Igni?
-
oi pessoal , esse é meu primeiro post aqui no preparados .
eu uso a ignição cm plus já tem quase um ano . nunca tive nenhum problema com ela . quando montei , usei os cabos e velas que estavam no carro mesmo (tempra turbo stile) .
trabalhei bastante em cima da ignição e consegui tirar dela um ?timo resultado .
converti meu carro pra alcool , ando com apenas 0,45bar de pressão , e ando na frente de stiles originais .
eu e um colega com um stile original(mesmo ano que o meu , 98 , sem catalisador, a gasolina com 0,65 bar) fizemos um teste interessante semana passada , e refizemos essa semana com mais um stile(que não tava tão bom) . saimos pra retomar lado a lado de quarta marcha a 1500rpm , e o meu carro abriu umas 2 carretas na frente . saindo parado , no final da segunda , ele já podia entrar atras do meu carro e no fim da terceira , já eram uns 2 carros de frente .
consegui solucionar doir problemas do stile na minha opinião . primeiro que era muito lerdo em baixa , chegava a irritar no transito , hoje acho ele esperto até d+.
o consumo era de 6km/l a gasolina na cidade e cheguei a fazer 8km/l , na estrada saiu de 10,5km/l , para 13km/l .
hoje a alcool ele faz 6km/l na cidade e 10km/l na estrada . fui com ele de sp ao mato grosso do sul , com média de 139,9km/h , e ele fez 8,2km/l .
outro ponto , é que não tenho partida a frio , e até hoje , o carro liga com 100% de alcool , mesmo a 11 graus , sem embolar nada , e em dias frios assim , conto até 20 e saio sem nenhuma falha .qualquer dúvida , peão aos colegas dos outros stiles para entrarem e confirmarem qualquer informação .
sds
gustavo
-
sobre a ignição multicentelha , queria saber com quantos graus de atraso ela dispara a segunda centelha ?
fizemos uma conta rápida sobre uma informação que obtive sobre a segunda centelha da msd , e a 2000rpm , a segunda centelha seria disparada 12? após a primeira .
da? pergunto , pra que essa centelha ??? o carro não subiria nem um quebra molas com esse avanço .
sds
gustavo
-
bom, até acho que ja escrevi em outro tópico, mas vamos lá.
tenho um gol 2003 1.6, e uso a ignição da cm desde dezembro, desde lá só alegria, além dela tirei o catalizador, cano só com o intemedi?rio e filtro duplo fluxo. começei usando cabos de vela 100% originais, sem nenhum isolamento adicional, e com abertura original. mesmo sem aumentar o gap, ja notei bastante diferença. o carro que antes fazia 12,5km/l no máximo, ja fez 14,5km/l, em uso misto. mas o padrão de média atual dele, andando devagar (sem passar da 2000rpm) é 13,5km/l. nunca fiz média só na estrada pra saber qto faz, mas acredito que bata no mínimo uns 17km/l.
hoje em dia uso 1,2mm de abertura, ja usei 1,4mm, mas em baixa tava dando fuga nos cabos, mas é que não fiz um servião bem feito (pra não dizer q ta uma matação).
espero até o fim do mês refazer o isolamento (direito dessa vez) e rodar na base de 1,5mm de gap.
abraão galera, acho que é isso a
-
sobre a ignição multicentelha , queria saber com quantos graus de atraso ela dispara a segunda centelha ?
fizemos uma conta rápida sobre uma informação que obtive sobre a segunda centelha da msd , e a 2000rpm , a segunda centelha seria disparada 12? após a primeira .
da? pergunto , pra que essa centelha ??? o carro não subiria nem um quebra molas com esse avanço .
sds
gustavo
[snapback]285842[/snapback]
ai ai ai, la vem ele com os seus estudos, ainda bem q aqui é um local mais aberto , senao vc seria banido por comprovar a verdade
-
pra vcs pensarem :
iniciar uma queima com um fosforo pequeno ou com um fosforo grande faz diferença ?
iniciar uma queima, seguida de outra numa camara de combustão fechada vai melhorar ou piorar o resultado é
(semelhante ao fenomeno pre-ignição )
sistemas de ignição com multiplas centelhas, na verdade vc está alterando o ponto e não promovendo melhor queima .
já fizemos varias experiencias (usando unichip para fazer o ajuste do avanço) com varios modelos de bobina e o resultado é semelhante ou outras palavras vc obtem o mesmo resultado de torque e potencia quando ajusta o ponto (cada rpm e cada posição de borboleta) independente da bobina que esteja usando
-
mas quando vc está em altas rpm, a ignição original ão consegue soltar as faiscas, correto. por isso é bom usar um amplificador de ignição, para a corrente manter-se forte mesmo em altas rpm, e isos eu senti drasticamente no meu motor.
antes eu esticava, quando chegava nos 4.000rpm em diante, o giro subia meio lento. agora o giro sobe do mesmo jeito e com a mesma intensidade até os 6.500rpm.
-
yes,
num motor com funcionamento perfeito e ajustado não faz a menor diferença.
[snapback]287408[/snapback]
então leo , o que realmente faz diferença , é ter um ignição forte , que quase não falhe , com grande duração de centelha e que permite abrir mais as velas ?
sds
gustavo
-
multicentelha é importante pra não haver falhas de ignição.
qnd vc manda dar apenas uma centelha, se acaso ela falhar, aquele ciclo vc perdeu.
com a multicentelha, vc ainda tem outras possibilidades de fazer aquela mistura queimar. mesmo que não seja no ponto certo, ao menos um pouco da energia disponível será aproveitada.
isso traz pequenas vantagens em baixa e alta rotação. claro que seu carro vai continuar a funcionar sem isso, mas se podemos ter, pq não?
-
multicentelha é importante pra não haver falhas de ignição.
qnd vc manda dar apenas uma centelha, se acaso ela falhar, aquele ciclo vc perdeu.
com a multicentelha, vc ainda tem outras possibilidades de fazer aquela mistura queimar. mesmo que não seja no ponto certo, ao menos um pouco da energia disponível será aproveitada.
isso traz pequenas vantagens em baixa e alta rotação. claro que seu carro vai continuar a funcionar sem isso, mas se podemos ter, pq não?
[snapback]287525[/snapback]
mas se a primeira centelha , que é a mais forte falhar , como a segunda , que é bem mais fraca não falharia também é
pelo que sei , quando uma ignição original dispara , se ela não consegue centelhar imediatamente, ela tenta centelhar por um determinado tempo . uma ignição bem mais forte que a original , tenta por muito mais tempo . se essa bem mais forte falhar , nenhuma original , ou multicentelha centelharia nem com a primeira centelha na mesma condição .
da? , qual a vantagem de uma multicentelha ao invós de uma ignição forte ?
sds
gustavo
-
l?gico que não. da onde tirou isso?
as centelhas seguintes são tão fortes quanto a primeira.
e a hora que fecha o circuito pra dar a fa?sca, é só naquele momento. se a fa?sca não conseguir pular la na vela, vai pular em outro lugar, e vc vai perder uma explosão. não tem essa de tentar por mais tempo.
as fa?scas falham por n motivos. nada impede que mesmo usando a ignição mais potente do universo tb haja algumas falhas. repetindo o pulso vc garante que ao menos uma centelha vê ocorrer com certeza. pode estar atrasada, tudo bem, mas vai ocorrer e um pouco da energia vc ainda consegue aproveitar.
abraços.
-
isso de segunda centelha q vcs estao falando seria o tal do wasted spark ???
agora nao sei se da p/ acreditar em relatos do pessoal falando q o carro muda tanto com um modulo amplificador….
nao tem o pq um modulo original nao suprir um motor original muito pelo contrario...
-
isso de segunda centelha q vcs estao falando seria o tal do wasted spark ???
agora nao sei se da p/ acreditar em relatos do pessoal falando q o carro muda tanto com um modulo amplificador….
nao tem o pq um modulo original nao suprir um motor original muito pelo contrario...
[snapback]287605[/snapback]
não cleber.
wasted park significa fa?sca perdida. é um sistema muito usado nos carros mais moderos que contam com bobina dupla. cada metade da bobina fica responsável por dar energia para metade dos cilindros. num carro 4 cilindros, cada metade dessa bobina vai dar fa?sca pra dois cilindros alternadamente.
mas na hora da ignição, essas duas metades mandam energia pra vela. ou seja, uma fa?sca vai ocorrer no cilindro certo, enquanto a outra vai ocorrer num cilindro que esteja em outra parte do ciclo, não fazendo efeito algum. por isso o nome fa?sca perdida.
já o sistema de m?ltiplas fa?scas, faz disparar vêrias fa?scas no mesmo ciclo. quando chega no ponto de dar a fa?sca, ela é liberada e em seguida é disparada mais algumas fa?scas até que o pistão alcance o pms. caso a primeira fa?sca ocorra de maneira satisfatéria, ?timo. porém, muitas vezes essa faisca pode não acontecer, mas com o sistema de m?ltipla centelha pode ser que a fa?sca seguinte ocorra, se não a seguinte. isso minimiza a probabilidade de que alguma fa?sca falhe.
-
ai , leo , então vc concluiu que multi centelha não serve pra nada , certo ?
sds
gustavo
[snapback]287089[/snapback]
yes,
num motor com funcionamento perfeito e ajustado não faz a menor diferença.
[snapback]287408[/snapback]
então empresas como a msd são tudo conversa fiada, não serve pra nada?
-
então empresas como a msd são tudo conversa fiada, não serve pra nada?
[snapback]287622[/snapback]
nao é bem assim, é q se pode agregar valor a um determinado produto utilizando-se de certos artificios que podem ate nao trazer muitos beneficios, mas q aumentam a qualidades de um produto, eu costumo chamar de perfumaria …
-
nao é bem assim, é q se pode agregar valor a um determinado produto utilizando-se de certos artificios que podem ate nao trazer muitos beneficios, mas q aumentam a qualidades de um produto, eu costumo chamar de perfumaria …
[snapback]287687[/snapback]
eu chamo de state-of-art da preparação.
não é pq vc não sabe como funciona nem pq nunca experimentou que é perfumaria .
funciona sem? funciona. mas como já dizia o ditado: o diabo são os detalhes .
em carros fortemente preparados, da uma boa diferença sim. mas não estou aqui pra catequizar ninguem, cada um acredita no que quer.
abraços.
-
[snapback]287687[/snapback]
isso…
perfumaria sim... americano adora uma novidade pra poder fazer propaganda em cima... e se for algo patenteado, melhor ainda, vai virar a unica coisa que presta no mundo..
eh que nem shopping... se tem um que tem musica ao vivo na praca da alimentacao e outro nao, o que tem logico que eh melhor na visao dos senhores de marketing...
adivinha pra qual shopping eu vou