Duvida cambio
-
é sório ka…se fosse assim os tempos dos carros q correm de arrancada seriam rid?culos de altos....as turbinas q eles usam são paquid?rmicas e os cambios são extra longos...basta assistir uma prova de arrancada p/ ver o tanto q a 2? e 3? marchas são curtinhas....nego dá 190 de terceira...e faz os 402m em 11s baixos...
-
saudades do gol 1,6…
100 km/h em 5nta @ 2500 rpm rox a lot
sem contar com os 150 de terceira…. onde muitos carros ja estao se esguelando...
-
a resposta certa é …não tem resposta certa heheheehe
qdo se fala em carro original tudo bem...o caminho depende da aplicação, peso, aerodin?mica e outros mais....
uma coisa que poucos entendem e aceitam é que motores muito esportivos e potentes as vezes pedem uma primeira marcha longa pra não destracionar e depois que as relações sejam closed para que não fuja do regime entre torque máximo e potência máxima...se é um motor elastico (ou seja com torque em baixa rotação) pode alongar...mas aí obvio o desempenho em marchas longas fica afetado.
dimensionar um cambio é algo trabalhoso e que requer experiencia e calculos precisos....
normalmente (não é regra) motores turbo com relações longas conseguem aproveitar melhor a pressão...mas não quer dizer que será o melhor desempenho...apenas que o conjunto fica melhor em termos de dirigibilidade....em termos de desempenho depende muito... tanto assim que carros que correm em provas de circuito sempre precisam adequar o cambio ao circuito
-
é sório ka…se fosse assim os tempos dos carros q correm de arrancada seriam rid?culos de altos....as turbinas q eles usam são paquid?rmicas e os cambios são extra longos...basta assistir uma prova de arrancada p/ ver o tanto q a 2? e 3? marchas são curtinhas....nego dá 190 de terceira...e faz os 402m em 11s baixos...
sei disso bruno,tb uso cambio ps com dif 3:89
-
começa pela primeira marcha, carro que anda em autódromo não precisa subir ladeira com 5 negos dentro mais bagagem, logo, a primeira é bem longa, onde se queima um pouco de embreagem com folga.
tudo vai depender do compromisso. bom mesmo é o corvette, ele tem duas sobremarchas (quarta prise direta 1:1, máxima em quinta e sexta de economia).
no corvette, se você acelerar pouco a primeira marcha e for engatar uma segunda, ela simplesmente não entra, você coloca a alavanca pra baixo e engata a quarta (isso mesmo, quarta), se ainda assim você não acelerar e for colocar uma quinta, ela não entra, cai direto na sexta.
na prática você usa apenas 3 marchas (v8 é pouco estápido), só usa as 6 marchas quando busca desempenho máximo.
ainda assim, dependendo da relação de peso e torque, mais marchas significa piora no tempo de aceleração.
os opala 6 cilindros eram um bom exemplo: os de 3 marchas tinham a terceira direta (1:1) e os de 4 marchas tinham a quarta direta (1:1 também), houve um reescalonamento na segunda marcha, que ficou mais curta pra dar espaço pra uma terceira também.
o tempo de 0 a 100 km/h dos dois era praticamente o mesmo, ou seja, a vantagem do escalonamento com menos buracos não servia de nada diante do tempo necessário para trocar a marcha.
isso em plena crise do petróleo, poderiam muito bem ter mantido as relações do 3 marchas e colocado a quarta como sobremarcha, coisa que o opala 6 só foi ter em 1992, quase 20 anos depois
abraços
-
cambio longo?
mersa 500se, v8 5.0i, automatica 4 marchas:
1a: nao sei
2a: mais 120 km/h e nao tinha cortado ainda. corta em 6800.
2a: 190 e tbm nao tinha cortado ainda, tava nuns 6200 +-
4a a 130~140 km/h e 2900 rpm.
da 245 reais de final. no painel cola ponterio a 250.
v8 roooooox
abs..
martin
-
po mas pq rola um papo que cambio curto qebra mais…..
so pq tem que trocar mais vezes de marcha?????
-
velocidade de corte das marchas do vhc (testado na marra maesmo…):
1a.: 25km/h (isso mesmo)
2a.: 60km/h
3a.: 95kmh/h
4a.: 115km/h
5a.: não sei... mas a 170 o motor tá berrando já... nunca consegui mais do que isso...
olha so a relacao do uno mille e chorem:
1? 35
2? 60
3? 90
4? 141
5? 150
isso deixando girar ateh 6000rpm, mas jah colei 110 em 3?, 7500rpm com o motor original
-
mas o fire estica mais, devem ter trocado a relação, pelo que me lembro de velocimetro (gritando muito):
1? - 50
2? - 85
3? - 120
4? - 160
5? - 180 (na descida) na reta 170 a 175
-
uma coisa que poucos entendem e aceitam é que motores muito esportivos e potentes as vezes pedem uma primeira marcha longa pra não destracionar e depois que as relações sejam closed para que não fuja do regime entre torque máximo e potência máxima…se é um motor elastico (ou seja com torque em baixa rotação) pode alongar...mas aí obvio o desempenho em marchas longas fica afetado.
então chega a ser vantagem ter um motor bem forte com relação longa, pois não vai perder tração acelerando essa 1? e essa 1? vai levó-lo a uma velocidade bem alta mais rápido do que se fosse usado uma 1? mais curta de um motor menos potente (que também não perdesse tração) e uma 2? na sequência que teria uma final igual a da 1? longa com motor mais potente.
-
já que desenterraram, o cambio do gol da minha mina, chega a 95km/h em 2?, achei mei longo nnao?
-
esquema é powerglide…............duas marchas hehe
carro turbo tem q ter cambio longo, ainda mais se for potente e torcudo....o unico foda q, em motores muito potentes ele destraciona muito a cada troca de marcha, pois a cada troca cai na rotação de torque maximo...se for cambio mais curto, ja cai acima dessa faixa, ja nao tendo tanta força(digo isso pra motor forte mesmo)...blocado, etc...
pq turbo normalzinho, 0.8 de pressao pra destracionar a 3? de um ps no torque, fazendo retomada é foda...ainda mais blocado
-
já que desenterraram, o cambio do gol da minha mina, chega a 95km/h em 2?, achei mei longo nnao?
[snapback]309903[/snapback]
provavelmente é = ao meu.. o pg
-
carro turbo tem q ter cambio longo, ainda mais se for potente e torcudo….o unico foda q, em motores muito potentes ele destraciona muito a cada troca de marcha, pois a cada troca cai na rotação de torque maximo...se for cambio mais curto, ja cai acima dessa faixa, ja nao tendo tanta força(digo isso pra motor forte mesmo)...blocado, etc...
pq turbo normalzinho, 0.8 de pressao pra destracionar a 3? de um ps no torque, fazendo retomada é foda...ainda mais blocado
[snapback]310086[/snapback]
não senhor.
vc com um cambio curto vai lixar mais pneu que manicure de zona em sexta a tarde.
a cada troca de marcha vc ja vai cair em rpm alta e a sua turbina ja vai vir na patada .
o que pode acontecer aí é o seu cambio durar mais tempo por receber a porrada já no final, enquanto um longo pegaria +- no meio da marcha e a forçaria mais.
mas não destracionar com cambio curto só se o carro for ridiculamente fraco.
-
não senhor.
vc com um cambio curto vai lixar mais pneu que manicure de zona em sexta a tarde.
a cada troca de marcha vc ja vai cair em rpm alta e a sua turbina ja vai vir na patada .
o que pode acontecer aí é o seu cambio durar mais tempo por receber a porrada já no final, enquanto um longo pegaria +- no meio da marcha e a forçaria mais.
mas não destracionar com cambio curto só se o carro for ridiculamente fraco.
[snapback]310189[/snapback]
bom, isso eu sei, realmente destraciona mais facil, mas o q eu quis dizer é q, usando cambio mais curto, ele ja vai cair numa rotação mais alta, nao pegando o regime de torque maximo, o q acontece num ps por exemplo….entendeu.....
sem duvida um pv vai fritar mais q um ps, até de 5?, mas a cada troca de marcha ja vai cair fora do pico....
percebe se q a maioria dos carros de ctba de ponta usam as marchas curtas mais proximas, só a primeira mais longa..........pq, o motor gira alto , turbina grande...entao hora q trocar de marcha a 8k vai cair pra uns 6,7k mais ou menos
agora se fosse um com relação mais longa, iria lixar a reta inteira, pois pode trocar a 8k e a rotação cair pra algo em torno de 5k, q na maioria dos carros, é a rotação de torque maximo..........
me corrijam se eu estiver errado...