Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter

Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
87 Posts 17 Posters 19.8k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • A Offline
    A Offline
    AGOSTINI
    escreveu em última edição por

olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim

assim:

pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção

pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção

0,4 a 0,6 = 2 segundo….

issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...

alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera...

1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      fabianok

alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera…

o bico ou esta aberto ou fechado - não h? meio termo. como a pressão de combustável é constante, fazendo o bico pulsar rápidamente (deixando-o bastante tempo aberto) faz com que muito combustável entre, fazendo-o pulsar mais devagar (deixando-o bastante tempo fechado) faz com que ele envie menos combustável.

eu consegui um bico, tá lá em casa - nunca tinha usado tb. mas é bem simples - só tem positivo e negativo. colocando o positivo na bateria e o negativo no respectivo negativo faz ele abrir (dá um cleck ) - nessa hora ele consome 0,53a a 12volts (pelo menos o que eu tenho em casa).

pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção

pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção

0,4 a 0,6 = 2 segundo….

issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...

tipow: dá pra usar 1 pino do atmel para cada 0,2bar de pressão. assumindo no máximo 1 bar usa-se 5 pinos. assim se eu encontrar 1 pino com tensão sei que é 0,2bar, 3 pinos sei que é 0,6bar e por ai vai

o esquema era usar 1 pino para cada 0,2 ou 0,1bar mesmo e no máximo 10pinos - pois só tenho se não me engano 15 disponíveis. mas digamos: dá pra fazer pulsar só a 0,3bar então com 1 pino para cada 0,1bar dá para alimentar/programar até 1,3bar - ou até dá pra programar fazendo o bico ficar aberto depois que bate/passa 1,3bar para compensar sabendo que a pressão pode estar subindo ainda mais…

ou seja: dá pra fazer do jeito que quiser

mas uma dica: pega o avrstudio da atmel (www.atmel.com) e leia a documentação. vai ver que é bem fácil programar nele.

falow

• K Offline
        K Offline
        Ktulu

pra nao falarem que eu fico boicotando…

-o bico ou abre ou fecha, voce dosa a quantidade de combustivel a ser injetada pelo tempo que o bico fica aberto...

-pra ler o map pelo atmel voce vai precisar de um conversor ad (analogico-digital). nele entra tensao e sai um barramento digital pra ser lido pelo atmel. tem versoes de microcontroladores já com conversor ad interno.

-o circuito pra pulsar o bico eu já postei... é só copiar a terceira parte daquele que eu tinha feito pela lambda... o irf640 é um mosfet que aguenta 18a cont?nuo e mais de 30a pulsado. dá pra ligar uma bancada de bico nele.

-nao basta calcular o tempo que o bico vai ficar aberto... tem que ver a frequencia com que ele vai pulsar, pois se voce manter a mesma frequencia, em 6000 rpm ele vai injetar 6x menos que em 1000rpm com o mesmo tempo de abertura. tem que mandar pulsos pra cada rotacao do motor...

• S Offline
          S Offline
          streit

bico pode abrir inteiro, até a metade… depende do que vc fizer.

o que mais me preocupa nessa idéia de vcs é o tempo de resposta da sonda lambda.

alguem sabe quanto demora entre o instante que a mistura fica mais pobre até o instante que a sonda manda o sinal?

isso seria de vital import?ncia descobrir.

• R Offline
            R Offline
            Ricardo

ktulu, sem querer abusar (mas abusando):

1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?

2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?

• K Offline
              K Offline
              Ktulu

ktulu, sem querer abusar (mas abusando):

1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?

2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?

[snapback]287540[/snapback]

1- pra se fazer um repetidor basta a terceira parte do circuito… como é um mosfet, ele não vai roubar corrente que ia pro bico, e só vai repetir os pulsos... só tem que ver se ele não vai inverter a sa?da, se isso acontecer basta colocar um inversor na entrada.

2- com essas equacoes voce calcula o tempo alto, baixo e consequentemente a frequencia dos pulsos...

positive time interval (t1) = 0.693 * (r1+r2) * c

negative time interval (t2) = 0.693 * r2 * c

frequency = 1.44 / ( (r1+r2+r2) * c)

equacoes tiradas do datasheet: http://www.national.com/ds/lm/lm555.pdf

tem exemplos de como montar o circuito e calcular.

voce pode simular o funcionamento do 555 com algum soft de simulacao de circuitos como circuit maker, electronic workbench, proteus, entre outros.

• W Offline
                W Offline
                white vti

sem querer sair do assunto de vc?s, eu estou precisando de um map que le pressão positiva de prefernecia barato … alguem me ajuda?

abraços

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                  Último post
                0
                • Recente
                • Usuários