Questao de acerto
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já vi o sabio guru ka dizendo acerto pra render…
ai fiquei pensando e talz....
bom, o que consegui produzir de pensamento sobre isso foi...
acerto normal :
posso fazer um acerto com lambda perto de 1, e ponto naum muito neurotico, pra que eu tenha economia x baixa emissao de poluentes x menos rendimento
acerto rendimento : lambda perto de 0,85 ate 0,95 e ponto mais avancado possivel, assim com mistura mais rica, leva a uma maior potencia, em detrimento de uma maior emissao de poluentes e maior consumo de combustivel...
eu soh quero me situar... é isso mesmo ou estou errado?
além disso, lambda abaixo de 0,85 fica uma mistura muito rica, necessitando de uma centelha mais forte para queimar a mistura....
e uma acima de 1,15 ou do limite minimo para queima, a mistura naum consegue queimar e a temperatura na camara de combustao aumenta muito levando a aquebra...
bom, pra que desse topico?
queria saber a opiniao do pessoal mais no assunto pra saber se estou certo, me corrigir ou me adicionar mais informacoes....
obrigado
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acerto rendimento : lambda perto de 0,85 ate 0,95 e ponto mais avancado possivel, assim com mistura mais rica, leva a uma maior potencia, em detrimento de uma maior emissao de poluentes e maior consumo de combustivel…
eu soh quero me situar... é isso mesmo ou estou errado?
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meu voto aí em cima….................. 2?
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tah falando de acerto em carro turbo neh?
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bom… pensando em aspirado, no quesito de ponto cairia mais em conforto do q poluição ou consumo... qto mais ponto ( sem grilar ou amarrar ) mais potencia, menos consumo e menos poluição... mas o motor fica aspero...
e qto a mistura... bom ai depende de que tipo de carburação tu tah falando...
em carburação progressiva é soh deixar a mistura no lugar sem excessos q pelo q vi é onde se consegue mais torque e mais potencia... alem da economia...
agora turbo sei q são oooooutros 500... tem truques pra turbina pegar mais rápido e outras tánicas q nao tenho afinidade
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essa questão é bem complexa, qto mais ponto vc tem mais combustivel precisa pra manter o mesmo fator lambda (isso eu descobri empiricamente porque na teoria o fator lambda depende apenas da relação ar-combutivel).
para máxima potência o fator lambda deve ser de 0,85; em alguns casos se enriquece mais que isso pra refrigerar a c?mara de combustão (isso é algo desejável nos carros turbo) pois a perda de potência não é algo critico.
l? a muito anos uma excelente matéria na revista turbo sobre o acerto de um buick l6 turbo de fabrica, mas num tenho mais a revista… (malditos amigos que emprestam as coisas...)
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po assim naum vale
tem que dizer o porque
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bom, considerando um carro que não seja de uso di?rio, eu não me importaria muito com consumo nem poluição, e de qualquer forma, ficaria com a regulagem ligeiramente mais rica por motivos de potencia, eficiencia e segurança contra eventuais quebras…
to dizendo a relacao lambda como ar combustivel…. acho que o que eh medido no voltimetro eh diferente... o lamdba = 1 seria no 0.5 v eu acho.... ideal no caso.... 0.85 seria lah pelo 0,92v ....
mais ou menos isso....
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acho que lambda 1 dá 640mv no multimetro…...e o ideal pra carros turbo seria de 920mv medidos em alto rpm e wot.
mas ter certeza nas medições com nossas sondinhas 4 fios e mult?metro e fr?idz....................
ps: tá com 2 telemetrias innovate al? na gaveta...........heheheee.....
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bom, considerando um carro que não seja de uso di?rio, eu não me importaria muito com consumo nem poluição, e de qualquer forma, ficaria com a regulagem ligeiramente mais rica por motivos de potencia, eficiencia e segurança contra eventuais quebras…
**acho que lambda 1 dá 640mv no multimetro…...e o ideal pra carros turbo seria de 920mv medidos em alto rpm e wot.
mas ter certeza nas medições com nossas sondinhas 4 fios e mult?metro e fr?idz.................... **
ps: tá com 2 telemetrias innovate al? na gaveta…........heheheee.....
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sonda nao dah pra confiar 100% msm…
jah viu carro com sonda em 920 pipocando de excesso? eu jah...
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sonda nao dah pra confiar 100% msm…
jah viu carro com sonda em 920 pipocando de excesso? eu jah...
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já…...................e também já vê carro queimar junta de cabeçote com a sonda marcando 880mv.....................
porcarias de quebra-galho ............heheheeee
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essa questão é bem complexa, qto mais ponto vc tem mais combustivel precisa pra manter o mesmo fator lambda (isso eu descobri empiricamente porque na teoria o fator lambda depende apenas da relação ar-combutivel).
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r?
por issu q cada vez que mexia no ponto, tinha q mexer na carburação tb…
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sonda nao dah pra confiar 100% msm…
jah viu carro com sonda em 920 pipocando de excesso? eu jah...
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o meu em 860mv de lenta e 730mv em wot
motor 1.0 com pistao de 1.4 e comando de 1.4, bicos oiginais 1.0 e conversao caseira pro alcool, sim esses valores sao lidos com a sonda, usando alcool e bicos originais 1.0 gasolina
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aproveitando o tópico, queria uma orientação: o meu carro estava com 0.5 de pressão, com ponto inicial a 18 graus, andei quanse 2 anos sem quebrar nada. agora que troquei a turbina, aumentei a pressão pra 1.0, andei alguns dias e quimou a junta do cabeçote. e agora pergunto:
pq aconteceu isso? será que a mistura ficou pobre por causa da pressão elevada? tenho que aumentar a giclagem? eu teria que diminuir, limitar o ponto? (ele não está travado, tá avan?ando normalmente) o q devo fazer pra não queimar mais a junta?
o carro é uma pickup fiat 147 1300(fiasa)
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aproveitando o tópico, queria uma orientação: o meu carro estava com 0.5 de pressão, com ponto inicial a 18 graus, andei quanse 2 anos sem quebrar nada. agora que troquei a turbina, aumentei a pressão pra 1.0, andei alguns dias e quimou a junta do cabeçote. e agora pergunto:
pq aconteceu isso? será que a mistura ficou pobre por causa da pressão elevada? tenho que aumentar a giclagem? eu teria que diminuir, limitar o ponto? (ele não está travado, tá avan?ando normalmente) o q devo fazer pra não queimar mais a junta?
o carro é uma pickup fiat 147 1300(fiasa)
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claro, se vc aumentou a pressão aumentou a qdade de ar admitida e portanto empobreceu a mistura… tem que ver tbm qto de ponto está avan?ando
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blz overspeed, mas vc acha necessário somente enriquecer a mistura, ou tb atrasar um pouco o ponto, tendo em vista que ele estava regulado pra trabalhar com uma pressão menor?? o meu distribuidor deve estar original, somente não está com avanço a vêcuo, será que devo limit?-lo? emquantos graus aproximadamente? será que é ben?fico tb eu colocar umas velas mais frias?
ae galera, quem poder dar uma força aí, agrade?o