Turbinando o sevel 1.9
-
se tem 1,4mm é igual a taranto nova que tenho em estoque, ou seja, vai dar mais que 10:1.
todas as sabó que comprei na nafil são de 2,0mm. tenho três já usadas antes da modificação de 1.6 para 1.9.
bom, como só resta a de aço, será ela mesmo a escolhida.
ou tenho uma branil novinha, também com 2,0 mm - serve? não tenho experiência prática com esta marca.
-
estava falando de temperatura do ar por isso não mencionei, ah após a borboleta (admitido), temperatura ambiente não sei estava bem quente, se conseguir colocar o intercooler como esse ai, é o melhor local.
ok, intercooler será matéria para se pensar assim que conseguir juntar todas as pontas deste novelo e botar tudo para funcionar…
tá fácil não, é muita coisinha, muitos detalhes, testes, perguntas, etc... mas chegaremos lá.
-
branil, fuja para as colinas hehehehe muitooo ruim
menegotto, já está longe, fique tranquilo. vou usar a de aço mantendo a adequada atenção para não expelir bielas pela estrada…
bom, como já tenho todas as peças para juntar neste quebra-cabeças, comecei ontem encaixando no lugar os coletores no cabeçote recém chegado da retífica.
aparentemente está tudo dando certo como se vê nas fotos.
a wg que inventei de colocá-la diretamente sobre o coletor de escapamento não colidiu com os tubos da admissão.
a saída dela será ligada no topo do downpipe da spa. este se vê em primeiro plano na primeira foto.
é só furar o downpipe por cima e soldar o cano da wg curvo que aparece só apontado na foto.
como este downpipe tem saída para 3 irei cortá-lo gradativamente até caber justo um tubo inox de 2 1/2 . depois o encaixo e soldo tig.
e este downpipe faz o milagre de só crescer 70mm para o lado do alternador.
como este espaço é de aproximadamente 100mm sobram 30mm dando uma boa folga para o alternador.
agora que o peso pendurado gerado pela turbina é grande, isso é.
provavelmente é devido a isso que coletores tenham trincado.
imagino uns 40 kg total com saída de escape e tudo. antes de montá-lo definitivamente vou passar uma balança para satisfazer a curiosidade.
no cabeçote aspirado se consegue colocá-lo com as mãos, já este novo conjunto só com guincho e removendo-se o capô.
-
essa tranqueira vai entrar no cofre?
no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?
-
esse corpo de borboleta é de qual carro?
-
essa tranqueira vai entrar no cofre?
no tipo a turbina fica pra frente assim como no palio?
flávio, sinceramente? não sei rsrsrs, na hora tento por uma vaselina…
a turbina fica na parte de trás no tipo. tanto o escapamento como a admissão ficam entre o motor e a parede corta-fogo.
vai ser que nem lata de sardinha mas deve entrar sim.
o motor foi projetado assim de modo a colocá-lo no cofre do fiat 128 bem encostado no para-choque dianteiro e assim permitir colocar-se o pneu step por trás e dentro do cofre também, que nem nos fiat 147. maluquices comerciais da fiat, vai entender.
eu teria preferido um cabeçote cross-flow e um step na mala, que nem os outros 99.9% dos fabricantes.
-
esse corpo de borboleta é de qual carro?
marcos, é de tempra 2.0 16v (a mesma da injeção g7).
ele tem borboleta com abertura parcial em curva exponencial.
ou seja abre pouco nos primeiros 45° e depois disso abre proporcional até os 90°.
reduz muito o consumo e cria mais dirigibilidade.
outra vantagem é a boca de 3 (76,2mm).
sem falar no custo, r$100,00 em qualquer desmanche.
-
imaginei que fosse do tempra…ehehe 3 é bruto essa entrada heim...kkkk para a fase turbo fica exelente e como tem esse esquema de abertura parcial você acaba tendo um torque bom em baixa né, a borboleta do fiat tipo 1.6 mpi também é assim? analizando o dispositivo de abertura da borboleta aquela roldana meio ovalizada.
-
jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.
para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.
se forem demais passo para o iwp119.
bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.
e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.
marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.
mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.
o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.
-
sua bomba tem quanto de vazão? acho que não vai dar conta mesmo usando gasolina.
-
uma bomba pra 8 bicosó acho pouco…
-
jonas, para a parte aspirada serão os mesmos novos bicos plásticos da marelli para fiat dobló ipe019 e que já estou usando.
para a parte gerenciada pelo his efic estou pensando em usar inicialmente os iwp143 que tenho guardado.
se forem demais passo para o iwp119.
bomba por enquanto a mesma, 3 bar bosch e que tem vazão razoável.
e vou ajustar/balancear tudo de acordo com a wideband.
marcos, não me lembro muito bem da borboleta do tipo mpi.
mas basta dar uma olhada na borboleta: se uma parte permanece fechada enquanto a outra está abrindo seria exponencial.
o nome não é bem exponencial para esta característica (seria mais gradativa) mas é o que me está vindo em mente.
então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu
em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.
essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.
ou liga outra bomba em paralelo.
-
qual o diâmetro interno dos tubos do alambique? e qual o processo de soldagem que o sr. usou?
jonas meu amigo, sr. é o escambau, sou velho mas só na idade. você é mais que adequado…
diametro 32mm.
é uma liga eutética onde se usa maçarico convencional.
[já comentei isso neste tópico.](já comentei isso neste tópico.)
-
então a borboleta do tipo mpi não é exponencial como a do tempra, aliás acelerou abriu
em relação a bomba de combustivel sugiro essa aqui, é o suficiente eu uso uma dessa é boa pra caramba.
essa bomba é externa mais adaptei dentro do copo original da bomba interna.
ou liga outra bomba em paralelo.
marcos, gostei da indicação da bomba da spa, obrigado. tenho uma extrema simpatia pelos produtos deles.
mas uma vazão de 200 l/h que seria necessária para um vw ap de 690hp (indicação da própria spa) me parece exagerado
uma bosch convencional de 3 bar e 130 l/h não seriam suficientes para 200hpo
-
aproveitando que o cárter está fora, tirei uma foto por baixo onde se vê a parte que deve ser retirada com uma retífica para a biela passar com o raio mais longo do vira 1.9.
e a outra foto é da flange spa cortada exatamente onde tem 3 x 2 ovalizados.
o tubo de inox de 2 1/2 foi ovalizado no torno, encaixou justo e será soldado amanhã.
com isso mais uma etapa do turbo foi feita.
ainda falta fazer um furo no topo da flange para receber o tubo de escape da wg.