Igni?
-
pois bem, peguei o carro hoje. ficou booooooom, pra um originalzinho ainda.
a ignição do cm cumpriu o papel, até meu preparador ficou satisfeito e quando falei do preço, ai q ele ficou mais alegre ainda.
ligação simples, fixação foi feita perto do motor do parabrisa, ou seja, está beeeeeeeeem proxima a bobina e tudo mais, como manda o manual.
barulhinho maaaaaaaaais doido kkkkk, fica um zunido o tempo inteiro mas tem nada não, o duro é se pegar num dia q vc esteja com dor de cabeça
as velas não foram abertas, por enquanto. pq não havia necessidade, no meu caso. mas em breve quando o motor receber mais um tapinha, ai elas serão abertas.
e realmente, as faiscas dela são mais fortes que da msd 6al
fica a dica pra quem quiser um amplificador de ignição fooorte.
-
so uma pergunta, seu carro e turbo? isso traria alguma diferença com rela?ao a um carro original porem no alcool?
[snapback]278623[/snapback]
meu carro é origem, ap 1.8mi, bem, ele tem cabeçote do ap 2.0 e comando 49g, nada demais.
eu rodo no alcool usando o flextek, olha dá uma melhora sim, não que vê auemntar os cv do seu carro, mas vc sente q o carro puxa mais, h? uma melhor queima do combustivel, um melhor aproveitamento e isso tbm gera uma certa economia de combustivel.
em carro preparado, ai vc abre o gap da vela pra ajudar, mas no original, não precisa abrir.
-
pois bem, peguei o carro hoje. ficou booooooom, pra um originalzinho ainda.
a ignição do cm cumpriu o papel, até meu preparador ficou satisfeito e quando falei do preço, ai q ele ficou mais alegre ainda.
ligação simples, fixação foi feita perto do motor do parabrisa, ou seja, está beeeeeeeeem proxima a bobina e tudo mais, como manda o manual.
barulhinho maaaaaaaaais doido kkkkk, fica um zunido o tempo inteiro mas tem nada não, o duro é se pegar num dia q vc esteja com dor de cabeça
as velas não foram abertas, por enquanto. pq não havia necessidade, no meu caso. mas em breve quando o motor receber mais um tapinha, ai elas serão abertas.
e realmente, as faiscas dela são mais fortes que da msd 6al
fica a dica pra quem quiser um amplificador de ignição fooorte.
[snapback]278610[/snapback]
voce usava msd 6 al ???
a abertura da vela em um original, se baseia na real necessidade ou no maximo que a ignição original aguenta ?
-
bom o carro nao e relativamente origes, ta com alguns quitutes, palio 1.6 16v com 4x1 escape de 2.5 ate o final, alcool, velas de prata beru 4 eletrodos. entre outros. por isso fiz a pergunta, diz que ajuda bastante na hora de ligar de manha com o carro frio. procede?
-
bom o carro nao e relativamente origes, ta com alguns quitutes, palio 1.6 16v com 4x1 escape de 2.5 ate o final, alcool, velas de prata beru 4 eletrodos. entre outros. por isso fiz a pergunta, diz que ajuda bastante na hora de ligar de manha com o carro frio. procede?
[snapback]278654[/snapback]
então, eu troquei as velas do meu carro agora, por velas masi frias de 3 eletrodos.
olha, o carro pegou tranquilo, pq antes no felxtek ele pegava de 2? tentativa, agora tá sendo tudo na primeira, seja frio ou quente.
-
voce usava msd 6 al ???
a abertura da vela em um original, se baseia na real necessidade ou no maximo que a ignição original aguenta ?
[snapback]278653[/snapback]
rapaz, não sei se darei conta de expicar, pq ai ja entra em niveis mais tecnicos.
vamos lá:
não eu não usei msd 6al, queria usar, mas é muito cara. e pra que gastar uma grana violenta se eu posso comprar uma nacional tão melhor quanto e mais barata.
no original, até o cm me aconselhou a não abrir o gap das velas. simplesmente pq não h? necessidade. porém a faisca que sair? da vela será forte, uq no original está bom.
a vela original sai de fabrica com as especificações, pelo uq sei, as ignições dos carros (dos nossos carros) nao conseguem aproveitar o máximo da vela. posso estar falando bobagem, mas no meu raciocino uma montadora não iria investir num sistema de ignição mais forte, pq isso encareceria o produto final e outra, com uma ignição forte, é praticamente zero a chance de ter um motor carbonizado, então do q q viveriam as concessionarias sem dar aquelas rapidas revisõeszinhas, limpezadas de bicos e outras coisas q sejam relacionadas a isso.
se vc abrir o gap da vela original, com um sistema de ignição original, vc não conseguir? gerar faisca.
e usando um amplificador e um gap maior em motores preparados, vc consegue ter mais desempenho do motor, uma melhor queima do combustivel. e no motor original, vc terá economia de combustivel e as peças descarbonizadas
o site do cm, sobre a ignição, fala tudo q vc quiser saber.
bem, se eu falei alguma bobeira, desculpa ai .
-
rapaz, não sei se darei conta de expicar, pq ai ja entra em niveis mais tecnicos.
vamos lá:
não eu não usei msd 6al, queria usar, mas é muito cara. e pra que gastar uma grana violenta se eu posso comprar uma nacional tão melhor quanto e mais barata.
no original, até o cm me aconselhou a não abrir o gap das velas. simplesmente pq não h? necessidade. porém a faisca que sair? da vela será forte, uq no original está bom.
a vela original sai de fabrica com as especificações, pelo uq sei, as ignições dos carros (dos nossos carros) nao conseguem aproveitar o máximo da vela. posso estar falando bobagem, mas no meu raciocino uma montadora não iria investir num sistema de ignição mais forte, pq isso encareceria o produto final e outra, com uma ignição forte, é praticamente zero a chance de ter um motor carbonizado, então do q q viveriam as concessionarias sem dar aquelas rapidas revisõeszinhas, limpezadas de bicos e outras coisas q sejam relacionadas a isso.
se vc abrir o gap da vela original, com um sistema de ignição original, vc não conseguir? gerar faisca.
e usando um amplificador e um gap maior em motores preparados, vc consegue ter mais desempenho do motor, uma melhor queima do combustivel. e no motor original, vc terá economia de combustivel e as peças descarbonizadas
o site do cm, sobre a ignição, fala tudo q vc quiser saber.
bem, se eu falei alguma bobeira, desculpa ai .
[snapback]278680[/snapback]
? que quando voce falou que as faiscas eram realmente mais fortes que o do msd, achei que voce tinha feito algum tipo de teste comparativo.
quando voce terminar seu projeto, poderia testar com e sem a ignição de preferencia com teste em dinamometro ou gtech para nés aqui do preparados.
-
pois é, eu to com um gtech pro aki em casa, mas tá faltando a bendita porquinha q fixa o aparelho e o mantém em po, é uma porca q vai depois da porca grande q dá a pressão no vidro, ai ele não marca direito.
bem, o preparador conhece, ele viu mexe com isso, pela experiencia dele, o modulo do cm soltou cada faisca q a msd nem chegou perto. ai o eletricista dele, q faz a parte eletrica dos carros de corrida, tbm ficou doido, mediram nos aparelhos tudo, é forte.
-
ai ai, depois tem gente que dúvida desse amplificador de fa?sca.
-
não é nem questão de duvidar… é a forma como ele é vendido, a forma como alguns falam dele...
esses dias tava na xxx e um muleke postou um copiar colar sobre a meg... isso não existe... ficou fantasioso... o cara poderia ta querendo elogiar e tudo, mas pareceu tudo mentira... muita gente le isso e acha q o q todos falam é fantasioso tb...
a unica coisa q me preocupa em relação aos produtos do cm é a garantia e suporte...
por exemplo... com a ignição, deu defeito é só voltat ao modo antigo... e qto a meg???
será q ele vai te dar suporte, será q ele vai te dar garantia?? um produto desse, feito da forma como é feito, vendido como é vendido, com o atendimento q alguns tem por parte do proprio cm, é de se desconfiar, ai muitos ficam com o po atras e preferem até falar mal....
como não é meu caso, to juntando um dinheiro pra pegar a ignição dele mais uma bobina de mi, vem a pergunta...
golzin, esquenta???? qto custou??? já experimentou usar o plug pra testar a ignição fingindo um defeito???
-
achei isso aqui… eu pelo menos acho que procede.
a ignição da cm racing é um sistema por descarga capacitiva.
estes sistemas já são até antigos.
se não me falha a memória, a conceituada revista nova eletrúnica teve num dos seus números a explicação de como essa ignição funcionava e criou até um kit de montagem de uma ignição cdi no in?cio dos anos 80.
falar em cdi hoje é como falar de um ford t como último lançamento. portanto já comece a olhar pré tudo o que for dito com certa reserva.
a cm racing anuncia sua ignição como a mais potente do mercado, e não duvide. só que h? reservas nisso.
uma ignição cdi potente demais pode ir além das capacidades originais da ignição, danificando cabos, tampa de distribuidor, enfim, todo circuito de alta tensão, forçando-o com valores muito acima dos nominais.
acho que já dá pré tirar alguma conclusão disso, mas vamos em frente:
quanto é dis-4 eu não sei, mas o módulo ms6-a é um cdi com o recurso multi-spark, patenteado pela msd.
esse multi-spark despeja vêrias faiscas na vela nas baixas rotações, de forma que, se a mistura não queimar na primeira faisca, vai queimar na segunda ou na terceira.
isto evita alguns problemas característicos da ignição por cdi, entre eles o misfiring e a paralização do sistema por um distribuidor molhado.
até onde ue sei, o sistema multi-spark está presente em toda linha de módulos de ignição msd, incuindo a série ms7 microcontrolada.
aqui ficou claro pré mim a superioridade de uma msd, mesmo tendo uma potencia mais fraca que a do cm. agora vamos aos contras da ignição do cesar centelha :
mas é ou não é a mais forte do mundo? a? é que está a questáo. existem muitas vair?veis no sistema que o nosso amigo da cm não diz.
potência de fa?sca afeta bastante a formação da frente de chama, mas só até determinado nível. depois disso, o que vc colocar a mais de energia por descarga não vai adiantar nada, porque a mistura próxima é fa?sca já saturou no ini?cio da queima.
arco voltaico é um tipo de descarga elétrica altamente energ?tica, e que geralmente vira calor.
pode ver que dispositivos eletricos que controlam a abertura e fechamento de circuitos usam contatos em ligas de alto ponto de fusão, principalmente de platina (ex: interruptores, disjuntores, contatores, rel?s). isto porque o arco que se forma no momento de abertura descarrega a energia em pontos muito pequenos do contato, e o metal não tem tempo de dissipar esse aquecimento concentrado rapidamente, e o ponto se funde. com o tempo isto leva ao desgaste do contato.
numa vela de ignição a situação não é muito diferente.
ela é feita para ter uma certa vida suportando faiscamento. só que este faiscamento tem uma potência nomimal de projeto.
se subir muito a potencia de faiscamento, os pontos dos eletrodos por onde passam a centelha podem se fundir e acelerar o desgaste da vela.
numa ignição por cdi h? um agravante pela diferença de modo de operação.
no sistema convencional, liga-se a bobina de prim?rio a 12v, deixa-se passar a corrente que vai armazenar energia na forma de campo magn?tico do nécleo. quando a corrente é interrompida violentamente no prim?rio, a tend?ncia é do secund?rio ter uma tensão induzida de pico que ir? romper a rigidez dielétrica da mistura, e depois, quando a faisca estiver estabelecida, a tensão cai para poucos kilovolts e se mantém por alguns poucos milisegundos, enquando a energia magn?tica do nécleo é descarregada.
diferente do sistema convencional, num cdi, transfere-se a potência de fa?sca toda de uma vez, atravṍs de um único pico. a potência da faisca é muito alta, mas dura uma pequena fração do tempo da centelha do sistema convencional.
no cdi, se não for bem dimensionado, a possibilidade de criar micro-pontos de fusão nos eletroddos das velas é ainda maior que na ignição convencional. se aumentar ainda mais a potência, pior fica a situação.
no entanto, veja o que ele escreve sobre o aumento de potência de fa?sca: por ele, só existem lucros nela.
e montadora só usa sistema subdimensionado (detalhe: uma boa queima é fator decisivo em emissões de poluentes, pré que as montadoras iriam gastar rios de dinheiro com tecnologias de injeção, sendo que poderiam facilmente melhorar com mero redimensionamento do sistema de ignição. que papinho mais besta...) .
como eu sempre falo: em engenharia vc sempre cai em relações de compromisso. se vc melhora uma coisa certamente vai perder em outra. a gra?a do jogo é ganhar bastante numa coisa perdendo pouco na outra.
mas quem sou eu pré falar isso afinal? o rapaz não se diz mais entendido que os engenheiros das fábricas?
não adianta vc ter o módulo mais forte do mundo se o resto não está casado . ao invós de ter uma ignição super-hiper-ultra eficiente, vc vai ter uma ignição problem?tica, que vive queimando cabos, comendo velas...
concordo em muitos pontos, que torna a igni?ao msd superior, mas como nosso colega disse, e acessivel. 1600 numa msd e coisa de louco. seria no minimo irracional.
-
pois é, eu to com um gtech pro aki em casa, mas tá faltando a bendita porquinha q fixa o aparelho e o mantém em po, é uma porca q vai depois da porca grande q dá a pressão no vidro, ai ele não marca direito.
bem, o preparador conhece, ele viu mexe com isso, pela experiencia dele, o modulo do cm soltou cada faisca q a msd nem chegou perto. ai o eletricista dele, q faz a parte eletrica dos carros de corrida, tbm ficou doido, mediram nos aparelhos tudo, é forte.
[snapback]278729[/snapback]
porca?
-
eu ja removi meg de um zetec, era um meg com ignicao nao tinha manual nem nenhum tipo de dica, foi bem simples de desistalar e o carro funcionou normalmente depois.
-
golzin, esquenta???? qto custou??? já experimentou usar o plug pra testar a ignição fingindo um defeito???
[snapback]278752[/snapback]
olha, ainda não coloquei o dedo hehehe. mas verei isso pra vc. mas com certeza ela esquenta, agora veremos o quanto né.
paguei r$490 na cm racing plus pra ap (pode ocorrer uma variação de preão devido ao modelo de motor e ignição adotada no motor)
ainda não experiemntei tirar o plug e colocar o outro.
mas amanha eu faão isso e veremos no q dá.
lembrando q meu cabos de velas~são originais. a unica precaução tomada foi no isolamento da vela, fora isso tá tudo original e como não foi aberto o gap da vela, não tem perigo de fuga de corrente.
-
porca?
[snapback]278787[/snapback]
?, deixa ver se consigo explicar.
não tem m suporte q vc prende no vidro atravṍs de sucção? tem uma ventosa (acho q é esse o nome) coloca no vidro e vai girando uma porca grande e achatadinha até dar a pressão. correto?
logo após essa porca , tem um local q é encaixado o suporte q prende o aparelho. na ponta onde fica preso, é em formato de bolinha, e essa bolinha é travada por outra porca , assim o aparelho fica visivil e não pendurado com o visor pro ch?o.
deu pra entender? só q essa porca sumiu, e eu não acho uma q tenha o mesmo tamanho, com isso o aparelho fica pendurado com o visor pra baixo e não pega a vibração, com isso ele não marca.
ai tentei usar um peda?? de borracha, consegui prender ele, porém a borracha isola um pouco a vibração, dando leitura errada.
-
como assim isolamento da vela??
[snapback]278804[/snapback]
?, ele manda uma vela como exemplo e uma fita estranha.
e essa fita tem q ser colocada na vela, naquela parte onde encaixa o cabo de velas. é como se passasse fita isolante, porém não é fita isolante, é uma outra q eu não sei o nome.
e quanto a assistencia, todas minhas duvidas foram sanadas, claro no pp, e pelo email com o cm, isso no mesmo dia, o cara usa o email mesmo.
agora se precisar mesmo da garantia, ai só vendo mesmo. mas até agora tá de boa.
haaaaaa e o barulhinho q ela faz, pra alguns pode ser chato heim.