Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter
-
seria algo não mto longe disso:
-
na minha consepção o bico nem precisaria pulsar porque quando o led de pobre apagassem, então na hora o combustável entraria e o led se acenderia denovo.
esse ciclo pode se repetir muitas vezes dentro de 1 segundo, o que já daria um pulsar .
e o próprio bico só ficaria ligado pelo tempo mínimo suficiente para o motor ganhar vida denovo - o que no meu caso é pouco tempo.
ah, e como eu falei: em motores carburados dá pra deixar a mistura pobre e com pequenas jateadas desse bico fazer ele subir de giro um pouco novamente (em marcha-lenta) - dando para ter um carro bem econômico (eu acho…).
dragster de rua , vc acha que a corrente+tensão não seria suficiente para acionar um rel?? e como é o funcionamento de um transistor ? o que ele faz? se eu for comprar em uma loja de eletrúnica, como eu pe?o?
-
posso incluir uma variável de filosofia no argumento é (sem querer ser chato)
o que a sonda mede ?
gases já queimados
então seria aceitável dizer que ele te diz o que aconteceu no ciclo passado certo ?
ali?s alguns se vc pensar que a 3000rpm vc tem 50 voltas em um mêsero segundo e que a sonda tem um tempo de resposta a cada um destes ciclos e ainda, o hallmeter o mesmo tempo de resposta vai perceber que tem um tempo entre a falta e o hallmeter acender (ou apagar) a led…
ou seja vc vai sempre estar correndo atrás do preju?zo e o buraco vai continuar a existir... (vai melhorar claro porque vai existir uma correção)...ou pode até piorar porque vc precisa saber qto de cobustivel precisa ser injetado e ele varia com carga e rotação... aí vc vai precisar medir isto...opa...chegamos no que é um sistema de injeção rudimentar (seja por carga map seja por posição da borboleta)
-
então o caso seria ligar o tal sistema de forma a entrar em funcionamento antes, um pouco adiantado.
claro que com isso pode-se ter um pouco mais de consumo e ficar passivel a um pequeno desperdicio, porem, vale a pena gastar um pouco mais de alcool do que conviver com buracos na alimentação.
buracos alias que não deveriam existir num motor bem reguladinho.
-
sim, realmente over, eu já tinha pensado nisso - tirando o fato da carga .
realmente nés estamos correndo atrás do preju?zo, pois a falta já ocorreu mas nada impede por exemplo em fazer o bico abrir um pouco mais cedo - digamos um led a mais, ou algo assim.
e também haver? um pequeno excesso pois o bico já terá alimentado o motor a ponto da mistura melhorar porém a sonda ainda não leu essa nova informação - mas acredito que será por um tempo tão breve que nem far? diferença
e da? o esquema é fazer o bico abrir - pode ser que abra demais, então afogue com po leve -então seria só botar um regulador de tensão para passar digamos apenas 5 ou 9volts para o bico que ele já abrir? menos - ou mais devagar… é só experimentando que vamos descobrir
-
indo ao bico recomendaria montar um circuito com um 555 pra pulsar o bico algo bem rapido mesmo, ja montei um pulsador assim pra tentar fazer uma limpeza pesada no meus bicos certa vez
-
podiamos fzer o bico pulsar de acordo com a rotação do motor, ou seja, sincronizar os pulsos do bico com os da ignição… melhor q abrir direto...
e fzer um trimpot pra ajustar o tempo de abertura... ops olha onde tamo chegando...
-
seria algo não mto longe disso:
[snapback]283496[/snapback]
amigo me explica seu esquema que acho que no fio que liga o bico ficou invertido né? dá mais uma ajuda i…
[snapback]283539[/snapback]
no esquema, + vcc é a tensão que aciona o circuito, ou seja + 12v da bateria… qdo o led acende ( no caso de barra ) alimenta a base do transistor de potencia, que a partir deste momento permite a passagem de corrente ( transistor é como uma chave, vc alimenta o base, ele permite passagem de corrente entre coletor e emissor ). um hallmeter nao foi projetado pra ter algo alem de um led pendurado naquele ponto, visto que ligar diretamente o rele ali poderia alterar a medição ou ate causar danos no hall meter. esse circuito q desenhei é apenas um rascunho, que nem em conta leva a voltagem de alimentação do bico nem nada... mas é um circuito simples de construir pra qm entende de eletronica...
-
agora vai: podiamos pegar um repetidor de bicos, ligar no bico e interomper a ligação pro bico original e entrar o esquema do hallmeter, antecipamos a entrada dele em 1 led (geralmente tem 10) e toda vez que for entrar em falta abre o bico que copia os pulsos do bico original….
juro que vo tentar colocar na prática, falta discolar um repetidor de bicos, porém um colega falou de um tal de 555 o que seria???? a ideia é fazer a peça naum comprar pronta....
-
posso incluir uma variável de filosofia no argumento é (sem querer ser chato)
o que a sonda mede ?
gases já queimados
então seria aceitável dizer que ele te diz o que aconteceu no ciclo passado certo ?
[snapback]283558[/snapback]
indo ao bico recomendaria montar um circuito com um 555 pra pulsar o bico algo bem rapido mesmo, ja montei um pulsador assim pra tentar fazer uma limpeza pesada no meus bicos certa vez
[snapback]283591[/snapback]
não sei qual é o tempo de reação da sonda, mas como a injeção faz acertos pela leitura dela, talvez seja quase on-line.
pode-se fazer um circuito com o 555 que altere a frequência dos pulsos (ou até o duty-cicle) em função não do led aceso, mas sim da leitura direta d sinal da sonda.
pra ficar mais bunitu mas já complicando: um pic, lendo a sonda, pulsando os bicos para corrigir a mistura.
pra ficar mais complicado: em motores turbo, um pic lendo a sonda e um map positivo, com o aumento da pressão abre mais o suplementar.
lembro que esses são rudimentos de i.e. se for adicionando mais funões vc acaba querendo fazer uma fueltech
sds,
evandro
-
fueltech
evandro
? amigo a ideia é desenvolver a cachola mesmo, se vc parar para pensar é super simples fazer, hj mesmo vou fazer alguns testes, liguei para um amigo meu que vai me passar a amperagem que a bomba eletrica usa, vou montar um sistema paralelo em casa como se fosse o bico extra sozinho, vou fazer alguns testes usando as voltagens que receber do hallmeter, vamos ver o que vai dar, galera vamos keimando a cachola ai, quem sabe naum sai um how to aqui da galera do preparado kentinho pra ajudar a galera… falowww
-
putz… seria um artificio interessantissimo pra ajudar na fase de aquecimento do motor, pra ajudar no acerto fino...
ideia simplesmente
-
segue um esquema para ligar o bico em qualquer um dos 3 primeiros leds do halmeter:
um dia a preguiça acaba e eu tento fazer alguma coisa pra motores.
queria fazer um pulsador pelo map x tempo da injeção original, tipo aumenta a vazão dos bicos com aumento de pressão. deixando a correção em função de rpm e carga pra i.e. original.
alguém conhece algum regulador de pressão ajustável eletricamente? se existir dá pra fazer um regulador de pressão que lá do map.
sds,
evandro
-
alguém conhece algum regulador de pressão ajustável eletricamente? se existir dá pra fazer um regulador de pressão que lá do map.
sds,
evandro
[snapback]283771[/snapback]
acredito que a festo fabrique algo do genero…ma$$$$$$$$$$...
as peças deles são caras, porem muito bem acabadas. uso algumas conexões dessa marca e recomendo, mesmo custando uma nota.
-
acredito que a festo fabrique algo do genero…ma$$$$$$$$$$...
as peças deles são caras, porem muito bem acabadas. uso algumas conexões dessa marca e recomendo, mesmo custando uma nota.
[snapback]283779[/snapback]
concordo com vc quanto a festo.
não escrevi direito antes, pensei num regulador de pressão de combustável.
olhei um catélogo de reguladores e vi que os tempra turbo, uno turbo, audi t, golf turbo tem reguladores de pressão que são os mesmos de outros carros aspirados.
como é isso? a pressão não tem que subir com a subida da pressão do ar para manter a diferença entre a entrada e a sa?da do bico?
sds,
evandro
-
como é isso? a pressão não tem que subir com a subida da pressão do ar para manter a diferença entre a entrada e a sa?da do bico?
sds,
evandro
[snapback]283793[/snapback]
? assim mesmo q funciona evandro.
agora tem que pensar numa forma de controlar isso eletronicamente.
deixo isso a vcs, que conhecem sobre essas coisas.