Turbinando o sevel 1.9
-
caraca, linda solda tig?
-
sacanagem.
alem de tudo o cara sabe soldar como poucos e tirar fotografias fantasticas…
parabens por tudo que vc ta fazendo lancia
da muito gosto de ler este topico.
obrigado, meu amigo. isto estimula e gratifica todo o esforço já feito e o que virá.
turbo em teoria é uma coisa mas na prática só aprendendo com vocês.
-
chegaram o fmic e as 7 curvas 90° de 2 1/2 daquela mesma loja de americana, sp.
desta vez as curvas atendem pois não tem nenhuma restrição ao fluxo de ar, todo o canal tem com o mesmo diâmetro.
uma coisa chata é que elas são de epdm por dentro e silicone por fora. as todas de silicone são muito mais maleáveis e o epdm realmente atrapalha um pouco nos encaixes.
mas que vai ser um parto vai colocar toda a canalização, cada trecho tanto da ida como da volta, cada posicionamento da curva precisa ser muito bem estudado, especialmente a entrada do ic que vem por baixo da bateria (fiat tipo para quem não sabe de que carro se trata).
pena que não se trata de um kit onde vem já tudo mastigado.
aparentemente consegui boa fixação do intercooler em baixo do para-choque.
já cortei o dito cujo de modo a acomodar o intercooler mas preciso ainda dar alguns recortezinhos aqui e ali para que o encaixe do para-choque fique perfeito.
o ic tem três roscas m8 em cima e outras três embaixo conforme se vê nas fotos e o prendi com dois parafusos allen que atravessam o verdadeiro para-choque (longarina frontal de aço).
vou ter que passar a retífica com um disco norton para cortar um pedaço de cada lado do suporte do radiador do a/c senão não dá encaixe nas conexões do ic.
abaixo três fotos do início, virão mais a medida que for conseguindo progresso.
-
muito bacana…ehehe esse ic da a medida certinho dessa abertura no parachoque?
-
marcos, ele é de um a dois centímetros maior na parte de baixo mas nada que uma boa grosa passada com jeitinho não possa acertar.
como fica bem embaixo vai ser difícil de se notar ainda mais que o ic é anodizado preto.
aliás, eu esperava ver este acabamento preto ter sido feito com um colorjet qualquer mas não, é anodizado mesmo.
-
muito bom lancia vai ficar show…eheheh anodizado é outro acabamento muito melhor do que pintado, e na frente ainda vai resfriar pra caramba, eu quero colocar um adesivo termico na minha pressurização de aluminio para não deixar o alumínio absorver calor do cofre do motor.
abraços
-
essa estou aguardando ansioso pra ver como vai ficar
meu caro amigo, também estou
mas não está fácil não mesmo tendo alternativas de tubo de alumínio e tubo de silicone. tem lugares bem complicados que é a saída da turbina / entrada do ic.
a parte da entrada do tbi onde fica a bov está quase pronta, depois tiro uma foto pra vocês verem.
-
bom, gastei o dia todo para fazer a parte de cima (saída do ic até o tbi) e ficou como se vê nas fotos.
essa foi a parte mais fácil. amanhã devo recortar parte das longarinas que prendem o radiador do a/c de maneira a passar as conexões do ic.
já estou com dois discos norton para aço inox de reserva pois aço italiano não recorta fácil.
ah antes que perguntem, o capô continua fechando bem. lembro que nesse cofre cabe um 2.0 16v com folga.
detalhe da bov deitada pois em pé iria bater no capô com certeza.
reparem que não invadi a área das velas de modo a deixar espaço para as quatro bobinas sequenciais que ainda não instalei.
e o acesso a tampa de óleo permanece livre.
pena que não consegui dobrar canos de 2,5 de alumínio na viradeira para tubos inox. talvez tivesse ficado mais atraente a visão toda em alumínio em vez de toda em silicone.
-
muito bonito e caprichado…hehe prefiro as mangueiras de silicone..ehhehe o inox fica bonito mais esquenta, o silicone esquenta menos.
vou comprar uma chapa de teflon para colocar entre o alternador e o escapamento, tem um furo com rosca no meu altenador que da certinho.
abraços.
-
mesmo assim tá bem bonito, se fosse tu nas partes retas colova tubo de inox polido, e usa só nas curvas as mangueiras.
mas repare que neste trecho não há partes retas exceto o trecho de 15cm entre a bov e o anel cromado de fixação preso na tampa to comando.
mas, mesmo ali, com a colocação de mangotes para a conexão estaria o trecho também todo coberto com silicone.
estas curvas da asllan são bem mais compridas que as da spa, por exemplo (e que estão em falta) e tem o raio da curva bem aberto facilitando o fluxo de ar.
com isso, praticamente não sobra nada reto só nas descidas ao ic, à esquerda e à direita, quase invisíveis.
-
muito bonito e caprichado…hehe prefiro as mangueiras de silicone..ehhehe o inox fica bonito mais esquenta, o silicone esquenta menos.
vou comprar uma chapa de teflon para colocar entre o alternador e o escapamento, tem um furo com rosca no meu alternador que da certinho.
abraços.
é. eu também prefiro porque não há outra opção. não há kit no mundo com essa minha configuração.
marcos, tenho algumas placas de teflon sobrando. caso não aches e se quiseres uma mando para você.
-
muito obrigado mais uma vez lancia, se não me engano tem uma loja aqui que vende, seu eu precisar te dou toque…valeu
como está o andamento do projeto? o meu nesse fim de semana devo estar montando.
abraços.
-
muito obrigado mais uma vez lancia, se não me engano tem uma loja aqui que vende, seu eu precisar te dou toque…valeu
como está o andamento do projeto? o meu nesse fim de semana devo estar montando.
abraços.
hoje passei o dia acertando o encaixe do ic com o para-choque. não foi fácil também não.
é um tal de põe, mede, assinala, tira, passa a grosa/serra põe de novo etc… umas trocentas vezes para não cortar à mais.
mas ficou bom.
adiantei o para-choque porque me faltam umas curvas que estão vindo de sedex mas mesmo assim levam de dois a três dias para chegar.
é horrível morar numa cidade que não tem absolutamente nada para tuning, só vale mesmo pelo clima de montanha, tráfego quase inexistente e sossego.
-
neste fim de semana consegui colocar a tubulação que sai da compressora até o ic.
não terminei, conforme se vê na terceira foto, porque está me faltando uma curva silicone de 45° da spa que deve chegar amanhã.
mesmo assim as fotos mostram que esse caminho que segui serviria de receita de instalação de ic para outros tipos com motorização 1.6 8v.
o único senão é remover a bobina dupla do lado de trás do comando. com ela ali, impede-se a passagem da tubulação.
e a passagem por baixo da bateria não foi tão complicada assim.