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Leitura do pirometro.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • V Offline
    V Offline
    Vamp
    escreveu em última edição por
    #1

    alguem saberia dizer qual seria a temperatura em ?c no pirometro de um carro turbo bem afinado?

    o termopar está a uns 10 a 15cm da saida da turbina.

    eu comprei um da beast racing, mas o manuel é péssimo e não fala nada.

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    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #2

      meu carro ficava acima de 700 graus fácil, mas o termopar estava dentro do coletor de escape.

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #3

        meu carro passva de 800? esticando 3? e 4? a 7500 rpm @ 1,7 bar.

        adiantei um pouco o ponto final (reduzi o retardo de ponto) e ai não passava de 760/780?

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pix
          escreveu em última edição por
          #4

          com 0,7 não chega a 700 nem por decreto.

          po embaixo de quinta, hall entre 920mv e 960mv.

          com mais pressão eu não sei.

          pirometro a +- 1 palmo fechado da turbina e fita de amianto fechando downpipe.

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            thot
            escreveu em última edição por
            #5

            a temperatura da agua no mostrador q tem no próprio painel não altera nas puxadas mais fortes???

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Leo_Multi
              escreveu em última edição por
              #6

              alguem saberia dizer qual seria a temperatura em ?c no pirometro de um carro turbo bem afinado?

              o termopar está a uns 10 a 15cm da saida da turbina.

              eu comprei um da beast racing, mas o manuel é péssimo e não fala nada.

              [snapback]311602[/snapback]

              vamp,

              antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

              950 para motores a gasolina

              850 para motores a alcool

              750 para motores a diesel

              depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

              1 Resposta Última resposta
              • L Offline
                L Offline
                Lee
                escreveu em última edição por
                #7

                e nos aspirados, qual q temperatura?

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Gili
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  vamp,

                  antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

                  950 para motores a gasolina

                  850 para motores a alcool

                  750 para motores a diesel

                  depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

                  [snapback]311674[/snapback]

                  no coletor entao né?

                  1 Resposta Última resposta
                  • N Offline
                    N Offline
                    Nuvo
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    vamp,

                    antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

                    950 para motores a gasolina

                    850 para motores a alcool

                    750 para motores a diesel

                    depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

                    [snapback]311674[/snapback]

                    esses valores não variam de motor para motor?

                    1 Resposta Última resposta
                    • P Offline
                      P Offline
                      Pix
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a temperatura da agua no mostrador q tem no próprio painel não altera nas puxadas mais fortes???

                      [snapback]311671[/snapback]

                      no meu não.

                      vamp,

                      antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

                      950 para motores a gasolina

                      850 para motores a alcool

                      750 para motores a diesel

                      depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

                      [snapback]311674[/snapback]

                      eu pensei nisso, em 4 pirometros, mas precisaria ter um display pequeno com a temp dos 4. não gosto de muito relógio e nem de relógio aparecendo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • V Offline
                        V Offline
                        Vamp
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        vamp,

                        antes de mais nada instale o pirometro antes da turbina

                        950 para motores a gasolina

                        850 para motores a alcool

                        750 para motores a diesel

                        depois da turbina já houve a transformação de energia em trabalho e ainda depende da eficiencia da turbina e outros fatores

                        [snapback]311674[/snapback]

                        gostei da ideia. não pensei nisso pois no manual diz para carros aspirados instalar no coletor e em turbos ?nstalar a 10cm da saida da turbina.

                        valeu leo obrigado.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          marcioap
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,

                          vlw

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            barata_cefet
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            desculpen si estariei discirtualizando o o topico, mais q tipo de informasão o termopar envia pro reloginho, ou seja, quero ver si concigo fazer alguma coisa, usando 4 termopar mandando informação pra algum display ou algo assim, na verdade não sou eu quem vai fazer e sim un amigo q mexe com eletronica e tal,

                            vlw

                            [snapback]311849[/snapback]

                            ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              marcioap
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              ele cria uma diferença de potencial, eu utilizo outros instrumentos para medir a saida pois acho o preão do relógio fora da realidade o valor da ddp vo?? pode pegar neste site: http://www.equipe-termopar.com.br/

                              [snapback]311918[/snapback]

                              ok muito obrigado

                              si der certo posto aki os resultados.

                              flw

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                esses valores não variam de motor para motor?

                                [snapback]311720[/snapback]

                                esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.

                                numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.

                                o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.

                                até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…

                                1 Resposta Última resposta
                                • N Offline
                                  N Offline
                                  Nuvo
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  esses números são declarados como seguros na saida do motor e não depois da turbina.

                                  numero muito altos ali no coletor de escape evidenciam temperatura alta demais nas c?maras de combust?o.

                                  o valor que não boto fã dessa tabela é nos de motor diesel.

                                  até 18:1 de taxa constante (e muito mais se o motor for turbo-diesel), tem combustão sem sequer precisar de vela de ignição e ainda tem baixa temperatura nas c?marasó complicado…

                                  [snapback]312068[/snapback]

                                  então caio…

                                  ? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..

                                  e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    no coletor entao né?

                                    [snapback]311706[/snapback]

                                    importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.

                                    []s

                                    west

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
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                                      #18

                                      importante salientar que voce vai encontrar valores diferentes se colocar o termopar na saida do cabecote ou na entrada da turbina. os valores que o leo citou sao para a entrada da turbina, para a saida do cabecote deve-se considerar valores menores… coisa de no maximo 800oc, pra manter um criterio proximo ao utilizado pelas fabricas.

                                      []s

                                      west

                                      [snapback]312404[/snapback]

                                      pq essa diferença tão grande numa dist?ncia tão pequena?

                                      :ohoh:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
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                                        #19

                                        então caio…

                                        ? que eu pensei que os valores variassem de acordo com a construção do bloco, da c?mara, materiais utilizados, etc..

                                        e quanto aos diesel: a mistura ar + combustável não explode... ela se incendeia devido é temperatura do ar quando entra em contato com o combustável... acredito que seja esse o motivo deste valor...

                                        [snapback]312377[/snapback]

                                        incendeia? que eu saiba a mistura explode sim, por auto-combustão devido é alt?ssima compressão.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • N Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          não sou engenheiro nem nada…

                                          mas pelo que sempre li a respeito, a mistura se incendeia meso e não explode como nos ciclo otto...

                                          fazes dos motores do ciclo diesel de 4 tempos

                                          as fazes dos motores do ciclo diesel, como princ?pio de funcionamento, são semelhantes ao do ciclo otto.

                                          os tempos ou fases são:

                                          1? tempo : aspiração

                                          na fase de aspiração o pistão desloca do ponto morto inferior, pmi ao ponto morto superior, pms, aspirando o ar atravṍs da válvula de aspiração.

                                          2 é tempo: compressão

                                          nesta fase o pistão desloca do pmi ao pms. no in?cio do deslocamento a válvula de aspiração se fecha e o pistão começa a comprimir o ar na c?mara de combust?o. o ar quando sujeito a esta compressão sofre um aumento de temperatura que ser?, tanto maior, quanto for a percentagem comprimida, taxa de compressão.

                                          3? tempo: combustão ( expansão)

                                          um pouco antes do pistão atingir o pms, o ar comprimido atinge uma ressão de 65 a 130 kgf/cm2; e uma temperatura de 600 a 800?c. por meio do injetor, o combustável é fortemente comprimido e pulverizado para o interior da c?mara. este combustável ao encontrar o ar, que se encontra na pressão e temperatura supra-citado incendeia-se expontaneamente, empurrando energeticamente, o pistão verso ao pmi.

                                          4? tempo : descarga

                                          um pouco antes do pistão atingir o pmi, de onde iniciar? o quarto tempo, a válvula de descarga se abre, permitindo a sa?da de uma parte dos gases se combustão que se encontram em alta pressão. ao deslocar para o pms expulsa o resto dos gases.

                                          a figura abaixo representa os quatro tempos de um motor do ciclo diesel.

                                          fonte: http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema00…iesel/motor.htm

                                          mas sei lá… deixa alguém mais experiente falar sobre isso... mesmo pq eu não tenho certeza de que a temperatura menor é por causa disso ou não...

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