Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter
-
putz… seria um artificio interessantissimo pra ajudar na fase de aquecimento do motor, pra ajudar no acerto fino...
ideia simplesmente
-
segue um esquema para ligar o bico em qualquer um dos 3 primeiros leds do halmeter:
um dia a preguiça acaba e eu tento fazer alguma coisa pra motores.
queria fazer um pulsador pelo map x tempo da injeção original, tipo aumenta a vazão dos bicos com aumento de pressão. deixando a correção em função de rpm e carga pra i.e. original.
alguém conhece algum regulador de pressão ajustável eletricamente? se existir dá pra fazer um regulador de pressão que lá do map.
sds,
evandro
-
alguém conhece algum regulador de pressão ajustável eletricamente? se existir dá pra fazer um regulador de pressão que lá do map.
sds,
evandro
[snapback]283771[/snapback]
acredito que a festo fabrique algo do genero…ma$$$$$$$$$$...
as peças deles são caras, porem muito bem acabadas. uso algumas conexões dessa marca e recomendo, mesmo custando uma nota.
-
acredito que a festo fabrique algo do genero…ma$$$$$$$$$$...
as peças deles são caras, porem muito bem acabadas. uso algumas conexões dessa marca e recomendo, mesmo custando uma nota.
[snapback]283779[/snapback]
concordo com vc quanto a festo.
não escrevi direito antes, pensei num regulador de pressão de combustável.
olhei um catélogo de reguladores e vi que os tempra turbo, uno turbo, audi t, golf turbo tem reguladores de pressão que são os mesmos de outros carros aspirados.
como é isso? a pressão não tem que subir com a subida da pressão do ar para manter a diferença entre a entrada e a sa?da do bico?
sds,
evandro
-
como é isso? a pressão não tem que subir com a subida da pressão do ar para manter a diferença entre a entrada e a sa?da do bico?
sds,
evandro
[snapback]283793[/snapback]
? assim mesmo q funciona evandro.
agora tem que pensar numa forma de controlar isso eletronicamente.
deixo isso a vcs, que conhecem sobre essas coisas.
-
seguinte: eu tenho aqui um microcontrolador da atmel - é uma espocie de pic só que dizem ser melhor. já fiz um ou outro programinha bobo nele.
como eu sou programador de computador, para mim não é problema fazer um chip que controle o bico atravṍs da informação da sonda lambda - é tranquilo. o maior problema é como usar o valor da sonda? tipo, vem uma voltagem e eu tenho que interpret?-la, como eu faão isso?? alguém já fez isso?
se eu conseguisse transformar essa informação de voltagem em um número representativo da voltagem eu conseguiria acionar um rel? facilmente para pulsar a sonda (para abrir um bico injetor é só ligar o positivo e negativo na bateria e mais nada né??).
alguém me ajuda??
-
se eu conseguisse transformar essa informação de voltagem em um número representativo da voltagem eu conseguiria acionar um rel? facilmente para pulsar a sonda (para abrir um bico injetor é só ligar o positivo e negativo na bateria e mais nada né??).
alguém me ajuda??
[snapback]283799[/snapback]
vc precisa de um valor em milivolts?
-
seguinte: eu tenho aqui um microcontrolador da atmel - é uma espocie de pic só que dizem ser melhor. já fiz um ou outro programinha bobo nele.
como eu sou programador de computador, para mim não é problema fazer um chip que controle o bico atravṍs da informação da sonda lambda - é tranquilo. o maior problema é como usar o valor da sonda? tipo, vem uma voltagem e eu tenho que interpret?-la, como eu faão isso?? alguém já fez isso?
alguém me ajuda??
[snapback]283799[/snapback]
tá aqui um gr?fico da sonda:
só que não dá pra ligar o bico direto no atmel, a corrente é muito alta. é melhor usar um mosfet (por ex: 2n7002).
sds,
evandro
-
ezs, obrigado mas não era bem isso que eu queria
eu gostaria de converter a voltagem (0,15 0,50, 0,7v) em números bin?rios para o atmel.
eu dei uma pesquisada aqui e eu posso usar digamos 10 pernas dele como sendo entradas 1 e 0. então quando a perna ném. 10 estiver ativa eu sei que é 1v. se a perna 9 tiver tensão eu sei que é 0.9v - sei que isso não é bin?rio, mas já serviria pra mim
na realidade olhando nesse aspocto:
-
eu posso usar algum componente eletrúnico que apenas deixe passar voltagens maiores ou iguais a 0,1 0,2 0,3 0,4.. 0,9 e 1v para cada perna respectivamente.
-
ou usar outro artif?cio que converta a voltagem em número bin?rio:
ex: 1000mv = 1111101000
900mv = 1110000100
357mv = 101100101 (use a calculadora do windows)
este último seria mais interessante e preciso. como eu faão isso? ah, e uma voltagem qualquer em um pino definido como entrada no atmel é considerado 1?
-
-
ezs, obrigado mas não era bem isso que eu queria
eu gostaria de converter a voltagem (0,15 0,50, 0,7v) em números bin?rios para o atmel.
eu dei uma pesquisada aqui e eu posso usar digamos 10 pernas dele como sendo entradas 1 e 0. então quando a perna ném. 10 estiver ativa eu sei que é 1v. se a perna 9 tiver tensão eu sei que é 0.9v - sei que isso não é bin?rio, mas já serviria pra mim
na realidade olhando nesse aspocto:
-
eu posso usar algum componente eletrúnico que apenas deixe passar voltagens maiores ou iguais a 0,1 0,2 0,3 0,4.. 0,9 e 1v para cada perna respectivamente.
-
ou usar outro artif?cio que converta a voltagem em número bin?rio:
ex: 1000mv = 1111101000
? é ? 900mv = 1110000100
? é ? 357mv = 101100101 (use a calculadora do windows)
este último seria mais interessante e preciso. como eu faão isso? ah, e uma voltagem qualquer em um pino definido como entrada no atmel é considerado 1?
[snapback]283819[/snapback]
bem, vamos tentar alinhar os pensamentos:
1- vc quer ler direto da sonda ou quer pegar os pinos dos leds do hallmeter (que é um volt?metro calibrado pra ler até 1000mv) ?
2- o atmel que vc está usando tem conversor a/dá a resolução do conversor é pequena o suficiente para ler essas variações de tensão (entre 1000 mv e 300 mv)? se não for vai ter que passar por um amplificador primeiro, etc, etc …..
resolvida a estratégia, o mais fácil é tabelar os tempos dos pulsos para cada leitura, em 8 bits isso dá 255 tempos diferentes, em função do tamanho da falta que está dando.
sds,
evandro
-
-
tá gostando do papo…. passando essa fase vamos cair nos verdadeiros problemas hehehehehe tudo exatamente igual a qdo comecei a bolar o meu gerenciador de suplementar...
se alguem quiser eu pincelo as estratégias mais simples de injeção pra ter uma idéia do que fazer...mas vai ser compriiiiido pacas...
-
se alguem quiser eu pincelo as estratégias mais simples de injeção pra ter uma idéia do que fazer…mas vai ser compriiiiido pacas...
claro
bem, vamos tentar alinhar os pensamentos:
1- vc quer ler direto da sonda ou quer pegar os pinos dos leds do hallmeter (que é um volt?metro calibrado pra ler até 1000mv) ?
2- o atmel que vc está usando tem conversor a/dá a resolução do conversor é pequena o suficiente para ler essas variações de tensão (entre 1000 mv e 300 mv)? se não for vai ter que passar por um amplificador primeiro, etc, etc …..
resolvida a estratégia, o mais fácil é tabelar os tempos dos pulsos para cada leitura, em 8 bits isso dá 255 tempos diferentes, em função do tamanho da falta que está dando.
sds,
evandro
acredito que o melhor era usar a sonda mesmo e ler o valor dela mas acho que com o ic que faz-se o led já daria um bom resultado - ou seja: usando a sua resposta número 1.
-
bem, seguindo a prmeira opção, fiz um esquema de como seria a placa:
falta definir o mosfet, não sei ao certo a imped?ncia do bico, alguém sabe qual o pior caso (imped?ncia mais baixa = maior corrente) ?
o programa fica mais ou menos assim:
-
hallmeter programado para ponto;
-
lá os pinos dos leds;
-
verifica quais estão acesos, pode ser mais de um , segundo o data-sheet;
-
caso led 1: 100mv -> abre bem o bico;
-
caso led 2: 200mv -> abre um pouco menos;
-
caso led 3: 300mv -> abre pouco;
-
caso led 4: 400mv -> não sei ainda se deve abrir;
-
caso led 5 ou superior: 500mv a 1000 mv -> naum abre nada;
não sei quanto é o tempo de abertura, sei que varia com rpm, carga, wot. alguém pode ajudar?
outra dúvida, como as i.e. aumentam os tempos dos bicos, alargando os pulsos ou aumentado a frequência delesó sege desenho:
acredito que seja alargando os pulsos, pois diminui o efeito dos tempos de abertura e fechamento. ali?s, alguém sabe me falar quais são valores tópicos para esses tempo? qual o intervalo mínimo entre um fechamento e uma abertura? qual o tempo mínimo de abertura para que saia algum combustável?
se eu estiver sendo muito chato e perguntando demais é só falar. é que eu sou um engenheiro tópico: quero sempre aprender de tudo pelo menos um pouco.
sds,
evandro
-
-
retirado do manual da fueltech:
bicos injetores:
tipos de injetores:
este módulo de injeção controla até 8 bicos injetores de alta imped?ncia diretamente ou até 4 bicos
de baixa imped?ncia com a utilização de resist?ncias externas ou em uso de curta duração 8 injetores de
baixa imped?ncia.
pode controlar um número maior de injetores com o modulo expansor de injetores disponível
separadamente ou com repetidores de bicos.
para verificar se seus bicos injetores são de baixa ou alta imped?ncia você deve medir com aux?lio de
um mult?metro a resist?ncia entre os terminais do mesmo, sendo que se esta for um valor entre 2 ohms e 7
ohms este é de baixa imped?ncia e se for entre 10 ohms e 20 ohms é de alta imped?ncia.
para a utilização de bicos de baixa imped?ncia deve-se colocar em série com cada bico injetor uma
resist?ncia de potência de 20w ou 25w de 3,3 ohms ou 2,7 ohms ou na configuração série-paralelo descrita
mais adiante neste manual.
para utilização de bicos de alta imped?ncia não são necessárias as resist?ncias.
não é recomendada a utilização de bicos de imped?ncias diferentes na mesma sa?da da injeção.
-
falta definir o mosfet, não sei ao certo a imped?ncia do bico, alguém sabe qual o pior caso (imped?ncia mais baixa = maior corrente) ?
bom, bico de baixa imped?ncia (ex. o monoponto verde de gol, o monoponto branco de monza) normalmente é de 1,5 ohms… não conheão nenhum controlador de suplementar que suporte imped?ncia menor que essa na sa?da; para isso faz-se uso do artif?cio citado acima no manual da fueltech, ou ainda das echo-driver da his, que também servem para não sobrecarregar a sa?da do módulo.
só uma perguntinha b?sica : se não vai ser levado em conta a carga, como é que vai fazer para que essa geringon?a não funcione em ml???
-
colocaria pra pulsar o bico até 850 milivolts de forma a sempre ficar com mistura no mínimo do mínimo seguro para quem ta acelerando tudo. ai precisa de intervenção de um tps, ou pelo menos de um interruptor no fim do curso do acelerador.
sim, na realidade a maneira mais fácil sem tps seria só um fio que quando o po tá no fundo do acelerador apenas fecha contato e transfere essa informação para esse módulo .