Questao de acerto
-
-
? aquela velha historia, existem preparadores e mecanicos,
[snapback]351902[/snapback]
e vendedores
-
honestamente é … a galera as vezes pega pesado em coisas que são (ao meu ver) simples questáes de interpretação...
olhar a cor da vela foi por muito tempo o único meio de se ver a condição da mistura (principalmente no tempo dos carburados), só que sejamos sinceros... cor é algo subjetivo, para melhorar a monitoração da mistura os engenheiros que antes olhavam a cor das velas começaram a pensar em um intrumento de maior precisão e inventaram a sonda de oxig?nio para estimar a relação ar-combustivel, que depois passou a ser referenciada em valores de lambda (porque são aplic?veis a outros combust?veis).
então o certo é dizer que acerto mesmo só com a cor das velas é algo menos preciso do que com outros intrumentos ou melhor dizendo... analisar a cor das velas serve pra quem tem experiencia nisso e que aliado a outros dados (como desempenho, comportamento) podem levar a um bom e por que não dizer ?timo acerto... já quem dispoe de um instrumento de análise chega ao resultado mais rapidamente e com mais precisão (se tiver habildiade pra isso claro)
? bom lembrar que num carro injetado vc tem diversos mapas e correções para cada situação, então vc pode ter o acerto correto em uma fase e não ter em outra (digamos em ml tá ok, em meia carga ou em wot não...) outra coisa é que a injeção está sempre tentando corrigir a mistura pra dentro de lambda=1 o que pode levar a interpretações erradas já que a cor dificilmente fica característica de rica (ou seja dificilmente a vela chega a ficar com cor de rica acentuado, apenas nuances)
acertar é possível, mas que num é o melhor método em muitos casos com certeza
-
ok, mas da? a vir alguém e dizer: vc acha mesmo que alguem ajusta a mistura pela cor da vela ??? tem uma diferença enorme…mais ou menos como o caso daquele meu colega q jura de po junto q tá andando de lancia, qdo na verdade o carro dele é um marea...
e outra...e num carro q não tem ie, como é que a pessoa faz pra acertar? chora?
? bem possível fazer um bom acerto olhando a cor das velas e sentindo o comportamento do carro...e em carros que não possuem ie (lembrem-se que em carros com carburadores não é possível colocar unichip ) essa realmente é uma sa?da que funciona...
o grande lance é que o preparador tem que saber o que faz, independente se é um simples carburador até uma ie totalmente reprogramóvel...e mesmo nos casos de carros com ie, a cor das velas é um par?metro que deve sim ser considerado...
uma situação hipot?tica: vc está ajustando a mistura de um carro turbo rodando com álcool....vc faz vêrias alterações, sente o carro andando mais, mais solto, e o valor indicado pela sonda lambda não se altera em 1mv sequer...e aí, como vc vai saber se a quantas anda a mistura?? vc compra um equipamento q custa zilhares de reais e q iria demorar um tempão pra chegar na sua mão? ou vc pega uma chave na sua caixa de ferramentas e olha a cor das velas??? se dinheiro nascesse em ?rvore talvez a 1a opção seria viável....
achar q não é possível ajustar a mistura de um carro olhando a cor das velas é uma sandice das boas de fato soa até como piada sem gra?a....
-
concordo com o over…
e qnt a um controlador de lambda... tem um projeto interessante (diy) na internet... eu msm to comprando o pcb pra montar ...
qnd tiver pronto passo o feedback pra vcs.
ah sim, eu não espero que seja tão preciso quanto um lambda meter aem, motec, dastek, e outros... o legal eh que nao custa caro ...
lembrem-se que pra comprar um lambda meter vc tb paga a marca e o desenvolvimento do produto, coisa que num projetinho open-source não h?.
abraços
-
concordo com o over…
e qnt a um controlador de lambda... tem um projeto interessante (diy) na internet... eu msm to comprando o pcb pra montar ...
ah sim, eu não espero que seja tão preciso quanto um lambda meter aem, motec, dastek, e outros... o legal eh que nao custa caro ...
lembrem-se que pra comprar um lambda meter vc tb paga a marca e o desenvolvimento do produto, coisa que num projetinho open-source não h?.
abraços
[snapback]352037[/snapback]
passa o link pra gente então…
-
pois eh .. faltou o link
-
uma situação hipot?tica: vc está ajustando a mistura de um carro turbo rodando com álcool….vc faz vêrias alterações, sente o carro andando mais, mais solto, e o valor indicado pela sonda lambda não se altera em 1mv sequer...e aí, como vc vai saber se a quantas anda a mistura?? vc compra um equipamento q custa zilhares de reais e q iria demorar um tempão pra chegar na sua mão? ou vc pega uma chave na sua caixa de ferramentas e olha a cor das velas??? se dinheiro nascesse em ?rvore talvez a 1a opção seria viável....
honestamente ?… nesse nivel a cor da vela já não deve ajudar muito... mas entendo e até concordo com o que vc queria dizer...
vamos colocar outra situação... hipot?ticamente vc olha o valor da sonda é está mais ou menos compatével com o que precisa, mas o carro funciona quadrado ...o que vc faz ?... tira as velas pra ver se todas estão com a mesma cor...se num estiverem pode ter bico diferente dos demais... sacou ?
? mais um dado...e minha máxima é informação nunca é demais hehehehe
-
eu acho que todas as tecnicas disponiveis devem ser usadas, acertar com a sonda, olhar as velas e sentir o carro. técnica que todos podem fazer.
mesmo tendo uma lambda meter en mãos, não deixaria de olhar as velas e tambein fazer diversos testes sentindo o carro. afinal é coisa que num paga nada pra fazer rsrs.
outra coisa que tambein acho interesante seria o pirometro.
-
acho que nem 8 nem 80…
se o cara tem 10 tecnicas, ele usa as 10 ...
acho que soh uma .. pode dar certo, mas pq naum usar outras pra confirmar??
meu carro uma vez, olhando a sonda eu vi cair de 0.86 .... mas o carro tava com a frente pra cima, subindo giro igual a um louco e naum perdia nada...
que eu fiz?
tirei o peh... ajustei a mistura.. ficou certa.... na sonda...
dai tirei as velas, estavam indicando mistura rica... percebi qe o multimetro ligado junto com o hallmeter na sonda dava interferencia...
dai eu fui e liguei soh o multimetro...
pronto .. ficou tudo na certa.. empobreci a mistura e ficou tudo na boa...
mas gente, cada um tem seu jeitinho de acertar... um tem mais feeling e soh de catucar o carro jah sabe se ta bom, ruim, e talz..
agora tem gente que precisa de varios instrumentos pra chegar a mesma conclusao....
mas um coisa vale a pena ser dita... feeling e tecnologia devem ser analisados...
vc as vezes jura que ta bom .. . ai com um equipamento preciso, ve que estava bom, mas ajusta pra ficar otimo.... isso acho maneiro ...
sei lah ... que venham as pedradas....
-
deixa eu fazer uma pergunta…
o meu carro naum tem modulo para o bico extra com atraso de ponto ... quem faz isso eh a injecao lejetronic com o modulo ezk...
eu uso 15 de ponto inicial ... no dino foi o que rendeu melhor com 0.4 bar...
14 caia potencia e 16 caia tb...
agora eu to usando 0.9 ... naum tive problema .. e o carro rende igual a um fdp..
delicia...
eu to querendo mesmo eh usar 1.5kg ... e que se dane...
agora eu pergunto...
sera que minha injecao como sensor de detonacao consegue se virar sozinha com 1.5kg e ponto inicial de 15?
lah vai outra pergunta...
se eu andando com 0.9 de pressao colocar por exemplo 22 de ponto inicial....
e a injeca continua lah ... do mesmo jeitinho....
sera que da merda? se segurar mesmo de 4 e 5 .. ainda mais com cambio ps
ando com 8,5 (no maximo 9 ) de taxa, numa .63/.42 com intercooler, pistao forjado iapel e biela de kombi diesel...
e alem disso queria que a ka entrasse ai pq eu vi embaixo da minha biela de kombi e tava o numero 5 nela...
vejo ele dizer ai 89, e talz... porra a minha ta com numero 5 ...
uehuheu queria que ela falasse sobre isso ai...
[snapback]351584[/snapback]
alguem pode por favor dar uma ideia sobre a minha pergunta?
-
ka, serio mesmo , soh vi 5 nelas heheheh
acho que sao de isopor euhueheuh
se liga…
eu jah reparei uma parada na minha injecao...
o ponto inicial (lenta) ta em 15...
encostou no acelerador, da 18, 20 facil facil ... soh de encostar mesmo ... qq girinho que sobe jah pula pra esses valores..
a minha injecao atrasa ponto ate 0.4bar de pressao (map positivo interno ao modulo ezk) e por predetonacao...
a cada batida que ela sente, atrasa 2.8graus... depois ve se naum ta bantendo .. ai sobe de 0.35 em 0.35 ... se bater, atrasa mais 2.8 de novo ....
e assim vai ... mais ou menos isso ... jah li no manual dela....
agora naum to lembrando direito ... mas eh isso ai ....
ai por essa observacao de ao encostar no acelerador jah sobe isso tudo, acho que naum precisa colocar o inicial mesmo em 20 por exemplo... sei lah .. queria fazer esse teste (bom basta uma pistola de ponto e uma 13 uehuehuheue)
-
concordo com o over…
abraços
[snapback]352037[/snapback]
olhei o site do projeto e achei bastante interessante. o que vc já comprou para começar a fazer ?
eu tenho uns amigos que entendem de eletrúnica e com certeza topam fazer um projetinho desses
a sonda wide band vc já procurou saber qto custa ??
[]?s