aquele com regulagem.... o meu está furado.
abraço