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Forjados powertech

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  • T Offline
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    Tommy
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    #17

    as bielas powertech sao forjadas la nos states pela crower e usinadas aqui no brasil. nao tem o mesmo padrao (isso seria impossivel) mas sao de otimas a excelentes, e o custo beneficio é melhor ainda.

    informação completamente enganosa caro colega.

    os tarugos são forjados aqui e usinados por aqui tb.

    conheci a fabrica da powertech na ultima ida a curitiba a negócios….fui com o filho do alexandre, q agora me foge da memória.

    tinha uma linha de tornos cnc pra usinagem dos pistões ap, outra pras outras linhas, e uma linha pra usinagem de bielas..

    abraços

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    • L Offline
      L Offline
      Lee
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      #18

      tem q ter as manhas de montar então, pq ja ouvi motor ap com esse pistão q memso quente batia que nem motor de muer cana. horrivel.

      mas se fizer uq o evandro e outrso falaram, de esquentar o bloco e os pistões pra calculas a dilatação e depois usinar o bloco, ai fica show, o foda é achar quem faça isso e ficar de olho.

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      • A Offline
        A Offline
        afernandes
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        #19

        os meus também não batem nada, talvez minima coisa e não escuto pelo ronco do motor…...... só a fdp da correia do alternador insiste em virar depois de 7500 rpm, agora botei uma grossa p kct... vamo ve... se alguem tive uma dica da ai

        [snapback]375660[/snapback]

        use correia industrial, vc axa em casa especializadas em borracha. leva uma automotiva de modelo.

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
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          Visitante
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          #20

          me digam como vcs esquentam o bloco pra medir a folga com ele quente? esquentam ele no ma?arico? :fiu:

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
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            Lee
            escreveu em última edição por
            #21

            me digam como vcs esquentam o bloco pra medir a folga com ele quente? esquentam ele no ma?arico?  :fiu:

            [snapback]375857[/snapback]

            não… tenho que olhar aqui, mas é num tanque com água ou tanque com óleo a x de temperatura, nem mais nem menos. o mesmo é com o pistão.

            so não lembro isso, se é na água ou no oleo.

            mas no ma?arico não pode pq esquenta rapido d+ e pode passar da temperatura ideal e comprometer o material.

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
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              Visitante
              escreveu em última edição por
              #22

              não… tenho que olhar aqui, mas é num tanque com água ou tanque com óleo a x de temperatura, nem mais nem menos. o mesmo é com o pistão.

              so não lembro isso, se é na água ou no oleo.

              mas no ma?arico não pode pq esquenta rapido d+ e pode passar da temperatura ideal e comprometer o material.

              [snapback]375871[/snapback]

              e dai vc enfia a mao no oleo/agua quente com a ferramenta e depois enfia a cara com um oculos de mergulho pra ve a folga que tem? :fiu:

              1 Resposta Última resposta
              • * Offline
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                *Felipe*
                escreveu em última edição por
                #23

                sem avacalhar, ok?

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  GTi-T
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  e dai vc enfia a mao no oleo/agua quente com a ferramenta e depois enfia a cara com um oculos de mergulho pra ve a folga que tem?  :ninja:

                  [snapback]375872[/snapback]

                  uahauhauhahuauhauh

                  podes crer.. com aqueles com snork ainda pra poder respirar…

                  cada um hehehehhee

                  mas foi boa....

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fluff
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    uso e até agora não tenho nada a reclamar.

                    bate um pouco, mas pq foi preciso para o uso aplicado.

                    :ninja:

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      rocmtfk
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      bom… de fato roupa de mergulho não esta em evidencia aqui... :ninja: mas fora o tão comico da pergunta... gostaria de saber sobre o processo de verificação de folta usando esse tanque quente .

                      1 Resposta Última resposta
                      • B Offline
                        B Offline
                        barata_cefet
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        não… tenho que olhar aqui, mas é num tanque com água ou tanque com óleo a x de temperatura, nem mais nem menos. o mesmo é com o pistão.

                        so não lembro isso, se é na água ou no oleo.

                        mas no ma?arico não pode pq esquenta rapido d+ e pode passar da temperatura ideal e comprometer o material.

                        [snapback]375871[/snapback]

                        esquentar o bloco não vai te dar a medida da folga, e muito menos alguem vai calcular as dilatações deste geito, o problema de esquentar todo o bloco ou todo o pistão é que vc simula uma situação que não tem nada a ver com a realidado, a dificuldade de realmente calcular as dilatações é que cada parte do pistão ou do bloco trabalha em uma temperatura diferente, a temperatura fica variando até com mistura, taxa ou pressão

                        os únicos que conseguem calcular as dilatações dos pistões/bloco e saber a folga ideal com precisão são lab. de desenvolvimento de motores de bmw, vw, honda, etc

                        pra nés mortais só resta saber a pressão/taxa que vai ser utilizada no motor e com base na experiencia (na prática mesmo) colocar a folga ideal pra utilização

                        este negocio de medir peça quente, aquecida em banho maria não funciona, vc tem dois problemas, teu instrumento de medição quente vai te dar a medida erra, depois de algumas medidas ele já vai aquecer, e já que a peça esta com a temperatura homogenea vc pode simplemente medir ele frio e calcular a medida em banho maria com a formula ∆l=∆t*ℓ, que pelo menos dimui o desgaste dos teus instrumentos

                        existe alguem que faça isto? não sei, pode existir, mas esta fazendo errado

                        abraço,

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #28

                          sem avacalhar, ok?

                          [snapback]375884[/snapback]

                          e quem tá avacalhando? :ninja:

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            GTi-T
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            barata, a conta certa eh dilatacao volumetrica… basta saber o y e pronto...

                            deltav= (y).(vinicial).(deltat)

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
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                              GTi-T
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              pq vai dilatar em volume…

                              logo, o cilindro vai fechar e o pistao vai abrir....

                              logo, a folga tem que ser levada em consideracao na temp de trabalho sim do motor e no caso frio....

                              me desculpa, mas o certo eh esse...

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                GTi-T
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                pega os y (gama) do bloco, do pistao….do anel sei lah...

                                e faz a conta...

                                soh que eh o seguinte...

                                ai que vem o pratico..

                                o bloco naum vai ficar sem tampa ... essas medidas de folga etc tem que ser feitas com torque plate... com o torque certinho que vc apertaria o cabecote... com junta com tudo...

                                pra vc ter a condicao real que o pistao vai se encotrar lah dentro do cilindro...

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Flavio Cruz
                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  ai ven a pergunta que nao quer calar….

                                  pistao quando dilada, fila maior o diametro... mas...

                                  a camiza quando dilata ela enlarguece o diametro ou fecha ?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
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                                    celtaT
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    ai ven a pergunta que nao quer calar….

                                    pistao quando dilada, fila maior o diametro... mas...

                                    a camiza quando dilata ela enlarguece o diametro ou fecha ?

                                    [snapback]376436[/snapback]

                                    diametro da camisa fica maior tb flavio :ninja:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      GTi-T
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                                      #34

                                      o interior do cilindro vai fechar com certeza

                                      ele naum vai ficar mais largo … vai ficar mais apertado o cilindro...

                                      se vc pegar pegar uma placa de metal....

                                      com um furo no meio.... medir o diametro desse furo...... esquentar a placa... e medir novamente... vai ver que o diametro do furo diminuiu...

                                      classica essa....

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • L Offline
                                        L Offline
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                                        #35

                                        pra galera q não viu a dica, pq estava na seção classificados quando o evandro tinha anunciado os pistões powertech:

                                        quote(golzin mi @ aug 14 2005, 09:18 pm)

                                        só pra saber… os pistões powertech ainda estão com a fama de dilatarem muito, exigindo uma folga grande e assim ficar batendo?

                                        _esta pergunta é excelente. mas a folga do pistão é muito mais uma mera estratégia de venda do que uma realidade em termos de performance. a lenda da folga e do barulho esta diretamente relacionada a montagem e o tradicional erro na preparação do bloco, bielas e pistoes, que infelizmente poucos no pa?s sabem como fazer corretamente. já vi motores com pistões forjados baterem como motores a diesel com defeito, tudo errado.

                                        eu instalo pistoes com até 0,12 de folga sem apresentar qualquer tipo de ru?do, mesmo a frio. para conseguir o sucesso na instalação dos pistoes forjados, sejam eles de qualquer marca ou modelo devemos respeitar alguns paramentros, regras e tomar alguns cuidados, entre eles o uso do torque plate, examinar a dilatação dos pistoes em agua com 80 graus de temperatura, usinar o bloco com o plate e virabrequim torqueados a temperatura minima de 60 graus, e principalmente a posição do pino no proprio pistão e em relação ao angulo de ataque do virabrequim. sabe quem faz isso com um pistão forjado? menos de 0,1% dos preparadores.

                                        um motor que utiliza x pressão de turbo em x tipo de utilização deve ter sua folga de x, e não de y, como se isso fosse um padrão ou regra fixa para qualquer tipo de preparação. na verdade, o que vem descrito no manual de um pistão é em relação a folga minima em uma utilização normal . o que vai determinar a folga correta e o sucesso na utilização do pistão é saber a dilatação, saber medir o pistão , ter ferramentas de alta precisão e calcular a expansão do psitão em relação ao que você pretende gerar de potencia. pressões mais altas e motores de super rendimento devem por obrigação possuir folgas maiores, pois a expansão varia de acordo com a temperatura de trabalho do bloco e camara de combust?o.

                                        a liga determina a dilatação, e um pistão 0,06 de dilatação possui uma infima vantagem em ralação a expansão se o bloco for erroneamente preparado em relação a um pistão que exige 0,10 de folga, o que muito ocorre por ai.

                                        não confunda folga correta com desempenho, se pensassemos assim os pistões wiseco que utilizam entre 0,09 a 0,14 de folga em motores com preparações nervosas não seriam bons, mas são os melhores pistões do planeta. o que realmente comanda, é quem faz a preparação, este exemplo é uma das gigantescas diferenças entre o preparador pro e o pseudo-preparador.

                                        atualmente os pistoes powertech possuem folgas que variam entre 0,09 a 0,12, dependendo do uso e modelo do pistão. eu utilizo este pistão no focus com 0,11 de folga, e em mais de 70% dos motores que prepararo, sem nunca ter um unico problema com os mesmos. é claro que tudo é checado antes, já peguei pistões de marcas famosas com diferenças no posicionamento do pino, o que fatalmente iria prender o pistão se eu o tivesse montado sem fazer a checagem antes. ou tro fator importante é saber se os colos do pino na biela estão 100% centrados, qualquer deslocamento faz o pistão raspar na parede da camisa.

                                        dica 1

                                        a vantagem do torque plate:

                                        bom, para quem não sabe o torque plate nada mais é que uma placa que simula o cabeçote instalado. a vantagem da utilização da peça na hora de abrir os cilindros é que com a placa voce tem todas as tensões fixadas. se um bloco vai para a usinagem sem o torque plate a medida da camisa é uma sem a peça, e quando voce coloca e torqueia o cabeçote as camisas fecham na parte superior, ocasionamente prendendo o pistão e ou o deixando com folga excessiva quando o pistão esta em ponto morto inferior, causando barulho.

                                        dica 2

                                        posicionamento do pino:

                                        alguns pistões possuem como suas caracteristicas o pino deslocado em relação ao centro do pistão, (? por isso que existem as setas nas cabeças dos pistões), esta caracteristica deve ser atentamente percebida durante a instalação dos pistoes, pois a parte menor deve ficar do lado oposto a descida do virabrequim, se motar errado o barulho é enorme e o rendimento do motor é péssimo.

                                        **dica 3

                                        dilatação do pistão e do bloco:**

                                        antes de usinar o bloco para receber o pistão peque um micrometro e tire as medidas, depois coloque-os em agua quente a uma temperatura de 80 graus, tire as medidadas novamente (saia e cabeça). aque?a o bloco a uma temperatura de 80 graus (forno) e tire as medidas em 3 pontos da camisa, pms, centro e pmi (saia). com os dados marcados é simples fazer o ajuste perfeito._

                                        :ninja:

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #36

                                          o interior do cilindro vai fechar com certeza

                                          ele naum vai ficar mais largo … vai ficar mais apertado o cilindro...

                                          se vc pegar pegar uma placa de metal....

                                          com um furo no meio.... medir o diametro desse furo...... esquentar a placa... e medir novamente... vai ver que o diametro do furo diminuiu...

                                          classica essa....

                                          [snapback]376559[/snapback]

                                          nas experiencia que fiz no laboratério do col?gio no 2 grau não era assim…

                                          uma placa de metal com um furo no meio qdo aquecida a placa dilatava e o furo aumentava o di?metro...

                                          ah... um exemplo claro disso são pinos de pistão sem trava... o que se faz para que eles entrem e travem é esquentar a biela para aumentar ligeiramente o di?metro...

                                          1 Resposta Última resposta

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