Ajuda para freios voyage 350cv
-
senhores…
pois bem, tenho um voyage 1.9 turbo que atualmente tem 300cv. meu foco é track day e os freios que optei não estão segurando a onda. esse mês devo fazer mais um up no motor, passando para ft 400, ic e coletor da prt. ainda uso rodas aro 14 mas estou colocando umas 15 justamente para o carro ter mais freio. gostaria de saber de alguem que já tenha conhecimento se o kit de freio da powerbreacks é bom, estou pensando em colcoar discos frisados de 288mm com pinças de 54mm, e a minha maior dúvida é se consigo manter meu eixo traseiro mas adaptando discos traseiros da powerbreacks também. o carro anda bem, mas na hora de parar......
olha o que quase me aconteceu.... agora entendem a minha necessidade? kkkk
-
eu acho que vc pode fazer up-grade de freio sem cair na powerbrakes, vc pode usar discos do marea turbo e mandar refurar num bom torneiro se for o caso, eu não daria ênfase ao freio trazeiro como vc quer, manteria o tambor atrás por enquanto e testaria somente com as melhoras na frente em conjunto com aquelas mangueiras de piscineiro pra resfriar os discos dianteiros.
-
isso mesmo que o jakka disse.
e outra, com roda 15 e pneu 195/50 vc já terá maior estabilidade e poder de frenagem.
disco traseiro em último caso, senão vc corre o sério risco de travar a traseira numa frenagem, ai começa a dor de cabeça de colocar valvulas e mais valvulas equalizadoras na linha do freio.
atras, pode optar pelo tambor da saveiro, dizem que é maior e consequentemente com maior frenagem sem correr o risco de travar como os discos.
na frente, disco e pinça maior. pode tentar o disco ventilado do santana 2.0, ou gol gti, ele tem 256mm e as pinças grandes do santana. somado a boas pastilhas racing.
-
lee, meus freios já são assim, e fadigam muito rápido…
já tentou a tomada de ar para os freios?
-
não, as tomadas ão tentei, mas mesmo assim vou correr atrás dos discos de marea, só que sinto mta falta do carro freiando as rodas traseiras
quem faz o principal papel de freiar o carro é a dianteira.
freio traseiro muito potente = freio traseiro muito sensível = tendência a travar as rodas traseiras = rodar a cada chamada forte no freio
se vc mudar o traseiro de tambor pra disco, vai ter que reequalizar todo o sistema pra que ele trave as rodas dianteiras antes da traseira, pq se ele travar a traseira antes, vc vai viver vendo o mundo na contra-mão e vai acabar se expondo a riscos desnecessários.
revise todo o sistema, aumente os discos dianteiros e coloque pastilhas e lonas melhores e novas…isso deve melhorar bem sua situação...
-
não, as tomadas ão tentei, mas mesmo assim vou correr atrás dos discos de marea, só que sinto mta falta do carro freiando as rodas traseiras
freio traseiro muito potente = freio traseiro muito sensível = tendência a travar as rodas traseiras = rodar a cada chamada forte no freio
se vc mudar o traseiro de tambor pra disco, vai ter que reequalizar todo o sistema pra que ele trave as rodas dianteiras antes da traseira, pq se ele travar a traseira antes, vc vai viver vendo o mundo na contra-mão e vai acabar se expondo a riscos desnecessários.
revise todo o sistema, aumente os discos dianteiros e coloque pastilhas e lonas melhores e novas…isso deve melhorar bem sua situação...
mesmo sabendo que é para colocar o carro em circuito?
vou fazer o freio dianteiro, andar depois faço o traseiro. obrigado pelas dicas
-
opa, punto tjet é 4x100???
uma duvida, com essa medida 284mm + pinças grandes do santana, dá pra usar roda 15 ?
pq vejo nos meus com disco 256mm e a pinça quase raspa a roda, rodinha do gti bola 15 .
kiko, vc pode usar a mangueira de piscina (ou se achar a tubulação de ar de qualquer veiculo) e colocar a entrada no farol de milha do parachoque puxando pro freio.
-
kiko, eu acho que tu tá bitolado d+ que atrás deve ter discos de freio, se o seu tambor for eficiente pra que gastar com adaptações desnecessárias agora? troca só os da frente, faz a tomada de ar pra resfriá-los e seja feliz, de pouco em pouco tu descobre a receita do sucesso.
tu ainda vai injetar o carro, quer um conselho de verdade? faça tudo do motor e injeção e quando finalizar tudo e acertar vc pensa nos freios porque ai vc verá a necessidade de trocá-los, inclusive do câmbio.
-
mesmo sabendo que é para colocar o carro em circuito?
vou fazer o freio dianteiro, andar depois faço o traseiro. obrigado pelas dicas
ainda mais sabendo que o carro vai pra pista…
na rua vc não usa toda a potência disponível nos freios o tempo todo, já em circuito a coisa muda de figura...
na 1a freiada o caro já pode querer atravessar por conta das rodas travadas...
tem muita gente por aí (não é o seu caso) que quer colocar discos na traseira porque acha que o carro freia pouco....pra mim essa galera só quer encher a boca pra falar que o carro tem disco nas 4 rodas, porque se resolvessem gastar 1 hora lendo sobre sistema de freios e frenagem, iriam ver que eles começaram pelo final
-
o lambert, recordista do oktane tração dianteira usa isso aí, mas eu acho que uns discos normais já agilizariam e a tomada de ar para esfriar os discos tb.- freios
kit completo powerbrakes 288mm
-
o lambert, recordista do oktane tração dianteira usa isso aí, mas eu acho que uns discos normais já agilizariam e a tomada de ar para esfriar os discos tb.- freios
e quebrou um disco…
pense nuns discos de 288x25 ou 281x26 (esses últimos do marea turbo) com pinça wilwood 4 pistões e pastilhas polymatrix-a.
até uns 750 graus vc tem freio. e 750 é um disco que vai tar mais parecendo um maçarico.
-
e quebrou um disco…
pense nuns discos de 288x25 ou 281x26 (esses últimos do marea turbo) com pinça wilwood 4 pistões e pastilhas polymatrix-a.
até uns 750 graus vc tem freio. e 750 é um disco que vai tar mais parecendo um maçarico.
sim, porém ele é piloto profissional, usa o freio muito melhor e mais no limite do que nós, e o carro dele é mais potente tb.
-
uma boa é fazer os flexiveis em aeroquip de inox
no mais, conversa com o gaucho e pergunte pra ele se disco de 284mm resolve pra track day… resolve nada, nego coloca 17 e disco 320 e ainda tem problema com freio... tudo vai depender da tocada do carro e sua meta em tempos...
se vc quer curtir o carro, segue a dica: 282 na frente e uma boa revisão atrás. agora se quer ir pros td e andar na frente, nem gasta agora... gasta tudo junto em um sistema completo com disco nas 4, cilindro mestre maior e um sistema de pedaleira
-
uma boa é fazer os flexiveis em aeroquip de inox
no mais, conversa com o gaucho e pergunte pra ele se disco de 284mm resolve pra track day… resolve nada, nego coloca 17 e disco 320 e ainda tem problema com freio... tudo vai depender da tocada do carro e sua meta em tempos...
se vc quer curtir o carro, segue a dica: 282 na frente e uma boa revisão atrás. agora se quer ir pros td e andar na frente, nem gasta agora... gasta tudo junto em um sistema completo com disco nas 4, cilindro mestre maior e um sistema de pedaleira
discordo de você.
é tudo uma questão de massa pra absorver energia. então ou você aumenta o diâmetro e ganha massa e alavanca, ou aumenta a espessura.
claro que chega num ponto que você tem q ter um diâmetro e espessura grandes pra segurar a onda, mas um voyage pesa 1 tonelada e terá lá seus 300cv.
eu já fiz trackday e não cheguei a trincar disco, mas a pastilha ficou toooooda quebrada e faltando vários pedaços. o carro era um gol gti g3 original de tudo, inclusive os freios de 256mm (santana) e disco atrás (que importa, mas menos, já que a maioria da energia quem dissipa é a frente).
na mecânica da assinatura eu senti a necessidade de um bom up de freios pra parar com segurança. então os discos tem os 281x26mm que sugeri e uso wilwood, como bem dá pra ver na foto do avatar, com pastilhas bp-20, que pra rua são as que aguentam mais temperatura.
freio tranquilo mesmo em velocidades altas e com o carro carregado. sem sustos. os discos ainda estão lá depois de uns 1500km de cacete e mal gastaram, mas vira e mexe aparece uma faixa neles que mostra mais ou menos q eles deram uma temperada hehehehehehehe.
já um amigo usa discos de 238mm sólidos na frente com as mesmas wilwood e pastilhas com composto metálico num carro que tem medidos mais de 500cv na roda. e mesmo assim freia, embora a vida útil dos discos seja bastante reduzida.
agora se usar uma pastilha tipo a polymatrix e no carro dele é óbvio que não vai freiar, pois o material perde suas propriedades de atrito (ou pega fogo mesmo ) e dá-lhe sufoco.
é como diz um amigo meu do tempo que fazia eng. mecânica e que já construiu mais de um carro : freio, pode estar vermelho, azul, rosa, pegando fogo, o que for… o importante é as coisas não terem virado líquido, ou vapor .
-
seu carro 5 minutos na minha mão fica sem freio…
não sou super piloto nem nada é questão de tocada e exigência do equipamento... só isso...
um voyage com 300cv chega a quanto no final da reta???? 250???? próximo disso... fazer um 250-80 em 150 metros não tem freio pro miolo da pista...
a não ser que freie bem antes... bom daí é o que eu disse, quer virar tempo ou curtir o carro... o dono que escolhe
-
seu carro 5 minutos na minha mão fica sem freio…
não sou super piloto nem nada é questão de tocada e exigência do equipamento... só isso...
um voyage com 300cv chega a quanto no final da reta???? 250???? próximo disso... fazer um 250-80 em 150 metros não tem freio pro miolo da pista...
a não ser que freie bem antes... bom daí é o que eu disse, quer virar tempo ou curtir o carro... o dono que escolhe
pois é, você falou tudo o que passo no circuito. na 3ª volta já não sinto mais freio, uso discos 281mm e pinças de santana com dot5.1, chego no final da reta há uns 210km isso porque não confio no freio, primeira curva freia bem, segunda também, já desso a bruxa ( autodromo de brasília ) com medo de não para no cotovelo, reta oposta, tenho que freia uns 200m antes, se a cena da foto se repete o resto é rezando…. também acho que tudo depende da forma que o piloto guia o carro, vai muito de perfil.
o problema é que tem tempo que não participo de td, estou com um equipamento estocado pra montar um ft 400, só que os eventos estão chegando a as perninhas tremendo de aguinia pra entrar na pista, mas com o setup que estou e como freio ruim não entro, por isso estou fazendo logo o freio pra depois entrar na ie.... mas sinceramente, é uma indecisão só.