Questao de acerto
-
ambas tem knock sensor… a injeção do gti e a mi...
porem o q tem q se saber é qto de atraso o knock providencia? duvido que atrase 15?... e outra motor nenhum deve grilar... grilou tah fudendo... imagino q um motor q tem mtos litros de mistura e taxa dinamica alta dentro do cilindro nao deve fazer nada bem algumas griladas, nem que sejam poucas...
-
já vi o sabio guru ka dizendo acerto pra render…
ai fiquei pensando e talz....
bom, o que consegui produzir de pensamento sobre isso foi...
acerto normal :
posso fazer um acerto com lambda perto de 1, e ponto naum muito neurotico, pra que eu tenha economia x baixa emissao de poluentes x menos rendimento
acerto rendimento : lambda perto de 0,85 ate 0,95 e ponto mais avancado possivel, assim com mistura mais rica, leva a uma maior potencia, em detrimento de uma maior emissao de poluentes e maior consumo de combustivel...
eu soh quero me situar... é isso mesmo ou estou errado?
além disso, lambda abaixo de 0,85 fica uma mistura muito rica, necessitando de uma centelha mais forte para queimar a mistura....
e uma acima de 1,15 ou do limite minimo para queima, a mistura naum consegue queimar e a temperatura na camara de combustao aumenta muito levando a aquebra...
bom, pra que desse topico?
queria saber a opiniao do pessoal mais no assunto pra saber se estou certo, me corrigir ou me adicionar mais informacoes....
obrigado
[snapback]321423[/snapback]
cuidado: acerto de motor em busca de aumento significativo não recai apenas em ajuste de mistura em pico de carga. a não ser que vc não se incomode em ter um motor agudo .
vc estar com o motor afinado em cima de um fator lambda não significa que vc esta com o máximo de potência que seu conjunto pode atingir.
-
enquadramento de comando, config do turbo, modelo do coletor de escape e por ai vai.
vc pode ter uma boa queima do combustivel admitido, mas isso não significa que esta tirando tudo de potência que seu carro pode te fornecer.
motor com componentes bem selecionados + acerto bem feito = rendimento.
motor com acerto bem feito + componentes mais ou menos = rendimento tb mais ou menos .
e componentes bons nem sempre significa pagar caro, e sim, saber comprar.
nem tudo o que reluz é ouro
-
além disso, lambda abaixo de 0,85 fica uma mistura muito rica, necessitando de uma centelha mais forte para queimar a mistura….
para atingir a maior potencia possivel, lambda = 0,88~0,86
mistura ideal (aspirados) lambda =0,85
mistura ideal (turbos) lambda =0,82
estas diferenças entre o maximo e a ideal levam em consideração um margem de segurança (maior no turbo)
obs importante : estamos falando de fator lambda medidos por um lambda meter e não de mvolts medidos por em multimetro ligado a uma sonda lambda comum
-
eu prefiro a leitura pela sonda lambda comum,nunca quebrei nenhum carro,e nao sao poucos.
-
kra serio mesmo… minha sonda eh foda...
bom vamos lah...
ela da 0,920v.... ai fica legal.... mas tu sente que a temp do carro ta forcada sabe qual eh .... mais alta que o normal quando tu segura muito tempo de final por exemplo....
ai vc da mais um tapinha pra enriquecer.... ai ela marca a mesma coisa.. soh que a temp fica certinha certinha....
foda.....
alguem macete ai?
-
olha, meu carro muitas vezes (como ontem a noite com o quarteto dentro do carro) tive menos de 700 milivolts e o motor estava pra la de cheio e carregando o carro com muito ?nimo. sem detonação e ainda com temperaturas baixas (escape e agua).
em outras épocas, se eu tivesse menos de 900 milivolts o carro até caia a frente.
minha sonda ta esquisita ? sim, com certeza. pior é quando a sonda ja vem esquisita, com isso vc facilmente se perde na hora do acerto em caso de ficar dependente de um halmeter pro ajuste.
como eu ja disse varias vezes e repito: acerto não é coisa pra ser feita s? se baseando em instrumentos. um instrumento é passivel a falhas, mal contato, variação clim?tica, desgaste, mal uso, falta de conhecimento do operador, etc.
ja o conhecimento de um preparador fica mais refinado a cada dia que passa.
-
por falar nisso
existe hallmeter que usa sonda widebandá sem ser telemetria?
so um hallmeter especifico pra sonda wide?
-
por falar nisso
existe hallmeter que usa sonda widebandá sem ser telemetria?
so um hallmeter especifico pra sonda wide?
[snapback]323966[/snapback]
isso q eu queria perguntar tbm…
o preciso fazer/ter pra poder ter uma sonda de banda larga no meu carro, e analisar ela sempre??
caramba, meu carro ta mto estranho...
já tirei alimentação pra caramba dele, e qto mais eu tiro, mais o sinal da sonda aumenta... e dirigindo msm não to sentindo mta melhora... será q tava tão gordo assim?? cansei jah de baixar no his, vou direto baixar a pressao de comb agora...
-
qual a diferença da sonda comum para um lambda meter?
abraços
[snapback]337816[/snapback]
e acrescentando, como é a interface com o usuario do lambda meter??
? display de numeros, leds, como seria? da pra carregar no carro o tempo todo como um instrumento, tipo hallmeter?
-
isso q eu queria perguntar tbm…
o preciso fazer/ter pra poder ter uma sonda de banda larga no meu carro, e analisar ela sempre??
caramba, meu carro ta mto estranho...
já tirei alimentação pra caramba dele, e qto mais eu tiro, mais o sinal da sonda aumenta... e dirigindo msm não to sentindo mta melhora... será q tava tão gordo assim?? cansei jah de baixar no his, vou direto baixar a pressao de comb agora...
[snapback]324043[/snapback]
vai que tava tão gordo que chegava a resfriar a sonda causando falaha na leitura…
pq naum pensa em usar um pirometro tmb?
-
olha, meu carro muitas vezes (como ontem a noite com o quarteto dentro do carro) tive menos de 700 milivolts e o motor estava pra la de cheio e carregando o carro com muito ?nimo. sem detonação e ainda com temperaturas baixas (escape e agua).
em outras épocas, se eu tivesse menos de 900 milivolts o carro até caia a frente.
minha sonda ta esquisita ? sim, com certeza. pior é quando a sonda ja vem esquisita, com isso vc facilmente se perde na hora do acerto em caso de ficar dependente de um halmeter pro ajuste.
como eu ja disse varias vezes e repito: acerto não é coisa pra ser feita s? se baseando em instrumentos. um instrumento é passivel a falhas, mal contato, variação clim?tica, desgaste, mal uso, falta de conhecimento do operador, etc.
ja o conhecimento de um preparador fica mais refinado a cada dia que passa.
[snapback]323830[/snapback]
verdade….aquilo tava estranho mesmo....o carro puxando animal e a sonda marcando por vonta disso mesmo...
nos eua rola alguns hallmeters que láem sonda wideband, mas os q eu vi eram pra gasolina, já q a escala acabava em 11:1 de razão ar/comb, sendo q pra carro a álcool essa escala ia ser insuficiente...
a pergunta ?....tem alguma sonda wideband q leia bem mistura de carro a álcool?
-
vai que tava tão gordo que chegava a resfriar a sonda causando falaha na leitura…
pq naum pensa em usar um pirometro tmb?
[snapback]337876[/snapback]
pode ser.. eu ainda não tive tempo nem espaço pra fu?ar nisso melhor…
q pirometro recomenda? akele da odg?
-
essa questão é bem complexa, qto mais ponto vc tem mais combustivel precisa pra manter o mesmo fator lambda (isso eu descobri empiricamente porque na teoria o fator lambda depende apenas da relação ar-combutivel).
para máxima potência o fator lambda deve ser de 0,85; em alguns casos se enriquece mais que isso pra refrigerar a c?mara de combustão (isso é algo desejável nos carros turbo) pois a perda de potência não é algo critico.
l? a muito anos uma excelente matéria na revista turbo sobre o acerto de um buick l6 turbo de fabrica, mas num tenho mais a revista… (malditos amigos que emprestam as coisas...)
[snapback]321669[/snapback]
existem dois tipos de idiotas: aqueles que emprestam revistas e aqueles que devolvem
ab